Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça os principais animais aéreos da natureza

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
beija flor voando perto da flor animais aéreos
O Beija-flor se destaca por sua beleza

Você sabe o que significa e o que são animais aéreos? Sabemos que são espécies que habitam os ares, mas esse é só o começo dessa nossa conversa. Fique com a gente e descubra muito mais sobre esses animais incríveis. Confira!

Animais aéreos: espécies

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o universo dos animais aéreos é composto apenas por aves e pássaros, isso não é verdade. Entre os tipos de animais que voam podemos encontrar insetos e até mamíferos. Acredita?

As principais características dos animais que voam são uma estrutura corporal leve, pernas fortes e asas que sejam capazes de fazê-los voar e dar estabilidade. Por exemplo, a galinha e a ema são aves, porém a sua estrutura física não permite que elas possam voar. Por outro lado, o morcego, que é um mamífero, é um animal que pode voar por longas distâncias.

Dentro deste amplo universo dos animais aéreos, podemos encontrar uma clara divisão: há aqueles animais que realmente voam com as força de suas asas e aquelas que apenas planam pelo ar. É isso mesmo! Os animais da segunda classificação ficam “parados no ar” e se aproveitam das correntes de para realizar os seus voos. Vamos conhecer cada um deles.

Beija-flor

beija flor voando no jardim animais aéreos

Entre as espécies de animais que voam, provavelmente a mais conhecida delas é o Beija-Flor, também chamado de Amazilia versicolor.  Além da beleza de suas cores e o tamanho compacto, ele é conhecido por uma característica única: suas asas podem bater até 80 vezes por segundo.

Pombos  

Pombo transmite doença

Os pombos são espécies que voam que também estão bastante presentes no cotidiano das grandes cidades, não é mesmo?  A Columba livia é um exemplo de um animal leve que voa, já que pesa, no máximo, 380g. Isso sem falar em seu corpo com 70cm de altura, o que a faz um dos animais pequenos que voam.

Abelha-europeia

abelha europeia polinizando flores
A abelha europeia é capaz de polinizar até 10 flores por minuto

Entre os animais que voam, não podiam faltar as abelhas. Presentes em grande quantidade na natureza, a Apis mellifera é considerada uma espécie ágil, já que consegue visitar e polinizar, em média, dez flores por minuto.

Morcego-lanudo

morcego-lanudo descansando
O morcego-lanudo chama a atenção por seu corpo leve.

Para não dizer que falamos apenas de aves, trouxemos um mamífero. O Myotis emarginatus é um morcego que voa. Ele é um animal de pequeno porte que possui asas, focinho e orelhas grandes. Além disso, é super leve, já que não pesa mais do que 12 gramas.

Condor-dos-Andes

condor-dos-andes
O Condor-dos-Andes voa até 300km por dia

Em contraste com a abelha e o beija-flor, temos o Condor-dos-Andes, uma das maiores aves que possuem a capacidade de voar. Vultur Gryphus possui uma característica que chama bastante a atenção, a autonomia de voo, já que ela pode sobrevoar até 300km por dia.

Cegonha-branca

cegonha branca no céu
A cegonha branca é um dos animais que voam mais alto

Um animal que voa que é faz parte das histórias infantis é a cegonha. Quem não se lembra dela ser responsável por trazer os bebês?  A Ciconia ciconia, além de sua beleza pela musculatura forte de suas asas, o que permite que ela voe em grandes altitudes.

Gaivota-de-asa-escura

gaivota asa escura se alimentando
A gaivota de asa escura é um animal muito presente nas regiões litorâneas

Um animal aéreo muito presente nas regiões litorâneas é a Gaivota-de-asa-escura. Com o nome científico de Larus fucus, essa ave tem como principal característica sobrevoar os mares em busca de alimento. Na fase adulta, pode medir até 64cm de altura.

Libélula-laranja

libélula laranja voando animais aéreos
A libélula-laranja é um animal que voa nativo do Brasil

Para fechar a nossa lista de animais que voam, temos a Libélula-laranja, um inseto que tem a Mata Atlântica como habitat natural. Pantala flavescens é conhecida como um dos animais que voam mais longe, já que pode percorrer distâncias de 18 mil km.

Animais que não voam, mas planam

Há na natureza animais aéreos que parecem voar, mas que na verdade estão apenas planando e seguindo a direção do vento. A principal característica dessas espécies é dar grandes saltos e ficar à deriva no ar por longas distâncias. Conheça algumas delas.

Cobra-voadora

cobra-voadora na árvore animais aéreos
Essa cobra asiática consegue voar por até 100 metros

Um réptil que parece voar pela copa das árvores, mas está apenas planando é a famosa Cobra-voadora, chamada pelo nome científico de Chrysopelea paradisi. Nativa do sudeste da Ásia, ela tem a capacidade de se deslocar pelo ar por quase 100 metros.

Dragão-voador

dragão-voador descansando animais aéreos
Esse lagarto não voa, mas tem a capacidade de planar

Apesar do nome assustador, o Dragão-voador é na verdade um lagarto. O Draco volans tem a capacidade de voar até 8 metros de distância do desdobrar a pele do seu corpo e transformá-la em pequenas asas.

Peixe-voador

peixes-voadores é um animal aéreo
Apesar de apenas planar, o peixe-voador é considerado um animal aéreo

Você sabia que os peixes também são animais que voam? Bem, na verdade, há espécies que planam como, por exemplo, o peixe voador. Suas nadadeiras servem como uma espécie de asa e permitem que ele voe por 180 metros cada vez que salta para fora da água.

Colugo

colugo-animal-aereo
O Colugo é um animal aéreo da família dos Lêmures

O Colugo é um mamífero planador e que faz parte da família dos lêmures.  Originários do continente asiático, os Cynocephalus volans possuem uma fina membrana de pele que funciona com asa, o que garante que eles possam planar até 70 metros de distância entre as árvores.

Jamanta

animais aéreos jamanta no fundo do mar
A jamanta é uma raia que apesar de não voar, é considerada um animal aéreo

Você já viu uma jamanta voar? Muito provavelmente não, porque ela é uma raia que plana e cria a ilusão de estar em pleno voo. A Manta birostris é um animal que pesa aproximadamente 1 tonelada, porém o seu salto para fora do mar gera uma imagem incrível, onde o animal parece estar voando com toda a leveza.

Gostou de conhecer os animais aéreos que voam ou parecem que estão voando pelos céus? Então, conte para gente nos comentários: qual deles você mais gostou e quer aprender mais sobre? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Jr disse:

    Simplesmente encantador. Incrível como a mãe natureza nos surpreende cada vez mais. A existência da natureza, traduz a verdadeira prova da existência divina.

  2. Rosangela Rocha Pedro disse:

    Sou apaixonada por Beija Flores, poderiam falar sobre eles.. Eles criam vínculo afetivo com quem lhes dão água doce no bebedouro? Tem um que bate na minha janela do quarto, quando não coloco o bebedouro bem cedo..rsrs. …. é serio, não estou ficando louca não!!!

Deixe o seu comentário