Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cuidados com pássaro no calor

| Atualizada em

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa | Biólogo e especialista em Neurociências   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pássaro no calor sob o sol

O verão é aquela época em que a temperatura não para de subir e precisamos buscar alternativas para nos refrescarmos e com o pássaro no calor não é diferente. Se você observar bem, nesta época do ano é muito comum vermos as aves buscando sombras, água fresca e outras formas de curtir sem passar calor.

As aves de estimação são animais muito sensíveis e, por isso, qualquer alteração climática pode ser facilmente sentida por elas. No verão, os cuidados com esses animais merecem atenção especial. Conversamos com Luiz Lisboa, biólogo da equipe de Educação Corporativa da Cobasi para trazer todas as dicas que você precisa para cuidar do seu pássaro no calor.

Cuidados com a alimentação do pássaro no calor

Os pássaros são animais muito sensíveis e, por isso, eles precisam de cuidados especiais em determinadas épocas do ano. No verão e no inverno as temperaturas mudam bruscamente e o pet pode sofrer.

Os cuidados com as aves durante as altas temperaturas vão além de apenas evitar o calor e o sol excessivos. O aumento da temperatura cria um ambiente mais propício a bactérias e ao aparecimento de mosquitos, que podem transmitir doenças para esses animais

Nesta época do ano, é importante redobrar a atenção na limpeza da gaiola das aves, que deve ser feita com mais frequência. Além disso, a alimentação desses animais também merece um cuidado a mais, uma vez que alguns alimentos podem estragar, murchar ou azedar com facilidade, atraindo mosquitos e adoecendo o pet. O ideal é oferecer comida em menor quantidade mais vezes ao dia. Assim, você evita que o alimento estrague.

Atenção redobrada especialmente com alimentos “in natura”, como frutas e verduras frescas, pois o calor acelera o processo de degradação deles podendo trazer problemas paralelos à ave. Mesma atenção vale para limpeza da gaiola, pois com o calor e umidade atraem micro-organismos, além de insetos, nocivos à sua saúde. Intensifique a limpeza!

“É claro que não podemos nos esquecer de manter a água sempre fresca. Reabasteça o bebedouro diversas vezes ao dia” reforça o biólogo Luiz Lisboa

Gaiola e ambiente

Além disso, é fundamental posicionar a gaiola na sombra, em local arejado, sem vento ou calor

“As aves, invariavelmente, não toleram bem as mudanças repentinas de temperatura e, por isso, devemos protegê-las dos infortúnios que os períodos mais extremos ocasionam”, acrescenta o biólogo Luiz Lisboa.

Sendo assim, o local onde a gaiola está posicionada importa muito. Ela não deve receber luz solar diretamente e, se necessário, deve ser até posicionada na sombra.

Outra dica importante é não usar capas ou proteções similares durante os dias mais quentes. Apesar de muito úteis e benéficas para o pet nos dias frios e mais amenos, elas podem sufocar e aumentar muito a temperatura no calor.

Outra dúvida comum é sobre o uso de ar condicionado no ambiente em que o pássaro fica. A resposta é sim! Você pode manter o pet em um cômodo com o ar ligado desde que a temperatura não esteja muito baixa e o vento não incida diretamente no animal.

Como saber se a ave está com calor?

cuidados com pássaros no calor

Colocar a mão na ave para medir a temperatura é uma atitude que certamente muitos tutores de aves já fizeram. Contudo, a melhor forma de avaliar a temperatura do animal é usando um termômetro

Uma forma muito prática de saber se o pássaro está com calor é avaliar se você, em repouso, acha o ambiente quente. Em situações de muito calor é comum que os seres vivos se sintam incomodados, isso faz com que as aves apresentem mudanças comportamentais. Um ótimo indicador para concluir que seu pássaro está com calor.

Além disso, no calor é comum que elas fiquem mais ofegantes e com o bico entreaberto. Nesses casos, é comum que a ave mantenha suas asas mais abertas e longe do corpo. Outra forma de saber se o passarinho está com calor é observar se ele bebe mais água.

Agora que você já sabe como cuidar de pássaros no calor, que tal aproveitar para conhecer mais dicas? Acesse nosso blog:

Luiz Roberto Lisboa | Biólogo e especialista em Neurociências

| Atualizada em

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa | Biólogo e especialista em Neurociências

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Rozane Lopes disse:

    São dicas excelentes.
    Moro ao lado de uma área verde e coloco frutas na sacada para que os pássaros venham se alimentar,porém com a alta temperatura eles quase não vem comer as frutas.

Deixe o seu comentário