Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Calopsita sente frio? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
calopsita sente frio

Para quem tem animal de estimação, a chegada do inverno significa uma preocupação a mais, por conta das baixas temperaturas que acompanham essa época do ano. Aqui no Blog da Cobasi já falamos que cães e gatos sentem frio, mas e os tutores de aves, sabem se calopsita sente frio?

Muitos acreditam que não é necessário fazer nada, por conta da plumagem das aves. Mas, para não restar dúvidas, preparamos um conteúdo completo para saber qual a reação da calopsita em relação ao frio e se esses animais precisam de cuidados específicos no inverno. Confira!

Afinal, a calopsita sente frio?

Sim, a calopsita sente frio. E digo mais, temperaturas baixas não combinam com essa espécie. Diferentemente de cães e gatos – que possuem pelos e subpelos para minimizar o impacto da frente fria – as penas da calopsita não realizam a mesma função de proteção. 

A cobertura natural da calopsita tem diversas funções, dentre elas o isolamento térmico, porém, essa ação serve para manter a temperatura. Ou seja, se faz calor, a temperatura corporal da ave ficará quente, tal habilidade tem o mesmo resultado quando está frio. 

Portanto, nesta época do ano, se não receber os cuidados necessários, a calopsita fica mais exposta, o que diminui a imunidade, sendo a porta de entrada para várias doenças, do trato respiratório como broncopneumonia, inflamação dos sacos aéreos, entre outras. 

Sobre a pergunta inicial já temos a resposta: sim, calopsita pode sentir frio. Agora, além da sensação térmica, podemos identificar que a ave está sentindo com a temperatura baixa. Atenção, essas informações são primordiais para garantir o bem-estar e saúde do seu pet!

Como saber se a calopsita está com frio?

Se a sua calopsita está com frio, existem alguns sinais que vão evidenciar o incômodo, como: penas eriçadas (arrepiadas), ficar posicionada no canto da gaiola de forma encorujada (retraído e solitário). Em alguns casos, a ave pode adotar essa posição para dormir. 

calopsita com frio

Esses são os sinais comportamentais sobre como a calopsita reage ao frio, como também é o momento para o tutor tomar providências para combater o desequilíbrio da saúde relacionado à temperatura.

Nesse contexto, é preciso informar que a sensação de calor e frio ideal da calopsita gira em torno dos 24 ºC. Então, qualquer temperatura para mais ou menos da média, já é passível de causar complicações. Como também liga o alerta para realizar os cuidados necessários e é disso que vamos falar a seguir. 

Calopsita no frio: saiba como cuidar da ave no inverno

Já sabemos que as calopsitas sentem e como reagem ao frio. Agora, com isso, a missão dos tutores é saber manter as aves aquecidas no inverno. Existem alguns cuidados pontuais que você precisa conhecer, para isso listamos quais os principais cuidados com a calopsita no frio. Confira!

Como fazer para aquecer calopsita?

Primeira dica, dentre os cuidados essenciais está: não deixar a calopsita dormir fora de casa ou em áreas abertas quando estiver frio. Nesse caso, recomenda-se deixar a gaiola protegida e longe de onde haja corrente de ar.

A melhor escolha é deixar a casinha da calopsita em um ambiente agradável e com temperatura amena, dentro de casa. Posteriormente, caso necessário, cobrir a gaiola com um lençol, para criar uma barreira contra o vento gelado. Porém, essa é uma solução temporária, o passarinho não pode ficar muito tempo isolado sem interação. 

Além disso, aqui vai uma lista dos cuidados e precauções que podem ser aplicados:  

  • Lâmpadas de cerâmica são boas opções como aquecedores, pois ajudam a climatizar o ambiente.
  • Adicionar a rotina alimentar da calopsita, uma alimentação mais rica em energia, vai colaborar para os dias mais frios. Essa nutrição vai garantir maior gasto energético, o que auxilia na manutenção da temperatura do corpo. 
  • Outra dica na alimentação é garantir uma nutrição com variedade de carboidratos, proteínas e vitaminas, principalmente a C, que ajuda na imunidade. Além disso, esse tipo de alimentação vai evitar que a ave fique fraca e propensa à perda de peso e problemas relacionados à baixa imunidade.
  • Não coloque banheiras para banho na gaiola durante o inverno. Com as penas úmidas, a ave pode ter uma perda significativa na temperatura corporal, que pode resultar em problemas de saúde e até fungo na pele.
  • 15 a 20 minutos de banho de sol. Aproveite momentos do dia em que apareça o sol. Esse cuidado vai atuar como um aquecimento natural e extremamente necessário, para sintetizar a vitamina D e retirar a umidade das penas.

Pode usar roupinhas na calopsita no frio?

Roupinha para calopsita não é uma solução indicada nem para frio, muito menos para o calor. São diversos pontos que impedem a utilização dos acessórios, mas vamos pontuar alguns, como o estresse que pode acarretar ao animal. Isso acontece porque a ave fica incomodada com a roupa e tenta bicar o tecido. Isso pode causar situações de risco para o pássaro, ocasionando sérios acidentes. A melhor solução é proteger a gaiola, impedindo que o frio chegue até a calopsita. 

cuidados calopsita no inverno

Aqui na Cobasi, você encontra tudo para calopsita: rações, alimentos, gaiolas, informação e muito mais. Ficou com dúvida ou tem alguma dica, deixe nos comentários. Assim podemos  ajudar outros tutores, afinal informação nunca é demais, ainda mais quando o assunto são nossos amados animais de estimação. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário