Qual é o menor animal do mundo? Descubra!

Compartilhar:


qual é o menor animal do mundo

A natureza nunca deixa de nos surpreender com animais de todos os tipos, cores, formatos e hábitos. E, constantemente, novas espécies são descobertas para nos deixar ainda mais maravilhados. A baleia-azul, por exemplo, é o maior animal da Terra, podendo medir até trinta metros de comprimento. Mas e o contrário? Você já parou para pensar qual é o menor animal do mundo?

Aqui vamos listar três animais que são realmente surpreendentes por conta de seu tamanho pequenino. Confira já!

Afinal, qual é o menor animal do mundo?

Paedophryne amauensis

Essa espécie foi descoberta na Papua-Nova Guiné em 2009, e trata-se do menor sapo do mundo, além de ser considerado o menor vertebrado da Terra. Esse pequenino mede cerca de 7,7 milímetros, e chega a ser bem menor do que uma moeda.

Justamente por conta do seu tamanho minúsculo, pouco se sabe sobre a distribuição geográfica deste sapinho. Ele foi encontrado no lixo orgânico de folhas do chão de florestas tropicais e úmidas perto da Vila Amau, na província da Papua-Nova Guiné.

Musaranho-pigmeu

Atualmente, o musaranho-pigmeu é considerado o menor mamífero do mundo. Esse pequeno bichinho alcança cerca de 5,2 centímetros de comprimento, com uma cauda de até 3 centímetros (cerca de metade do tamanho total do corpo), e pesa, aproximadamente, até 2,5 gramas!

O musaranho-pigmeu tem um focinho bastante longo e pontudo, orelhas grandes e visíveis, e olhos pequenininhos. Essa espécie não apresenta muitas variações de coloração da pelagem, sendo que, no geral, a cor predominante é cinza com tons de castanho.

Esse animalzinho tem preferência por bosques, campos, jardins e florestas. De forma geral, é um bichinho que gosta de lugares úmidos e com bastante sombra. Além disso, ele tem hábitos noturnos. Sendo assim, o musaranho-pigmeu se esconde em pedras, árvores ou tocas durante o dia, e à noite passa a predar insetos, aranhas e larvas. 

Os musaranhos têm uma distribuição geográfica ampla, mas habitam principalmente as terras baixas do Mediterrâneo, de Portugal ao Médio Oriente. Mas essa espécie também já foi encontrada no sul da Ásia e em alguns países da África.

Beija-flor Abelha

qual é o menor animal do mundo

Os beija-flores são uma espécie de aves bastante conhecidas por sua elegância e formosura. Não é à toa que muitas pessoas colocam bebedouros para esses pássaros no jardim, afinal, eles complementam a beleza do local. Agora imagina só uma versão miniatura deles! Pois é, esse é o beija-flor abelha!

Considerada a menor ave da Terra, o beija-flor abelha mede, aproximadamente, 5,7 centímetros, e pesa cerca de 1,6 gramas. O macho ainda costuma ser menor do que as fêmeas.

Esse passarinho é menor do que o dedo indicador de uma criança, e diferentemente das outras espécies de beija-flor, ele apresenta um corpo mais arredondado e robusto. 

Com uma língua em formato de tubo longo, o beija-flor abelha se alimenta principalmente do néctar e pólen presente nas flores. Apesar disso, vez ou outra ele pode optar por comer insetos e aranhas.

Além disso, essa ave é extremamente importante no processo de polinização e reprodução das plantas. Isso porque, quando ele voa de flor em flor, o pólen é transferido. Uma curiosidade interessante é que o beija-flor abelha é capaz de visitar, por dia, uma média de 1500 flores. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário