Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Canguru: saiba mais sobre esse animal incrível

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Canguru: saiba mais sobre esse animal incrível

Canguru é um animal muito especial! Ele é um mamífero, assim como nós, e possui características corporais muito marcantes, como o rabo comprido, patas traseiras bem grandes e, é claro, a famosa bolsa onde o filhote vive por um bom tempo depois de nascer.

Esses lindos animais só são encontrados na natureza na Nova Guiné e na Austrália, de onde são, inclusive, o animal símbolo do país. Vem com a gente conferir nesse artigo várias curiosidades sobre os cangurus!

Características gerais do canguru

Características gerais do canguru

Como mencionamos anteriormente, os cangurus são mamíferos. Isso faz com que eles tenham algumas características que nós, seres humanos, também temos, como os pelos que cobrem a superfície da pele para oferecer proteção e o fato de que os filhotes mamam nas mães após o nascimento.

O canguru se alimenta basicamente de vegetais e frutas. Seu peso pode variar de 500 g a 90 kg, do nascimento até atingir a idade adulta, e o tamanho varia de 80 cm a 1,60 m, mas algumas espécies podem passar dos 2 metros de altura. As patas traseiras grandes e fortes, assim como a cauda, permitem que o canguru dê saltos bem altos e projetados para a frente: enquanto os pulos podem chegar a 1,80 m de altura, a distância saltada pode ser de incríveis 9 metros!

Cangurus são animais muito rápidos também: durante uma corrida, podem atingir facilmente 56 km/h. Apenas para você ter uma ideia, o recordista mundial Usain Bolt bateu recordes olímpicos mundiais atingindo a marca de 44 km/h. É ou não impressionante?

O filhotinho e a bolsa da mamãe canguru

O filhotinho e a bolsa da mamãe canguru

A gestação de um canguru dura entre 30 e 40 dias, e nasce apenas um filhote de cada vez. Os filhotes de cangurus nascem tão pequeninos que podem ser do tamanho de uma cereja! Por serem tão frágeis, eles migram e permanecem na bolsa que fica na barriga da mãe por vários meses após o nascimento, até que seu desenvolvimento esteja concluído.

Essa bolsa, que se chama marsúpio, é um dos aspectos que mais chama atenção no canguru. Ela é responsável por guardar e proteger os filhotes enquanto eles crescem e ficam mais fortes. Em média, o filhotinho permanece totalmente “escondido” dentro da bolsa durante os três ou quatro primeiros meses de vida.

Depois disso, já pode colocar a cabeça para fora e dar uma espiadinha no mundo. Conforme vai ficando maior e mais forte, pode sair para dar pequenos passeios, mas sempre por perto da mãe. Um filhote só sai definitivamente da bolsa da mãe canguru por volta dos 10 ou 12 meses de idade.

Uma curiosidade: cangurus são ótimos lutadores! Além de se apoiarem na cauda para dar chutes com as patas traseiras, eles também podem decidir “no soco” quem vai ser o líder do bando. O vencedor, além de conquistar o direito de escolher a fêmea com quem vai acasalar, será responsável por proteger os filhotes e liderar os demais em busca de alimento e segurança no ambiente onde vivem.

Continue sua leitura com a gente! Confira os artigos que selecionamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário