Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tamanduá-bandeira: conheça tudo sobre essa espécie brasileira

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tamanduá-bandeira
O tamanduá-bandeira é dos animais símbolo da fauna brasileira

O tamanduá-bandeira é um dos animais nativos da fauna brasileiro mais populares que existem. Por isso, nós reunimos tudo o que você precisa saber sobre o papa-formigas, tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, jurumi ou jurumirim. Confira!

As características do tamanduá-bandeira

O tamanduá-bandeira, também conhecido pelo nome científico de Myrmecophaga tridactyla, é uma espécie que chama a atenção por seu tamanho. As fêmeas adultas podem medir até 1,2m de comprimento, enquanto os machos chegam até 1,33m. Além disso, esses animais pesam de 31,5 a 45kg, dependendo da fase da vida.  

Outra característica que difere os tamanduás-bandeira de outros animais é o formato do seu corpo. Tanto machos quanto fêmeas possuem focinho longo com três longas garras em sua pata dianteira, o que facilita a captura de suas presas, que podem chegar a 30 mil formigas ou cupins em um único dia.

Por fim, os animais dessa espécie contam com pelagem grossa e escura, principalmente na região da cauda. Quando falamos da parte visual, o charme fica por conta da faixa diagonal marcada por bordas brancas que cobre metade do dorso do tamanduá-bandeira. 

O habitat do tamanduá-bandeira

Uma das principais curiosidades sobre essa espécie é: onde vive o tamanduá-bandeira? Esse mamífero tem como habitat natural o cerrado, florestas e grandes campos abertos. Normalmente a espécie é encontrada em diversos países das Américas do Sul e Central como, por exemplo, Costa Rica, Guatemala, Brasil e Uruguai.

Qual é a dieta de um tamanduá-bandeira?

O próprio nome papa-formigas é sugestivo. Dessa maneira, o tamanduá-bandeira se alimenta principalmente de formigas e cupins e a comer milhares desse insetos por dia, o que garante o equilíbrio do meio ambiente, pois evita a proliferação desordenada dessas espécies de animais. 

Como é a reprodução dos tamanduás-bandeira?

Os tamanduás-bandeira são animais que chegam à maturidade sexual entre o segundo e quarto ano de vida. A partir de então, eles podem se reproduzir durante o ano todo, com apenas um filho por gestação, que costuma durar por volta de 190 dias.

Após dar à luz, a fêmea de tamanduá-bandeira ainda carrega do seu filhote no dorso até que ele esteja pronto para ser independente, o que pode levar até 9 meses. Durante esse período, o filhote vai, gradativamente, substituindo o leite materno por insetos em sua dieta, até que ele esteja preparado para capturar a própria refeição.

Quando vivendo em seu habitat natural, os tamanduás-bandeira têm a expectativa de vida por volta dos 25 anos. Entretanto, quando criadas em cativeiro, essa expectativa de vida do animal chega a três décadas, desde que tenham as condições de alimentação, saúde e higiene.

Tamanduá-bandeira é uma espécie em extinção?

Apesar de sua importância para o meio ambiente, o tamanduá-bandeira corre risco de extinção

Sim! Infelizmente o tamanduá-bandeira é uma espécie que está listada como passível de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Entre as principais causas que estão levando o tamanduá-bandeira à extinção estão:

  • incêndios florestais;
  • atropelamentos em estradas; 
  • agricultura e pecuária;
  • envenenamento por inseticidas para controle de pragas em plantios;
  • desmatamento;
  • caça e perseguição;
  • perda do habitat.

Em nosso país, por exemplo, a população de tamanduá-bandeira é considerada extinta nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Nos estados do Pará, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, ainda há populações de tamanduás, porém com risco de extinção.

Como ajudar na preservação do tamanduá-bandeira?

A melhor maneira de ajudar na preservação do tamanduá-bandeira e demais animais é oferecer educação ambiental para a população. A soma de conhecimento com desenvolvimento sustentável é essencial para garantir a preservação de exóticos e toda a fauna brasileira. 

Gostou de conhecer sobre o tamanduá-bandeira, um dos animais símbolo da fauna brasileira? Então, se você quiser saber mais sobre sobre outro animal, deixe um comentário para a gente.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário