Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual é o animal mais rápido do mundo? Confira!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
o animal mais rápido do mundo

Para alguns animais, a velocidade é uma habilidade evolutiva que pode ser de extrema importância para a sobrevivência. Enquanto uns precisam ser velozes para fugir de predadores, outros precisam ser velozes para capturar suas presas. Mas, de uma forma geral, qual será o animal mais rápido do mundo?

Aqui vamos responder a essa pergunta, apresentando os três animais mais rápidos dos dias de hoje. Confira já!

Afinal, qual é o animal mais rápido do mundo?

Atualmente, o guepardo, também chamado de chita, é o animal terrestre mais rápido da Terra. Essa espécie faz parte da mesma família dos gatos (felídeos), e, normalmente, mede cerca de dois metros de comprimento. 

Com um corpo bastante delgado e esguio, os guepardos pesam até 65 quilos. Esses felinos contam com pelos amarelo-claro e pequenas manchas pretas predominantes no corpo. A barriga deles é branca, e o rabo apresenta anéis escuros. Além disso, eles têm linhas pretas debaixo dos olhos, que se direcionam para o canto da boca.

Esse impressionante animal é capaz de alcançar, em uma corrida curta, uma velocidade de mais de 115 quilômetros por hora. Justamente por conta dessa alta velocidade, o guepardo tem o costume de caçar as suas presas por meio de perseguições, ao invés de optar por táticas de emboscada ou em grandes grupos (embora, às vezes, o guepardo possa caçar em dupla). 

Os guepardos selvagens têm preferência por habitar locais desérticos, abertos ou pradarias. Eles se encontram principalmente na África, onde vivem espalhados por quase todo o continente. Além disso, eles também podem ser encontrados, mesmo que em menor número, em alguns países da Ásia.

Agulhão-vela

Agora vamos falar sobre o animal mais rápido do mundo aquático! O agulhão-vela, também conhecido como agulhão-bandeira ou peixe-agulhão, é, atualmente, o nadador mais rápido do mundo, alcançando uma velocidade de 119 km por hora.

O agulhão-vela conta com escamas bem pequenas e de coloração azul escura. Ele possui uma grande nadadeira dorsal que se assemelha a uma vela de barco, além de um “focinho” longo e em formato de espada, com uma ponta afiada. Esse peixe mede aproximadamente três metros de comprimento, e pode pesar cerca de 100 quilos.

O agulhão-vela é bastante energético e esportivo, além de proporcionar grandes lutas contra pescadores e predadores naturais, e ser capaz de dar saltos espetaculares. Sua distribuição geográfica consiste, basicamente, nas regiões tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Falcão-peregrino

o animal mais rápido do mundo

Já mencionamos qual é o animal mais rápido do mundo terrestre e aquático. Então, que tal se agora falarmos um pouco sobre quem levaria esse prêmio enquanto voa?

Estamos falando do falcão-peregrino, que é capaz de ultrapassar os 300 km por hora em seus voos. Essa ave de rapina tem o costume de caçar aves, morcegos e pequenos mamíferos, que são capturados rapidamente durante as perseguições.

O falcão-peregrino é uma ave de médio porte, medindo cerca de 40 cm a 50 cm de comprimento. Ele conta com um pescoço curto e cabeça arredondada, além de grandes olhos pretos. 

A distribuição geográfica dessa ave é bastante ampla, já que trata-se de um animal migratório. No geral, o falcão-peregrino pode ser encontrado em todos os continentes, com exceção da Antártida, e possui preferência por zonas montanhosas e costeiras. 

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir outros posts da Cobasi sobre as muitas curiosidades do mundo animal. Além disso, caso você tenha interesse em produtos para pets, confira a nossa loja!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário