Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Wallaby: o que é, características e muito mais

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
wallaby

O wallaby ou wallabee (canguru pequeno) é um animal marsupial da Austrália. Esse bichinho faz parte da família Macropodidae, que ainda é composta por cangurus e wallarus. Ele tem a face alongada e os dentes grandes e planos.

Muitas pessoas confundem os wallabies com cangurus, porém, eles são bem menores e também contam com um comportamento distinto.

Neste artigo, você confere as características do wallaby, assim como sua alimentação e as diferenças em relação ao canguru. Confira abaixo e boa leitura!

Características do wallaby e as diferenças para o canguru

É difícil falar do wallaby sem citar o canguru. Embora as espécies sejam da mesma família, é possível identificar as diferenças pelo tamanho, pela pelagem e até pelo comportamento.

A cor do wallaby é mais vívida e com variações, enquanto os pelos do canguru geralmente são monocromáticos, como marrom ou cinza.

Há 30 espécies conhecidas dos wallabies, que comumente apresentam duas ou três cores em sua pelagem e podem variar entre branco, marrom, cinza ou preto.

O wallaby raramente alcança a altura de 1 metro e normalmente não pesa mais de 20 kg. Já o canguru pode crescer até 2 metros e pesar mais de 90 kg, o que facilita a identificação.

Outra distinção importante é o comportamento. É mais fácil flagrar wallabies em brigas do que os cangurus, que frequentemente vivem em harmonia.

Habitat do animal

As espécies de wallaby vivem em habitats diversos, mas têm a preferência por áreas distantes, arborizadas e rochosas, em vez de planícies áridas abertas.

Esse marsupial é encontrado principalmente na Austrália, embora também possa ser visto na Nova Guiné, Tasmânia e em algumas ilhas do Oceano Pacífico.

Alimentação

Os wallabies são herbívoros e se alimentam principalmente de plantas e gramíneas. O estômago desse marsupial é parecido com o dos cavalos, o que ajuda o bicho a digerir o material vegetal fibroso sem dificuldades.

Uma curiosidade é que a espécie pode sobreviver por meses sem beber, visto que boa parte da água consumida vem dos alimentos, sobretudo por meio de frutas.

Esses pequenos, que cobrem os braços com saliva e se refrescam dessa maneira, precisam percorrer longas distâncias para encontrar água doce, frequentemente escassa em seu habitat.

Expectativa de vida do wallaby

A expectativa de vida do animal é de 11 e 14 anos no seu habitat, um número bem inferior em relação ao canguru, que vive entre 20 e 25 anos. Há ainda registros de cangurus selvagens que chegam a 30 anos.

E os wallarus?

Por fim, vale citar os wallarus, que encerram a lista das três espécies da família Macropodidae. Em comparação com os wallabies e os cangurus, seu tamanho é intermediário. A expectativa de vida também fica no meio, com média de 12 a 18 anos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário