Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ornitorrincos: características, habitat e curiosidades

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Ornitorrinco

O ornitorrinco é um dos animais mais exóticos que existem, seja pelas bico que parece com os das aves ou seu corpo semelhante a de alguns répteis. Por exemplo, você sabia que esse animal é capaz de colocar ovos? 

Para responder essas e outras perguntas, convidamos a especialista Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi, para nos contar tudo sobre esse animal tão curioso. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um ornitorrinco? 

Muitas pessoas acreditam que a espécie é reflexo de uma mutação genética, por suas características. Mas  isso  não é verdade. O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal silvestre que não foi selecionado geneticamente, nem é fruto de mutação genética.

Na realidade, estudos sugerem que são descendentes de uma família de mamíferos, da ordem Monotremata, que há mais 150 milhões de anos se “separou” das demais e manteve as características dos répteis, que eram seus ancestrais. Inclusive, esses atributos foram vantajosos para a espécie, permitindo a sua evolução e presença até os dias atuais.

Classificação taxonômica do Ornitorrinco

Reino: Animalia
Ordem: Monotremata
Família: Ornithorhynchidae
Gênero: Ornithorhynchus
Espécie: Ornithorhynchus anatinus
Filo: Chordata
Classe: Mammalia

Tudo o que você precisa saber sobre ornitorrinco

Olhar imagens de ornitorrinco é um convite à curiosidade, pois essa é uma espécie que chama muito a atenção pela sua aparência. Por exemplo, a cauda é bem semelhante à de um castor, o bico e as patas são similares ao de um pato.

Mas saiba que não é só isso. O que não falta sobre essa espécie são informações que deixam qualquer um surpreendido. Bateu a curiosidade? Então, confira 8 curiosidades sobre o ornitorrinco.

Os ornitorrinco são animais semiaquático, mamífero e que põe ovos.

1. Afinal, o que é um ornitorrinco: terrestre, aquático ou semi-aquático?

O ornitorrinco é considerado um animal semiaquático, pois possui características em sua anatomia que favorecem o nado.

“As membranas entre os dedos das suas patas, dobras na pele que cobrem os ouvidos e olhos são características de uma estrutura semi aquática, pois evita a entrada de água nas narinas durante o mergulho. Porém, essa espécie também pode ser vista movendo-se em ambiente terrestre, mas com menor frequência”, comenta a especialista Joyce Lima.  

2. Ornitorrinco tem estômago?

Pesquisas atuais sugerem que os ornitorrincos possuem SIM estômago. Porém, o órgão nesses animais é pequeno e não possui função digestiva, pois ao longo do tempo as glândulas presentes no estômago perderam a capacidade de produzir diversas substâncias responsáveis pela digestão.

3. Ornitorrincos são venenosos: mito ou verdade?

ornitorrinco
Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)

Verdade! No entanto, só os machos produzem o veneno, que atua como uma forma de defesa do seu território durante o período de acasalamento.

O veneno encontra-se em esporões nas patas traseiras desses animais e não é capaz de matar um humano, mas pode causar extrema dor.

4. Qual é a alimentação preferida da espécie?

Os ornitorrincos são animais carnívoros que se alimentam de pequenos animais, como caranguejos, camarões de água doce, pequenos peixes, e outros insetos aquáticos.

5. Ornitorrinco tem dentes? 

A médica-veterinária Joyce explica que: “Quando nascem, os ornitorrincos possuem um dente, chamado de “dente do ovo”, cuja função é quebrar o ovo para que ele se liberte. Porém, pouco tempo depois, esse dente cai e o animal passa a usar outros artifícios para se alimentar: o bico.”.

6. Então, como eles conseguem se alimentar sem dentes?

Dentro da boca do ornitorrinco existem placas queratinizadas (ou placas córneas) que são muito similares a unhas e calos, essa estrutura é responsável pelo atrito com o alimento, fazendo a função dos dentes na mastigação.

Saiba tudo sobre ornitorrrinco
Carnívoros, os ornitorrincos são animais que se alimentam de pequenos animais, como pequenos peixes.

7. É verdade que o bico dos ornitorrincos funciona como uma espécie de sexto sentido?

“O bico dos ornitorrincos é composto por milhares de células que são capazes de detectar campos eletromagnéticos emitidos por suas presas. Isso faz com que esses animais sejam capazes de caçar mesmo sem luminosidade e sem sentir o cheiro.” conta a especialista da Cobasi.

8. Como os ornitorrincos se reproduzem?

Entre os meses de junho e outubro, a reprodução ocorre dentro da água. Uma curiosidade sobre os ornitorrincos é que após a cópula, a fêmea gesta em seu ventre os filhotes e depois deposita cerca de um a três pequenos ovos que são enterrados em buracos que elas mesmas fazem.

“Quando eclodem, os filhotes são pequenos (têm cerca de 3cm), não enxergam e não tem pelos, sendo muito vulneráveis e dependentes da mãe. Inclusive, a amamentação também é extremamente curiosa para esses animais, pois as fêmeas não possuem mamas. O leite é produzido e escorre pela pelagem da mãe, de onde os filhotes o recolhem com a ponta de seus bicos.”, conta Joyce.

animal ornitorrinco
O ornitorrinco é encontrado exclusivamente na Austrália.

Gostou de saber mais sobre essa espécie tão peculiar que é o ornitorrinco? Quando quiser saber mais sobre outros animais exóticos e tudo sobre mundo animal já sabe onde procurar, aqui no Blog da Cobasi. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Mary Gomes disse:

    Estou amando essas matérias, vou ficar ligada nesse blog.

Deixe o seu comentário