Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Marsupiais: conheça tudo sobre um dos animais mais antigos que existem

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
marsupiais canguru com filhote
O canguru é um dos marsupiais mais conhecidos que existem

Os marsupiais são conhecidos como mamíferos com bolsa e têm como habitat natural a Austrália e as florestas do continente americano.

Venha com a gente e conheça tudo sobre os animais da subclasse Metatheria, que tem como destaque os cangurus, coalas e gambás.

A origem dos marsupiais

De acordo com os cientistas, estima-se que a classe dos marsupiais tenha se originado no período Cretáceo inferior, cerca de 145 milhões de anos atrás.

Estes animais seriam nativos da América do Norte e se dispersaram pela América do Sul, Ásia, Europa, Oceania e norte do continente africano. 

Inclusive, hoje a Austrália é o país que abriga a maior concentração de marsupiais do planeta. Por outro lado, eles estão quase em extinção em seu continente de origem.

Marsupiais: principais características

A principal característica dos marsupiais e que define sua classe entre os mamíferos, é a bolsa ventral da fêmea, também chamada de marsúpio.

Este é o local onde a mamãe abriga os filhotes até que eles completem o seu desenvolvimento e ganhem autonomia.

Sistema reprodutor dos marsupiais

O sistema reprodutor das fêmeas marsupiais conta com vaginas duplas e laterais que se unem formando uma vagina mediana ou pseudovagina.

Esse órgão se conecta ao seio urogenital por meio de um canal que se forma no tecido conjuntivo presente entre essas estruturas na hora do parto.

Como funciona a gestação dos marsupiais?

O processo de fecundação nos marsupiais ocorre por meio interno, com o começo da gestação ocorrendo dentro do útero.

Após alguns dias, tem início a segunda fase da gestação dos marsupiais. Nesta etapa, os fetos prematuros saem e rastejam até o marsúpio.

Em seguida, eles se fixam ao corpo da mãe com a sucção de um dos mamilos, onde se alimentam de leite, até o seu desenvolvimento completo.

Animais marsupiais mais conhecidos

Depois de conhecer a origem e as principais características dos marsupiais, que tal descobrir quais são os animais marsupiais mais conhecidos? Confira!

Cuíca

marsupial cuíca na floresta
A Cuíca-graciosa é um marsupial nativo do Brasil

A Cuíca é um dos raros marsupiais que podem ser encontrados na América da Norte, mais precisamente, no México.

As principais características desse animal que também habita a América do Sul, são os hábitos noturnos e arbóreos. Sim, esse bichinho vive entre as árvores.

A sua dieta é bastante ampla, já que se trata de uma espécie onívora. Ela costuma se alimentar de frutas, pequenos roedores, répteis e insetos.

Gambá d’água

Conhecido como Gambá d’água, o Chironectes minimus, é famoso por ser o único animal marsupial aquático.

O seu habitat natural são rios, riachos e lagos mexicanos. Entretanto, ele pode ser encontrado em toda a extensão da América do Sul, até a Argentina.

Com 35cm de comprimento e mais 40cm de cauda, este animal marsupial costuma se alimentar de pequenos crustáceos e anfíbios.

Canguru gigante

grupo de cangurus gigante astralianos
Com quase 2 metros de altura, o Canguru gigante é o maior marsupial da Austrália

O canguru gigante é um dos maiores marsupiais do planeta. Com quase 2 metros de altura e 66kg, o Macropus giganteus é uma espécie nativa da Austrália.

Apesar do tamanho robusto, este tipo de canguru possui patas fortes. O que permite que, durante a fuga de seus predadores, ele possa atingir até 55km/hora.

Wallaby

marsupial Wallaby com filhote no marsúpio
O Wallaby é um canguru com porte menor

O Wallaby é um tipo de canguru pequeno que habita a Austrália. Este animal marsupial não mede mais que 1 metro de altura e pesa, aproximadamente, 20kg. .

De maneira geral, Wallaby possui uma expectativa de vida de 14 anos. Sua alimentação se baseia em plantas e gramíneas. Um detalhe importante é que eles podem ficar meses sem beber água.

Demônio-da-Tasmânia

diabo da tasmânia na floresta
O diabo da Tasmânia é o maior marsupial carnívoro do mundo

O Demônio-da-Tasmânia é, provavelmente, o animal marsupial mais conhecido do mundo. Isso por causa do famoso personagem de animação.

Como o próprio nome diz, o Sarcophilus harrisii é nativo da ilha da Tasmânia, que pertence à Austrália.

Com a perspectiva de vida de até 5 anos, ele é considerado o maior dos marsupiais carnívoros do mundo, com aproximadamente 65cm de altura.

Coala

Koala comendo planta
O Coala é um marsupial foto que adora viver em árvores

Para quem estava esperando um animal marsupial fofinho nesta lista, nós trouxemos o Coala. Originário da Austrália, ele possui características únicas.

Além de serem arborícolas, animais que vivem e se locomovem por meio das árvores, eles podem dormir até 20h por dia. Isso é muito mais do que o sono dos famosos bichos-preguiça.

Marsupiais brasileiros

Há apenas duas espécies que podem ser consideradas marsupiais brasileiras: a cuíca e o gambá. Uma característica comum a ambos é o hábito noturno de caça.

Entretanto, há algumas diferenças básicas entre eles. Por exemplo, se os gambás costumam trafegar por áreas urbanas, a cuíca é um animal marsupial exclusivamente florestal.

Gostou de conhecer mais sobre os marsupiais? Então, conte para gente nos comentários: qual deles você achou mais fofo?

Fique por dentro…

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário

7 dicas para cuidar de gato no calor Cuidados com as aves no calor O gato de cada signo 7 animais de estimação para crianças Coletivo de animais
7 dicas para cuidar de gato no calor Cuidados com as aves no calor O gato de cada signo 7 animais de estimação para crianças Coletivo de animais
7 dicas para cuidar de gato no calor Cuidados com as aves no calor O gato de cada signo 7 animais de estimação para crianças Coletivo de animais