Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Uirapuru: o pássaro e suas lendas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Uirapuru: o pássaro e suas lendas

Imagine um pássaro que, quando canta, toda a floresta fica em silêncio para ouvir e apreciar a beleza dos seus sons. Esse é o uirapuru que, aqui no Brasil, ainda pode ser chamado de muitas outras maneiras diferentes: irapuru, virapuru, arapuru e tangará, além de rendeira e realejo.

Esses nomes, provenientes da língua tupi, fazem referência a mais de quinze tipos diferentes de pássaros que são conhecidos como variações do uirapuru-verdadeiro, que pertence à espécie Cyphorhinus aradus.

Características gerais do uirapuru

Características gerais do Uirapuru

Essas diferentes espécies de uirapuru tem muitas combinações de cores de pena. O uirapuru-verdadeiro é vermelho escuro, quase cor de telha, com marrom; alguns indivíduos de outras espécies são cinza com o peito branco; alguns têm o corpo preto e a cabeça totalmente amarelada e outros tantos têm o corpo avermelhado e uma espécie de capa preta.

As pernas costumam ser bem compridas e os pés são grandes, o que permite que o uirapuru tenha movimentos bem ágeis. Em termos de alimentação, o cardápio costuma incluir frutas e pequenos insetos, especialmente formigas. Em média, o uirapuru-verdadeiro tem em torno de 12 centímetros de altura, que guardam um canto sem igual.

O uirapuru é um pássaro nativo da América do Sul, e no Brasil pode ser encontrado em quase toda a floresta amazônica. É um animal silvestre que não pode ser mantido em cativeiro e que, infelizmente, está sob perigo de extinção.

As lendas em torno do uirapuru

O uirapuru tem um canto único entre os pássaros: ele é capaz de cantar durante 10 ou 15 minutos seguidos sem repetir uma nota sequer da melodia. É raramente visto na natureza, mesmo em locais conhecidos por terem vários indivíduos, graças à sua grande agilidade, o que aumenta ainda mais o mistério.

Assim, ao longo dos anos, muitas lendas foram surgindo a seu respeito. Algumas dessas lendas são inofensivas, não oferecem riscos ao uirapuru. Outras, contribuem diretamente para que essa linda espécie esteja ameaçada de extinção.

Uma das lendas diz que a pessoa que ouvir o canto do uirapuru será abençoada com boa sorte e poderá fazer um pedido, que certamente será realizado. Essa lenda provavelmente tem origem na raridade que é se ouvir o canto desse pássaro tão especial, já que ele ocorre somente pelo período de 15 a 20 dias ao longo de todo o ano, durante a preparação do ninho.

Outra lenda, que ameaça muito a sobrevivência do uirapuru, diz que enterrar o pássaro em frente a um estabelecimento comercial é garantia de sucesso e boas vendas, bem como andar com uma pena do pássaro ou um pedaço do seu ninho junto ao corpo é capaz de atrair amor, paixão e fidelidade eterna.

O folclore sobre o uirapuru

O folclore sobre o uirapuru

Há muito folclore em torno do uirapuru, mas uma das histórias mais bonitas fala do amor proibido entre um guerreiro e a filha do cacique da tribo. O guerreiro teria pedido ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro, para que pudesse ficar próximo à jovem e alegrá-la com seu canto.

Segundo a lenda, o cacique notou esse canto único e passou a caçar o pássaro para tê-lo cantando apenas para si, fazendo com que o uirapuru se escondesse na floresta. Desde então, o uirapuru passou a cantar pela manhã e à noite, na esperança de que a jovem perceba que ele, na verdade, é o guerreiro que a ama, e que os dois possam ficar juntos finalmente.

Confira mais alguns artigos que selecionamos para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Dimas salgado disse:

    Muito bonito esse passaro

  2. thais disse:

    Lindo pássaro

Deixe o seu comentário