Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como cuidar de um viveiro para pássaros?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
viveiro para pássaros

Se você tem pássaros, sabe que é necessário oferecer um bom ambiente para que eles se sintam bem, aproveitem bastante e tenham uma vida longa. Mas existem tantas opções de gaiolas e viveiros para pássaros que fica cada dia mais complicado escolher a mais adequada e entender como devem ser os cuidados no dia a dia. 

Escolher o viveiro ideal é fundamental para favorecer o porte e o comportamento da sua ave. Normalmente, os viveiros são utilizados por quem possui mais de uma ave, mas também podem ser uma ótima opção para as aves de grande porte. Assim, elas dispõem de mais espaço para voar, abrir asas e brincar, o que ajuda na qualidade de vida. 

Como escolher o viveiro ideal para pássaros

Os viveiros geralmente são feitos de metal, plástico e madeira. Os mais comuns são desenvolvidos em metal e contam com poleiros de madeira, que são mais seguros para as aves. Na hora de escolher o viveiro, é essencial avaliar a espessura da malha e a distância entre elas. Por exemplo, se a ave for de pequeno porte, as medidas devem ser mais estreitas, já no caso de aves como psitacídeos, as medidas podem ser mais espaçadas e longas. 

Para os psitacídeos, você encontra opções feitas em malha de ferro reforçado, com 4 ou 5 milímetros de espessura e uma distância de 1,5 a 2 centímetros. Se você estiver procurando viveiros para pássaros menores, como canários e periquitos, algumas opções chegam a ter 2 milímetros de espessura, com distância de aproximadamente 1 centímetro. 

Além disso, para facilitar a movimentação do viveiro, existem diversas opções que contam com rodinhas na base, assim o tutor consegue mudar a localização dos pets de forma prática. Também é essencial oferecer ao seu pássaro um brinquedo para que ele possa se divertir.

Geralmente, esses viveiros já acompanham poleiros adequados ao porte da sua ave. Entretanto, colocar mais poleiros pode ajudar no descanso e beneficiar o dia a dia dos pássaros. 

Cuidando do viveiro

viveiro para pássaros

Para garantir o bem-estar das suas aves, é fundamental manter o viveiro limpo e bem cuidado. Forre o fundo com papel e evite o uso de jornais e revistas, porque a tinta pode fazer mal ao seu pássaro. 

Limpe o viveiro de pássaros e o comedouro frequentemente com água e produtos adequados para seu pet, além de fazer a troca dos papéis diariamente. Para eliminar todos os resquícios de sujeira, você pode usar uma escova e escovar bem todas as partes da gaiola, principalmente as grades do fundo. 

Após a faxina, não se esqueça de secar bem a casa do seu pet, porque ambientes úmidos costumam proliferar fungos e bactérias. Deixar secá-la naturalmente ao sol também é uma ótima opção. 

Viu como é fácil escolher o viveiro para pássaros ideal e deixar o seu amigo ainda mais confortável? Se você gostou dessas dicas, confira mais artigos que vão te ajudar nos cuidados com as aves: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Valquiria disse:

    Quero fazer um viveiro para um papagaio ganhei a poco tempo me ajudem por favor

Deixe o seu comentário