Animal marsupial: saiba mais sobre eles

Compartilhar:


animal marsupial

O animal marsupial, considerado também como mamífero de bolsa, faz parte da ordem Marsupialia e da subclasse Metatheria. Há cerca de 90 espécies desse animal, distribuídas em 11 famílias. Em geral, podemos encontrá-lo principalmente na Austrália, no entanto, há espécies também na América do Norte e América do Sul. Podemos considerar marsupiais os cangurus, coalas e gambás.

Que essa ordem apresenta características semelhantes aos demais mamíferos, isso é um fato. Dentre elas estão a presença de pelos, glândulas sudoríparas e homeotermia. No entanto, apesar disso, eles apresentam algumas peculiaridades que acabam por caracterizar a ordem, como o trato urogenital e a presença de marsúpio.

E então, se interessou por saber mais sobre o animal marsupial? Continue a leitura deste artigo! Vamos nessa?!

Características dos marsupiais

Podemos considerar que a maioria dos marsupiais apresenta, no abdome da fêmea, uma bolsa ventral, ou marsúpio, espaço no qual os embriões permanecem se amamentando até completarem o seu desenvolvimento. Além disso, esses animais contam com os dutos urinários laterais e com útero duplo, paralelo e independentes.

O animal marsupial conta com vaginas duplas e laterais que se unem formando uma vagina mediana, ou pseudovagina. Esse órgão se liga ao seio urogenital através de um canal que se forma no tecido conjuntivo presente entre essas estruturas na hora do parto.

Além disso, vale ressaltar a taxa metabólica mais baixa que a dos placentários, e o fato de não haver o controle da temperatura corporal ao nascer. Na verdade, isso só ocorre na segunda metade do período de dependência do marsúpio.

Por fim, é importante deixar claro que esse tipo de animal não realiza hibernação e limita as atividades diurnas.

animal marsupial

Como funciona o desenvolvimento embrionário

O processo de fecundação nos marsupiais ocorre por meio interno, e o começo do desenvolvimento embrionário ocorre no útero. Seguindo o desenvolvimento embrionário, após alguns dias, os fetos prematuros saem e rastejam até o marsúpio, onde se prendem a um mamilo para a sucção de leite até completarem seu desenvolvimento. Após esse período, os filhotes só recorrem ao marsúpio em busca de abrigo.

Curiosidades sobre animal marsupial

Pode até não parecer, mas em algumas espécies, como bandicoots, que são animais cavadores, o marsúpio se abre na parte posterior do corpo da mãe, protegendo-o da lama.

No Brasil, podemos encontrar espécies de marsupiais como os gambás e as cuícas. Apesar de não serem tão característicos como os cangurus, esses animais entram nessa categoria por terem as mesmas características.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário