Cardeal: tudo sobre o pássaro e como cuidar

3 de novembro de 2020

Aves
pássaro cardeal no galho

O Cardeal é um símbolo do sul do Brasil pela valentia ao defender seu território. Além deste nome, também é conhecido como cardeal-do-sul, cardeal-do-topete-vermelho e batizado cientificamente como Paroaria coronata. Descubra mais sobre este pássaro singular, suas características e se é possível ter um pássaro cardeal em casa.

Características do pássaro Cardeal

Uma criaturinha de apenas 18 centímetros que encanta por onde passa por ter um canto inesquecível. Uma curiosidade da espécie é que o pássaro foi batizado com este nome por ter um topete vermelho da cabeça ao dorso que lembra a roupa dos cardeais de igreja.

Seu comportamento é calmo, mas a espécie é extremamente territorialista, por isso é comum ver o pássaro sozinho ou em casal. O Cardeal Vermelho não possui diferenciação entre o macho e fêmea. Quando criado em cativeiro, costuma ter uma ótima relação com o seu tutor.

Há espécies distintas do pássaro, entre elas: Cardeal do Norte, Cardeal Amarelo, Cardeal Papa entre outros.

Cardeal: como criar a ave em cativeiro

É possível ter um exemplar perto de você mediante regulamentação do IBAMA, mas antes de adquirir um pássaro Cardeal, veja se as características do animal combinam com você e se consegue oferecer qualidade de vida para a ave.

Esta espécie não gosta de lugares apertados que não a possibilita de voar, então é preciso criar um viveiro de pássaro amplo para garantir que a ave estará confortável na sua “casa”. Além disso, a estrutura precisa ser feita longe de correntes de vento e no inverno o local requer atenção.

O canto do Cardeal é considerado um dos mais belos e se destaca por seu tom grave intercalado com assobios curtos. Machos ao encontrar uma fêmea formam belos duetos musicais.

O que esse pássaro come?

A criação de um Cardeal consiste em mesclar alpiste, sementes de girassol e algumas frutas, verduras e legumes, como maçã, banana, mamão, couve, alface e pepino.

Esta é uma ave que gosta de pequenos insetos, como larvas de tenébrio, grilos e cupins. Se for possível, invista nesses alimentos como “petiscos” para seu amigo com penas. A ração também é uma opção, porém peça orientações para um especialista em aves para garantir a qualidade da comida.

A água limpa no bebedouro, trocada diariamente, é essencial para manter o animal hidratado e saudável. Se quiser, pode deixar uma pequena banheira no viveiro para o pássaro se banhar.

Qual o tempo de vida do Cardeal?

Em cativeiro, um exemplar desta espécie costuma viver cerca de 15 anos e o cruzamento entre machos e fêmeas gera de 3 a 5 ovos em uma cor azul-verde com manchas pretas. O período de chocagem gira em torno dos 12 dias e é o momento que as fêmeas ficam um pouco agressivas.

Por mais que ter uma ave possa trazer alegria aos seus dias, ainda mais o Cardeal com seu belo canto, é preciso realizar visitas de rotina em um veterinário especializado em animais silvestres e dar a devido atenção ao pet. Este profissional é o melhor amigo da saúde e bem-estar da ave.

Se você gostou desse conteúdo, temos muitos outros para você no nosso blog: