Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que porquinho da índia pode comer?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
o que porquinho da índia pode comer

Sabe o que porquinho da índia pode comer? Ainda que seja um roedor, esse animal carrega uma característica peculiar: ele é herbívoro. Ou seja, o tutor precisa saber exatamente o que oferecer ao seu animal de estimação para evitar quaisquer apuros. 

Venha saber como seria uma alimentação saudável desse animal e quais os alimentos ele pode comer, continue a leitura! 

Então, o que porquinho da índia pode comer?

Como o porquinho da índia é um roedor herbívoro, ele tem uma alimentação bem específica para não interferir na sua saúde. Como parte de sua dieta balanceada, ele costuma comer feno com muita frequência e uma ração voltada somente para a sua espécie

Além disso, frutas, legumes e verduras são o que porquinho da índia pode comer, alimentos que oferecem nutrientes e vitaminas essenciais para o seu bem-estar. 

Diferente do que se pode imaginar, a alimentação do porquinho da índia não é a mesma se comparada com outros roedores, como hamster e twister. Por se tratar de um herbívoro, ele não pode comer carne, ovo, laticínios ou insetos. E descarte os alimentos processados e com conservantes, ok? Nada que contenha açúcar, sal ou óleo pode ser oferecido ao pet. 

Como dar uma alimentação saudável para o porquinho da índia?

Como dito, o porquinho da índia necessita de uma dieta equilibrada e saudável, uma vez que é um animal pequeno com um organismo sensível. Desta forma, o tutor precisa seguir à risca em oferecer os alimentos permitidos e respeitar a frequência recomendada. 

Com relação aos alimentos, o feno é o mais consumido pelo roedor. Rico em fibras e importante para o bom funcionamento do intestino do pet, o feno deve estar disponível 24 horas por dia e fresco. Prefira o feno de capim, já que o de alfafa deve ser mais controlado por ter uma alta quantidade de cálcio. 

O feno, inclusive, ajuda no desgaste dos dentes do animal, que crescem regularmente. Como estão sempre mastigando, o feno tem a função de impedir problemas na dentição. 

Já sobre a ração, saiba que existe uma ração própria ao porquinho da índia. Este roedor necessita de uma ração diária que seja rica em vitamina C, propriedade que o animal não produz e precisa ingeri-la, igual aos humanos. 

Sem a vitamina C, ele fica exposto a doenças, como o escorbuto. Ou melhor, é fundamental o pet consumir esse nutriente pensando em sua saúde. 

As frutas e legumes devem ser oferecidas de forma mais moderada e diversificada. Assim, o animal consegue aproveitar as fibras, minerais e vitaminas dos alimentos. 

Para as frutas, disponibilize duas vezes por semana ao roedor, em contrapartida os vegetais com folhas podem ser oferecidos diariamente. O restante dos legumes e verduras deixe em menor frequência na gaiola, como três vezes na semana. 

Sempre frescos e lavados, ok? Não esqueça de retirar a sujeira que permanecer na gaiola, o que torna os alimentos impróprios ao consumo do pet. 

Agora vamos conhecer os alimentos que o porquinho da índia pode comer. 

o que porquinho da índia pode comer

Melhores alimentos que o porquinho da índia pode comer

Para ficar mais claro ao tutor, fizemos uma lista dos alimentos com o que porquinho da índia pode comer, confira: 

  • Água fresca;
  • Feno de capim; 
  • Frutas: banana, caqui, frutas vermelhas, goiaba, kiwi, maçã, mamão, manga, melancia, melão, morango, pêra, pêssego, tomate; 
  • Ração; 
  • Vegetais: abóbora, agrião, almeirão, berinjela, beterraba com folhas, cenoura, chicória, chuchu, coentro, escarola, espinafre, jiló, rabanete, repolho, rúcula, salsinha, pimentão. 

Quer saber mais informações sobre o porquinho da índia? Entre em nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Hugo disse:

    Muito obrigado vc me ajudou munto

  2. Cristiane disse:

    Além de feno, ração e legumes e frutas minha porquinha da índia toma vitamina C em gotas diariamente por orientação de veterinário pois perdi 1 porquinho pq pegou escorbuto

  3. isadora disse:

    posso dar folha de taioba pro meu porquinho-da-índia?

    • Cobasi disse:

      Olá, Isadora! Tudo bem?

      Recomendamos que peça orientação profissional, pois é necessário que sejam alimentos que oferecem nutrientes e vitaminas essenciais para o bem-estar do pet.

Deixe o seu comentário