Como saber se a calopsita é macho ou fêmea? Conheça as principais diferenças!

| Atualizada em

Por Joe Oliveira   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Calopsita fêmea ou macho?

Descobrir se uma calopsita é macho ou fêmea não é uma tarefa simples. Afinal, esses pássaros  possuem órgãos genitais internos e as diferenças físicas entre os sexos são bastante discretas — em muitas mutações, praticamente inexistentes.

O dimorfismo sexual, ou seja, a diferença visual entre macho e fêmea, só está presente nas calopsitas de coloração selvagem (cinza)

Nesse caso, é possível identificar o sexo pela cor das penas e outros detalhes físicos, como você confere no infográfico abaixo:

Por outro lado, nas mutações mais comuns em ambientes domésticos, como lutino, albino, canela e arlequim, essas diferenças visuais geralmente não aparecem. Isso torna a identificação do sexo ainda mais desafiadora apenas pela aparência.

Ainda assim, é possível observar sinais no comportamento, na vocalização e, em alguns casos, na coloração das penas.

A seguir, você descobre as diferenças de cor, comportamento e canto, além de entender sobre o método mais seguro e preciso para identificar o sexo da calopsita.

Qual é a diferença entre calopsita macho e fêmea?

Se a sua busca é por uma resposta definitiva sobre como saber se a calopsita é macho ou fêmea, o caminho mais seguro é o teste de sexagem por DNA, que garante 100% de precisão, inclusive em filhotes e aves de qualquer mutação.

Mas, de modo geral, as calopsitas atingem a maturidade sexual por volta dos 6 a 9 meses, quando começam a surgir alguns sinais que ajudam a diferenciar macho e fêmea.

Essas diferenças podem ser observadas em três aspectos principais:

Diferenças na coloração e padrão das penas

Essa é uma das maneiras mais comuns de descobrir se a calopsita é macho ou fêmea, mas só funciona para algumas mutações, como a calopsita cinza selvagem.

  • Calopsita macho: após a primeira troca de penas, perde as manchas nas asas (chamadas de “pérolas”) e a face fica mais amarelada, com bochechas em tom laranja bem vivo.
  • Calopsita fêmea: mantém as manchas nas asas, chamadas de barras ou pintas, e a cauda apresenta listras ou desenhos transversais. A face permanece mais acinzentada e as bochechas são menos vibrantes.

Nas mutações como lutino, albino, cara branca e arlequim, essas diferenças visuais não aparecem, tornando a identificação pelo dimorfismo sexual praticamente impossível.

Comportamento no dia a dia

O comportamento de calopsitas fêmeas e machos também traz algumas pistas importantes, principalmente na fase adulta.

Machos

Costumam ser mais brincalhões, ativos e sociáveis. Durante o período de reprodução, eles podem abrir as asas, balançar a cabeça e cantar como forma de cortejo. 

Também é comum simular o acasalamento, esfregando a cloaca em objetos como poleiros ou brinquedos.

Fêmeas

Tendem a ser mais tranquilas e discretas. No cio, adotam uma postura mais passiva, permanecendo agachadas com a cauda levemente levantada, além de emitir piados curtos e suaves.

Esse comportamento de “assanhamento” é muito usado por criadores para tentar diferenciar macho e fêmea.

Diferenças no canto da calopsita

Existe uma crença bastante popular de que calopsita macho canta mais que a fêmea. Isso é parcialmente verdade:

  • Macho: costuma ser mais vocal, produzindo assobios, melodias e até imitações de sons e palavras, principalmente se for estimulado desde filhote.
  • Fêmea: normalmente emite sons mais baixos, com piados curtos e simples, sem tanta complexidade vocal.

Porém, esse não é um critério definitivo, já que o desenvolvimento do canto varia muito de acordo com o estímulo do tutor, ambiente e até a personalidade da ave.

Existe exame para descobrir se a calopsita é macho ou fêmea?

Sim! Existem dois métodos principais para saber o sexo da calopsita:

Teste de DNA (sexagem)

É o método mais seguro, rápido e preciso para descobrir o sexo da calopsita. A sexagem é feita a partir de uma amostra de sangue ou penas da ave.

O teste de DNA é um procedimento indolor, que pode ser feito desde os primeiros dias de vida. É o único método 100% confiável para descobrir o sexo da calopsita.

Análise física

Realizada por médicos-veterinários especializados em aves, consiste na avaliação dos ossos pélvicos:

  • Fêmeas: possuem abertura pélvica mais larga para a passagem dos ovos.
  • Machos: pélvis mais estreita e rígida.

No entanto, esse método pode apresentar margem de erro, principalmente em aves jovens ou em determinadas mutações.

O conteúdo te ajudou? Agora que você já sabe como identificar se sua calopsita é macho ou fêmea, confira outros conteúdos no Blog da Cobasi sobre comportamento, alimentação e bem-estar das aves. E no pet shop online da Cobasi, encontre ração, gaiolas, brinquedos e tudo que a sua calopsita precisa para viver feliz. Até a próxima!

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Joe Oliveira

Redator

Sou jornalista desde 2016 e vivo cercado pelos meus pets! Sou pai do Zé e do Tobby, um Shih Tzu e um Vira-lata, da Mary, uma gatinha branca, e do Louro, um papagaio (claro!). Escrevo para Cobasi ajudando outros tutores a cuidar dos seus pets.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. vinicius disse:

    Adorei serviu muito

Deixe o seu comentário