Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual o menor animal do mundo? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Camaleão Brookesia Micra próximo a um dedo
Você sabe que há um camaleão entre os menores animais do mundo?

O reino animal conta com milhares de espécies, cada uma com as suas características especiais, que as tornam únicas. Quando falamos de algo que as identificam, podemos considerar diversas particularidades, como o tamanho. Por exemplo, você já parou para pensar qual o menor animal do mundo?  

Qual é o menor animal do mundo?

A lista dos menores animais do mundo é bastante ampla e inclui diversas espécies, que vão de mamíferos a pássaros, bichos microscópicos, vermes e milhares de insetos.

Inclusive, não é tão simples definir quais são os animais pequenos, isso porque existem uma variedade de espécies divididas em muitas categorias e classificações como, por exemplo, os vertebrados e invertebrados.

Mas, como somos ávidos pelas curiosidades da natureza, pesquisamos e selecionamos 5 menores animais do mundo. Conheça!

1. Vespa-fada-voadora (Mymaridae)

Vespa-fada-voadora
A Vespa-fada-voadora com 0,25mm de comprimento é o menor animal do mundo

A primeira espécie que vamos apresentar é tão pequenininha que é até difícil de enxergar a olho nu. Inclusive, o seu nome é referência a personagem Sininho, a fadinha do Peter Pan, por causa do seu tamanho compacto.

Na foto, ela pode não parecer tão pequena, mas sim, é bem menor! Seu tamanho é pequeno até mesmo para um inseto. A vespa-fada-voadora é considerada o menor animal terrestre do mundo, pois mede cerca de 0,25 milímetros (mm). Para você ter uma noção, se fôssemos usar uma régua para medir a espécie, ela ficaria entre o zero e o primeiro risquinho. 

2. Musaranho-pigmeu (Suncus etruscus)

Musaranho-pigmeu na terra
O Musaranho-pigmeu detém o título de menor mamífero terrestre

Já que falamos do menor animal terrestre, agora vamos falar sobre o musaranho-pigmeu, também conhecido como megera, o menor mamífero terrestre. Esse roedor cabe na palma da mão de um humano, e ainda sobra espaço. São 52mm de comprimento, só a cauda mede 30mm.

Originário da Europa mediterrânea e da África, esse animalzinho pode ser encontrado em campos, florestas e vales. Uma curiosidade sobre a espécie é a sua estratégia, um tanto quanto intrigante, para economizar energia durante o inverno. 

Como a comida é mais escassa nessa época, a megera radicaliza e “come” o seu próprio cérebro. Esse método é realizado para ajudar a minimizar a sua demanda por energia. Curioso, né?

3. Camaleão Brookesia micra 

Camaleão Brookesia Micra na ponta de um dedo
Além do tamanho, o Camaleão Brookesia Micra chama a atenção por não poder se camuflar

Descoberto por pesquisadores em uma ilhota de calcário em Madagascar, o Camaleão Brookesia Micra é o menor réptil do mundo, é possível acomodá-lo na ponta do seu dedo. Na fase adulta, mede um pouco mais de 2 centímetros, ou seja, comprimento máximo de 29mm.

Até 2012 essa espécie era desconhecida. Também chamada como Brookesia nana, ou “nano-camaleão”, esse lagarto tem manchas marrons em todo o seu pequeno corpo. Diferentemente de outros répteis vertebrados ou até espécies de camaleão, esse bichinho não tem a capacidade de mudar de cor.

Um adendo importante que fez a espécie chamar atenção do universo da biologia, é que é muito incomum um adulto vertebrado permanecer tão pequeno, sendo um exemplo de “pedomorfismo”. Isso acontece quando há um desequilíbrio entre a taxa de desenvolvimento somático (ou seja, uma alteração no desenvolvimento do corpo).

4. Tartaruga almiscarada (Sternotherus odoratus)

Tartaruga almiscarada segurada com dois dedos
A Tartaruga almiscarada é tão pequena que não chega a pesar duas gramas

Conhecida como Quinn, a tartaruga de 1 grama, essa espécie de 1,22 grama foi encontrada nos Estados Unidos, na cidade Kenmore, em Washington, por uma equipe de pesquisadores da ONG Pacific Northwest Turtleworks.

Seu tamanho minúsculo – que cabe dentro de uma tampinha de garrafa – aparenta ser um caso de “nanismo”, que inclusive é hereditário. Já que a mãe da tartaruguinha mede 7,6cm e o pai pouco mais de 5cm. O tamanho normal da espécie varia entre 8 e 15cm.

5. Cavalo-marinho pigmeu (Hipocampo nalu)

Cavalo-marinho pigmeu no mar
Cavalo-marinho pigmeu mede pouco mais de 30cm de altura

Essa espécie que atende a nossa curiosidade dos menores animais do mundo, é do tamanho de uma lentilha, entre 1,5 e 36 centímetros.

Conhecido como cavalo-marinho-pigmeu-africano esses animais também surpreendem pelas suas características e onde foram descobertos, no continente Africano. Isso porque todas as sete espécies de cavalos-marinhos-pigmeus habitam o Triângulo de Coral, uma região rica em biodiversidade com mais de 5,1 milhões de quilômetros quadrados.

Recém-descoberto, esse pequeno animal marinho vive há aproximadamente oito mil quilômetros de distância, sendo o primeiro da espécie visto em todo o Oceano Índico e no continente africano.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre alguns dos menores animais do mundo? Calma que temos mais curiosidades: agora vamos mostrar os 3 menores animais de estimação.

Qual o menor animal do mundo: 3 espécies de estimação pequenos

Bom, sabemos bem que escolher um pet não é fácil, principalmente quando o tutor mora em um espaço pequeno, como apartamentos. Para isso, é importante que o animal seja menor para combinar com o cotidiano de cada um.

Não é necessário deixar de ter um bicho de estimação só por conta do espaço que vive. Existem animais de diversos tamanhos que podem se encaixar perfeitamente na sua residência. Dentro desse cenário, venha com a gente conferir um pouco mais pets pequenos.

Furão

furão doméstico deitado em cadeira
Apesar de viver em gaiolas, o furão adora explorar e se esconder pelo ambiente

Você já deve ter ouvido falar nos furões, não é mesmo? Bom, eles são considerados pets muito carinhosos, brincalhões e adoram se sentir livres. Apesar disso, eles conseguem viver muito bem em casas pequenas.

É comum que esse tipo de animal viva em gaiola, principalmente por gostar de se esconder. Apesar disso, vale deixá-lo livre pela casa para poder explorar o local e se divertir.

Você deve estar se perguntando qual o menor animal do mundo e se o furão é um deles, certo? Não, mas pode ser considerado um dos menores animais de estimação. Esse pet é perfeito para aqueles que não possuem muito tempo, já que não exigem muito do tutor. 

Só fique atento para não deixar o furão preso na gaiola por longos períodos. Eles precisam de liberdade. Não ache que os furões não precisam de cuidados comuns de animais de estimação. Eles também tomam vacinas, ainda mais por terem a possibilidade de contrair doenças.

Chinchila

Os chinchilas são doces, fotos e silenciosos

Caso você se considere uma pessoa calma e que adora dias tranquilos, as chinchilas são a opção perfeita. Isso porque elas são bastante dóceis, não exigem esforços para realizar suas atividades físicas e podem viver tranquilamente em uma gaiola.

Vale destacar que este pet não faz barulho, sendo muito silencioso, até quando está se divertindo. Mas além de serem quietos, eles preferem morar em ambientes mais calmos e sem barulho. Eles podem ser considerados um dos menores animais de estimação para se  ter em casa.

Peixe-betta

peixe betta gosta de luz
Os Bettas são considerados ótimos animais de estimação pequenos

Os peixes betta são animais inteligentes e fáceis de cuidar, sendo um dos pets aquáticos mais queridos e recomendados para aquaristas iniciantes. Se você está pensando em ter esse bichinho em casa saiba que são animais que podem atingir um comprimento de aproximadamente 6,3cm, e que podem viver em aquários pequenos, porém nem compartilhar espaço com outras espécies. 

Quer saber mais sobre algumas espécies de peixes que são indicadas para criar em casa, dê o play e saiba mais:

Gostou de saber mais sobre as curiosidades do mundo animal? Aqui, no Blog da Cobasi é assim: informação, dicas e tudo o que é essencial para a vida dos animais você encontra em conteúdos exclusivos. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário