Porquinho-da-Índia: saiba tudo sobre esse roedor

Compartilhar:


Porquinho-da-Índia

O porquinho-da-Índia é um animal dócil, tímido, mas muito carinhoso. Por isso, esse roedor é um ótimo pet para pessoas que não possuem tanto espaço em casa ou querem um bichinho bem pequeno para fazer companhia. Antes de levar um para casa, no entanto, é importante conhecer a sua origem, os hábitos e a rotina de cuidados com o animal.

Então confira este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o roedor que não tem nada de porquinho, muito menos veio da Índia.

Qual a origem do porquinho-da-Índia?

Porquinho-da-Índia

Por mais que seu nome seja porquinho, esse pequeno pet não é da família dos suínos. Na verdade, ele é um roedor da família Caviidae. Além disso, também se engana quem pensa que ele veio do país da Ásia Meridional – na verdade, o porquinho-da-Índia é sul-americano!

O porquinho de estimação é originário dos Andes, na América do Sul. Ele descende de uma espécie de preá, que era usado na alimentação de povos indígenas. Com o tempo, no entanto, esse animal saiu do cardápio dos andinos e foi para os lares de todo o mundo, por seu temperamento amigável e os cuidados fáceis. Atualmente, ele é um dos animais de estimação de pequeno porte mais comuns e apreciados.

Entre os nomes pelos quais esse pequeno pet é chamado estão:

  • porco-da-Índia;
  • preá;
  • cuy;
  • cobaia;
  • sauiá-cobaia;
  • preá-do-reino;
  • coelho-da-Índia.

Características deste roedor

O porquinho-da-Índia é um parente próximo de roedores como a capivara e o preá. Existem várias raças desse pequeno roedor doméstico, e todas elas têm algumas características em comum.

Um porquinho-da-Índia adulto mede entre 20 e 25 centímetros e pesa cerca de 1 kg. Além disso, quando socializados, eles são extremamente carinhosos e adoram um cafuné. Entretanto, por serem presas na natureza, precisam de tempo até confiar no tutor.

As raças de porquinho-da-Índia são diferenciadas principalmente pela pelagem. Vamos conhecer as principais?

Porquinho-da-Índia: raças

O Cavia porcellus, nome científico da espécie, pode ser encontrado em diversas raças. Essencialmente diferenciados pelo tipo de pelagem e sua coloração, as raças de porquinho-da-Índia são bastante variadas. Você pode encontrar um porquinho-da-Índia branco, preto, mas também um exemplar de porquinho-da-Índia pelado ou com longas madeixas.

Então vamos conhecer cada um deles?!

Raças de pelo curto

Porquinho-da-Índia Ridgeback
O porquinho-da-Índia Ridgeback tem o pelo curto com pequenos tufinhos pelo corpo

As variações desse pet se concentram na sua pelagem e em como ela cresce. Quando falamos de porquinho-da-Índia de pelo curto, entre os favoritos estão o Porquinho-da-Índia Inglês, ou Coroado Inglês, e o Coroado Americano. Eles ganham esse majestoso nome porque possuem um tipo de coroa no topo da cabeça. Também chamado de Pelo Curto Inglês, suas cores costumam ser branco, preto e caramelo. O último é um dos mais comuns no Brasil.

O Porquinho-da-Índia Teddy e o Porquinho-da-Índia Rex têm os pelos curtos, mas ásperos, principalmente no dorso, ganhando um aspecto desgrenhado muito fofo. Já o Porquinho-da-Índia Ridgeback é um pequeno roedor cheio de tufinhos pelo corpo, formando redemoinhos.

No meio-termo entre pelo curto e longo está o Porquinho-da-Índia Abissínio. Sua pelagem média também dá um ar bagunçado a esse pequeno roedor, deixando-o cheio de charme!

Raças de porquinho-da-Índia de pelos longos

Porquinho-da-Índia Peruano
O Porquinho-da-Índia Peruano tem pelos longos que exigem escovação

O Porquinho-da-Índia Peruano é um dos preferidos quando o assunto é pelo longo. Suas madeixas longas e lisas caem sobre o seu corpinho pequeno e exigem escovação diária.

Outras raças que possuem a pelagem longa são o Porquinho-da-Índia Angorá, Porquinho-da-Índia Coronet e Porquinho-da-Índia Alpaca. Este último possui a pela frisada, bem diferente dos seus primos de pelos lisos. A pelagem longa facilita a proliferação de micro-organismos, por isso é necessário ter atenção redobrada, como evitar contato do animal com a umidade.

Outra medida importante é não dar banhos no seu amiguinho e manter o recinto sempre limpo. A pele e os pelos devem ser higienizados com auxílio de uma escova e, em casos específicos, você pode utilizar lenços umedecidos.  

Além disso, é importante fazer o acompanhamento veterinário para verificar a periodicidade das tosas.

Outras raças de porquinhos-da-Índia de pelagem longa são: Peruano; Angorá; Coronet; Sheltie; Texel e Alpaca.

Porquinho-da-Índia sem pelo

Skinny pig
O Porquinho-da-Índia Skinny possui apenas uma penugem no focinho.

Ao contrário do Porquinho-da-Índia peludo, o Porquinho-da-Índia Skinny é, de longe, a raça mais diferente de todas por um detalhe: ele não tem pelos! Sua aparência é única, e a penugem que nasce na região do seu focinho deixa o pet ainda mais diferente e até engraçado. Essa raça sem pelos exige cuidados redobrados com o frio e a higienização.

Temperamento do porquinho-da-Índia

Será que o porquinho-da-Índia morde? Ele é um bom pet para crianças? Vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre o temperamento desse pequeno roedor doméstico.

O preá-da-Índia, na natureza, é uma presa, e isso reflete em seu comportamento mais assustado, mesmo em cativeiro. Quando o filhote de porquinho-da-Índia é adotado, é natural que ele busque fugir do seu tutor. Por isso, é muito importante fazer a sua socialização.

Ao levar o novo pet para casa, procure se aproximar aos poucos. Primeiramente, deixe a gaiola em um local visível e interaja com o pet diariamente sem retirá-lo do seu habitat. Aos poucos, vá colocando a mão nas grades e dentro da gaiola. Enquanto isso, ofereça os alimentos preferidos dele. Quando o pet se acostumar com a sua presença, pegue-o no colo e faça muito carinho – eles adoram!

A interação com o porquinho-da-Índia doméstico deve ser diária para que ele permaneça dócil e sociável.

Importante: somente adultos ou crianças maiores, que não apertem o bichinho e respeitem o seu comportamento, devem manuseá-lo. Isso porque, caso se sinta assustado ou acuado, o porquinho-da-Índia pode morder.

Os preás são animais sociáveis e preferem viver em companhia com outros porquinhos.

Porquinho-da-Índia: como cuidar

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como cuidar de um porquinho-da-Índia. De todo modo, antes de adquirir o animal, é importante pesquisar sobre o assunto e consultar um médico-veterinário especialista em animais não exóticos.

Vamos descobrir como cuidar de porquinho-da-Índia?

Alimentação do porquinho-da-Índia

A alimentação do animal deve ser baseada em ração específica para porquinho-da-Índia, como a Nutrópica. O alimento desenvolvido especialmente para eles é completo e oferece todos os nutrientes necessários. No entanto, eles também podem se alimentar com algumas frutas, legumes e vegetais.

O ideal é sempre fornecer a eles as folhas em tom mais escuro, como couve ou folhas de rabanete e beterraba, e não exagerar. Duas vezes por semana já é o suficiente.

O feno de capim pode ser oferecido à vontade. Eles adoram, e isso ajuda muito a aumentar o consumo de fibras, promovendo melhoria no trânsito intestinal do pet. Além disso, o feno ajuda a desgastar os dentes, que não param de crescer nunca!

Higiene

Assim como outros roedores, a sua gaiola deve ser higienizada com frequência. É importante usar um substrato adequado e recolher as fezes diariamente.  O granulado higiênico é o item responsável pela absorção e eliminação dos odores da urina e fezes. Além disso, é importante que haja superfícies lisas no recinto para que o porquinho possa descansar suas patas.

Esses animais têm o hábito de fazer a própria higiene, de forma semelhante aos gatos. Para manter o seu pet sempre limpo, basta realizar a higienização do recinto onde ele vive. Eles se limpam sozinhos, e banhos são proibidos. As raças de pelos longos podem ser escovadas e até limpas com lenços umedecidos.

Como escolher a gaiola do porquinho-da-Índia?

Este pet é muito ágil e inteligente, por isso a gaiola de porquinho-da-Índia deve ser segura, para evitar fugas.

Eles são sociáveis e gostam de viver em duplas ou grupos, e o recomendável é oferecer o maior recinto possível para o seu bichinho. Caso você tenha dois pets, o espaço deve ser ainda maior. Prefira gaiolas na horizontal.

Por fim, tenha cuidado para não juntar um porquinho-da-Índia macho com uma porquinha-da-Índia fêmea, pois eles formam casais e se reproduzem de forma contínua. Além de ninhadas indesejadas, uma porquinha-da-Índia grávida sem acompanhamento especializado pode ter problemas de saúde. Converse sempre com seu médico-veterinário.

Além disso, é importante que a acomodação tenha brinquedos para porquinho-da-Índia, como as rampas e plataformas em alturas baixas. Esses pets adoram túneis, pois lembram os abrigos encontrados no meio natural.

Providencie uma casinha para porquinho-da-Índia. Eles adoram dormir com conforto e utilizam esses locais como esconderijo. Os porquinhos adoram dormir no escuro!

Manejo, saúde dental e longevidade

Porquinho da índia na mão de criança

Você deve estar se perguntando quanto tempo vive um porquinho-da-Índia. A expectativa de vida desses pequenos roedores em cativeiro é de até 10 anos quando são acompanhados por um médico-veterinário e é feito o manejo adequado. Entre os principais cuidados está a saúde dental do pet.

As presas dessa espécie estão sempre crescendo, então o tutor precisa estar de olho no tamanho delas. Um dos principais cuidados é deixar feno, por exemplo, para o porquinho-da-Índia roer sempre disponíveis. Além de auxiliar no desgaste dos dentes, eles acabam sendo um entretenimento para o bichinho.

Outros itens utilizados na saúde bucal do porquinho-da-Índia são brinquedos próprios para roer, específicos para a espécie, que são resistentes e feitos de materiais não tóxicos.

A prenhez pode reduzir a expectativa de vida da porquinha-da-Índia, por isso, não faça cruzamentos em cativeiro. Deixe isso com os criadores profissionais!

Por fim, existem algumas doenças mais comuns que todo tutor deve ficar atento. Confira!

Pododermatite

Essa doença de porquinho-da-Índia consiste em lesões nas patas causadas por pisos inadequados, como grades na gaiola ou falta de higiene. Por isso, mantenha sempre o substrato limpo e cobrindo todo o fundo do viveiro. Além disso, verifique diariamente se a cama do pet ou outros ambientes não estão molhados de urina.

Porquinho-da-Índia obeso

A obesidade se torna comum para porquinhos-da-Índia que não se exercitam diariamente. Para evitar a doença e outras enfermidades associadas, tenha uma gaiola grande horizontal para o animal correr, além de deixar diversos brinquedos à disposição.

Insuficiência da Vitamina C e escorbuto

A alimentação inadequada do roedor resulta na insuficiência de vitamina C. Essa espécie não possui a enzima gulonolactona-oxidase, responsável pela biossíntese do ácido ascórbico. Por isso, o porquinho-da-Índia não sintetiza essa vitamina e precisa de suplementação. Vegetais, como salsa, repolho e espinafre, ajudam a evitar a condição, que deve ser acompanhada de perto por um veterinário especializado.

No caso de todas as doenças é importante fazer o acompanhamento veterinário especializado. Portanto, procure um médico de pets exóticos para orientação correta e indicação de manejo adequado.

Porquinho-da-Índia: preço

Agora você já sabe tudo sobre esse animal! Mas antes de escolher o nome para o seu porquinho-da-Índia, é importante saber o preço desse pet. É normal encontrar uma grande diversidade de valores, mas fique atento para a procedência de sua criação. Além disso, o preço pode variar muito. Prefira sempre criadores autorizados.

Antes de adquirir o seu pet, verifique sempre a permissão para criação por parte do vendedor. A criação irregular acarreta em maus-tratos e pode gerar animais com doenças hereditárias.

Agora você já sabe muito sobre esse fantástico animal. Que tal assistir esse vídeo exclusivo no nosso canal no YouTube e saber ainda mais?

Na Cobasi você encontra tudo para porquinho-da-Índia

Na Cobasi você encontra muita variedade e qualidade em rações e acessórios para porquinho-da-Índia. Tudo isso com os melhores preços e ótimas promoções! Aproveite nossos métodos de entrega e receba seus produtos sem sair de casa ou retire na loja que você preferir em apenas alguns minutos. Faça a sua Assinatura e ganhe 10% OFF em todas as suas compras.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Daniel disse:

    boa tarde, comprei dois porquinhos da Índia sábado e ontem enquanto brincava com eles percebi um machucado no corpinho de um deles e agora estou preocupado, o machucado está com casquinha ja porém não sei se devo levar pro veterinário ou não, gostaria de ajuda, irei mandar uma foto do machucado após

    • Cobasi disse:

      Olá, Daniel. Como vai? Infelizmente não podemos dar orientações médicas. Recomendamos que procure um veterinário especialista em animais exóticos.

Deixe o seu comentário