Porquinho da Índia: dócil, tímido e muito carinhoso

10 de novembro de 2020

Roedores
Porquinho da índia

O Porquinho da Índia é dócil, tímido e carinhoso. Porém, ele não é um porquinho e muito menos tem sua origem na Índia. Esse animal de estimação é um parente distante das capivaras e é originário da América do Sul. 

Embora existam diversas raças da mesma espécie, os Porquinhos da Índia possuem aspectos muito semelhantes. Todos eles medem até 25 cm e pesam cerca de 1kg. Além disso, eles são extremamente carinhosos, adoram um cafuné.

O Porquinho da Índia é um animal muito ágil e inteligente, por isso ele também adora escapar da sua gaiola. É importante que a gaiola ofereça conforto e segurança para o pet.

Eles são sociáveis e gostam de viver em duplas ou grupos. Neste caso, a gaiola precisa ser maior. Tenha cuidado apenas em não juntar machos com fêmeas, pois eles se reproduzem de forma contínua. Além de ninhadas indesejadas, isso pode oferecer riscos a saúde. Converse sempre com seu médico veterinário de confiança.

Como cuidar do Porquinho da Índia

O Porquinho da Índia é um animal pequeno, fácil de cuidar e, embora sejam animais muito carinhosos, são um pouco medrosos. Esses pets são ótimos para quem passa o dia inteiro fora ou mora em locais menores. 

Sua alimentação deve baseada em ração específica para Porquinho da Índia. O alimento desenvolvido especialmente para eles é completo e oferece todos os nutrientes necessários. No entanto, eles também podem se alimentar com algumas frutas, legumes e vegetais. O ideal é sempre fornecer a eles as folhas em tom mais escuro, como couve ou folhas de rabanete e beterraba e não exagerar. Duas vezes por semana já é o suficiente.

O feno de capim pode ser oferecido a vontade. Eles adoram e ajuda muito a aumentar o consumo de fibras, promovendo melhoria no trânsito intestinal do pet. Além disso, o feno ajuda a desgastar os dentes. 

Assim como outros roedores, a gaiola para Porquinho da Índia deve ser higienizada com frequência. É importante usar um substrato adequado no fundo da gaiola para ajudar na hora de recolher as fezes e evitar o odor forte pela casa.  O granulado higiênico é o item responsável pela absorção e eliminação dos odores.

Esses animais têm o hábito de fazer a própria higiene, semelhante aos gatos. No entanto, de vez em quando é recomendado dar um banho e até fazer uma tosa no caso dos animais de pelagem longa. A escovação deve ser frequente, para remover sujeiras e pelos soltos.

Como escolher a gaiola para Porquinho da Índia?

A gaiola para Porquinho da Índia é um dos principais fatores para determinar a qualidade de vida desse bichinho. Afinal, é lá que ele passará a maior parte do tempo. Portanto, é fundamental que ela seja no tamanho adequado e equipada da maneira com todos os itens necessários para que o ambiente seja o mais confortável possível para o pet. 

Quanto maior, melhor. Este é o lema das gaiolas para os animais de estimação e, no caso do Porquinho da Índia, não é diferente. O indicado é que a gaiola tenha pelo menos 0,7m² para um animal e 1m² para dois animais.

Além disso, é importante que a gaiola possua brinquedos para Porquinho da Índia, rampas, plataformas em alturas baixas e túneis ajudam a entreter e tirar o pet da rotina. Além do mais, eles também precisam se exercitar. 

Conheça algumas raças de Porquinho da Índia

Porquinho abissínio com carrinho de legumes

O nome científico do Porquinho da Índia é Cavia porcellus. Apesar de diversas pelagens e cores, todos são da mesma espécie, o que varia são as raças. Conheça os principais tipos de Porquinho da Índia.

Inglês de pelo curto

É uma das raças mais comuns no Brasil. Eles possuem pelagem curta e macia, nas cores branca, preta e caramelo.

Frisado

É uma raça que possui pelagem irregular, composta por redemoinhos, o que os deixa com o aspecto despenteado. Uma fofura!

Abissínio

O Porquinho da Índia abissínio também é um dos mais famosos. Possui pelagem longa. Podem ser encontrados nas cores branco, preto e caramelo.

Angorá

O Porquinho da Índia angora é praticamente uma mistura entre o abissínio e o frisado. Ele possui uma pelagem mais curta na barriga, cabeça e patas e mais longa na região das costas. 

Skinny

O skinny é o mais diferente de todos e provavelmente o menos conhecido. Ele possui uma aparência sem pelos, no entanto, possuem uma camada fina e delicada de pelos, então quase não é perceptível. 

Gostou dessa publicação? Saiba mais sobre roedores: