Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Furão: tudo o que você precisa saber antes de adotar o pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Furão em fundo branco

O furão é um pequeno mamífero da família dos Mustelídeos e é bastante conhecido como animal de estimação em países como Estados Unidos. Para quem deseja ter esse pet em casa, nós preparamos um guia completo. Acompanhe!

Furão: posso encontrar no Brasil?

É possível encontrar furão de estimação no Brasil, apesar de não ser um pet nativo da nossa fauna. Normalmente, o furões encontrados para venda são importados e o criador precisa atender alguns requisitos, como: 

  • chip de identificação; 
  • animal saudável e castrado para evitar reprodução;
  • documentação do Ibama.

É possível adotar um furão no Brasil?

furão doméstico de lado

Sim! No entanto, por serem animais exóticos, é necessário ter uma autorização do Ibama para comercialização dos furões. O órgão público determina que o tutor assine um termo de responsabilidade pela posse do animal, além de atender as exigências acima.

Esses protocolos foram criados para garantir que a fauna brasileira não seja prejudicada com a introdução de espécies exóticas. Além disso, essas medidas dificultam o tráfico de animais e os consequentes maus-tratos.

Qual é o preço de um furão?

Todos os cuidados citados impactam no preço do furão, que pode custar cerca de R$ 5.000. Contudo, é importante ter atenção! Antes de formalizar a compra, exija a documentação do Ibama e, caso o criador não a possua, denuncie!

Onde comprar furão no Brasil?

O primeiro passo é procurar um criador registrado e autorizado pelo Ibama. Mas isso não basta. O furão doméstico é um pet muito diferente do que estamos acostumados e é necessário realizar muita pesquisa para avaliar se você terá tempo e dinheiro para cuidar dele.

Diferentemente do hamster, o ferret precisa ser vacinado com a vacina antirrábica anualmente. E não basta ir em qualquer clínica veterinária. Apenas um médico-veterinário de animais exóticos pode atender esse bichinho da forma adequada.

Além disso, a gaiola para furão deve ser grande e, por isso, ela ocupa um espaço maior dentro de casa. Seu alimento também é diferenciado, bem como os itens que serão utilizados na sua rotina, como comedouro, coleira para passeio e cama.

Tudo sobre furões: 5 curiosidades sobre o pet!

Agora que você sabe que pode ter um furão doméstico e o preço do pet, está na hora de conhecer algumas curiosidades e como cuidar dele. Assim, você assegura seu bem-estar em todos os momentos. Confira!

1. Personalidade do furão

O animal furão é diversão certa para a família! A sua personalidade é extrovertida e curiosa, transformando-o em um pet muito sociável e interativo. No entanto, esse comportamento também significa que ele precisa de muitos cuidados e atenção do tutor.

Ao contrário do que pode parecer por conta da sua natureza exótica, o ferret adora carinho e companhia. Sem contar que tem uma paixão única por brinquedos e qualquer objeto que vá entretê-lo.

Este é um animal de estimação que tem uma criação bem diferente – um pouco de pequeno roedor, que vive em uma gaiola, e um pouco de cachorro, que precisa correr pela casa. O tutor de furão doméstico precisa de um viveiro grande para o animal ficar quando estiver sozinho, mas também deve realizar solturas algumas vezes ao dia, com supervisão.

A hiperatividade do bichinho deve receber atenção especial. O furão tem o hábito de colocar na boca o que encontrar pela frente e se esconder em espaços minúsculos. Portanto, opte por retirar todos os objetos perigosos da casa e preparar um ambiente seguro para o pet.

Para quem tem criança em casa, a indicação é escolher outros animais, visto que o furão se assusta com movimentos bruscos. Esses pets podem morder caso se sintam acuados e assustados, o que acaba oferecendo riscos para os pequenos.

2. O que o furão come?

Em relação à dieta, o furão é carnívoro e caçador nato, porém, como mascote, precisa ter uma dieta com rações para o furão. A alimentação precisa ter  proteínas e  nutrientes para o desenvolvimento do pet. 

Não é recomendado oferecer nenhum outro alimento para o seu ferret, pois estes são seres delicados, que podem adoecer facilmente.

3. Atenção à saúde do ferret

Os furões selvagens não são dóceis e amigáveis. Para desenvolver esse comportamento mais sociável, eles passaram por um processo de seleção natural, com o cruzamento da espécie entre animais de comportamento e características positivas.

Devido a essas modificações genéticas, o pet ficou mais suscetível a doenças, como câncer, diabetes, deficiências na glândula adrenal. Além de problemas endócrinos e metabólicos. Tanto é que os maiores responsáveis por sua morte são os problemas hereditários.

Sua expectativa de vida é entre seis e 10 anos. Sendo assim e por serem animais com uma saúde um pouco frágil, eles precisam de acompanhamento com médico-veterinário especializado.

4. Cuidados com a higiene

Como os furões são delicados quando comparados aos cães ou aos gatos, a má higienização do seu habitat pode acabar gerando bactérias e parasitas. Dessa maneira, se programe para manter a gaiola do furão sempre higienizada, principalmente o substrato higiênico.

Além disso, eles são animais que adoram estar em contato com a água, portanto os banhos também são muito bem-vindos! Porém, lembre sempre de consultar o médico-veterinário sobre quais produtos são os mais indicados para o banho e os cuidados com a higiene do pet.

5. Exercícios físicos são indispensáveis

Apesar de muito confortáveis, as gaiolas não devem ser usadas o tempo todo. O furão precisa passear pela casa, explorar o ambiente e se divertir, para não ficar estressado e adoecer. O nível de atividade física é ponto crucial na sua vida e se ele não se exercitar o suficiente, pode ficar doente.

Se quiser aproveitar ainda mais a companhia do seu bichinho, uma dica é investir em uma coleira específica para furões, ótima para passear com o animal ao ar livre – e acredite se quiser, eles adoram! O ambiente externo é um mundo à parte para eles e instiga a sua curiosidade de conhecer lugares novos e objetos diferentes.

Quais os tipos de furão?

As principais características que diferenciam esse animal são o tamanho, o tipo de pelagem e a sua cor. O tipo mais comum é o chamado Europeu Clássico, que apresenta silhueta esguia, o pelo curto e é encontrado nas cores preto, champanhe e zibelina, que é um tipo de castanho escuro. Há também o furão branco, que acaba sendo mais raro.

No mais, ainda existem outras espécies de furão. A chamada Feret Whippet é a menor de todas, e o Ferret Bull tem o peito cheio e as pernas menores.

Um dos atributos físicos que chama a atenção nos furões é a mancha na região do rosto que, na maioria das vezes, segue o formato de V ou T. Olhando de perto, parece até que o bichinho possui uma máscara nos olhos, uma aparência única e que garante ainda mais charme.

Qual a diferença entre uma lontra e o furão?

furão doméstico deitado em cadeira

As lontras também são da família dos Mustelídeos, têm o corpo alongado e esbanjam fofura. Mas mesmo que elas tenham algumas características semelhantes ao furão, a primeira diferença é o tamanho. O ferret é muito menor que a lontra e é domesticado, enquanto sua prima tem a vida selvagem ativa.

Além disso, os furões também possuem uma pelagem bicolor e de aspecto sedoso, já a lontra tem um pelo mais lanoso, com a cor bem variável, podendo ser de um tom castanho escuro no dorso e um tom mais claro nas partes inferiores.

Agora que você já sabe tudo sobre como é ter um furão, contra para gente: você teria esse lindo pet em casa?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

23 Comentários

  1. Naiara disse:

    vocês tem gaiolas para ferrets e furão? do tamanho 75cmx80cmx161cm?
    tem tubos e redes também?

  2. Layne dutra disse:

    Eu quero muito um furão
    Vcs comercializam?

  3. Gui disse:

    Mas na cobasi tem ou nao para venda furao?

  4. Isah disse:

    Oii bom dia
    Onde vende furão?

    • Cobasi disse:

      Olá, como vai? Não comercializamos essa espécie. Para mais informações sobre a comercialização dessa espécie, oriento que procure um criador autorizado. No site da Secretaria e Infraestrutura do Meio Ambiente, é possível ver a lista completa de locais que estão autorizados.
      Até mais!

  5. Ricardo Montenegro disse:

    olá, em quanto tempo a fêmea entra no siu, quando podemos cruzar ela pela primeira vez e é possível criar eles de forma comercial no brasil

  6. Mariana maria barros da Silva disse:

    Eu quero um o furão como é que eu faço para adotar um

  7. Eu quero um como faço pra adquirir disse:

    Quero adquirir um

  8. Lucia de Fátima Antônio Cabral disse:

    Quero adquirir um furão

  9. Daviwesleysilvasantos disse:

    Eu quero um

  10. João Alonso Nogueira Perdomo disse:

    Bom dia,será que alguém me informa um vendedor e seu contato….sou de campo grande MS.obrigado.

  11. Renata Costa Gervásio disse:

    Meu sonho é ter um amigo assim.

  12. Eligia Raquel disse:

    Meu sonho é ter um filho desses

  13. Estefani disse:

    Eu amo animais

  14. Davi disse:

    Eu quero te um furão

  15. nikollas marques pereira da Silva disse:

    Eu sou um criança mais eu tô pedindo pra minha mãe se ela pode me dar um furão

  16. Rayanne disse:

    animais e adoraria adotar um furão

Deixe o seu comentário