Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como montar e cuidar de um viveiro para calopsita?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
viveiro-calopsita

Cuidar do viveiro para calopsita é a garantia de que a ave viverá em um ambiente confortável, higienizado e sem riscos para a saúde do animal. 

Muita gente não sabe, mas um viveiro para calopsita sempre limpinho e organizado, pode aumentar sua expectativa de vida. Por isso, separamos algumas dicas para escolher o viveiro adequado e cuidar dele da maneira correta!

Como escolher um viveiro para calopsita?

Na hora de escolher um viveiro para calopsita é importante considerar alguns fatores como modelo, material, tamanho, mobilidade e quais acessórios serão colocados no local. 

Existem 4 tipos de viveiro para calopsita:

  • Viveiro externo, onde os animais ficam expostos ao tempo. Neste caso, o ideal é um viveiro meio coberto, para que a ave consiga se proteger do tempo na área coberta e desfrutar do tempo nas áreas descobertas.
  • Viveiro em aço, onde os pássaros podem viver em ambientes internos. Este viveiro se assemelha a uma gaiola. 
  • Viveiro com rodinhas, que facilita a locomoção do viveiro em um ambiente interno ou externo. 
  • Viveiro artesanal ou em madeira, que costuma ser indicado para aves menos agitadas

Qual o tamanho do viverio para calopsita?

O tamanho com certeza é o diferencial para que ela viva de maneira confortável. É fundamental que o viveiro tenha tamanho suficiente para comportar todos os pássaros que viverão lá dentro. 

Lembre-se que quanto maior o espaço, mais confortáveis as aves se sentirão. Considere que o viveiro também tenha um espaço para elas voarem, saltarem e brincarem

De qual material deve ser o viveiro pra calopsita?

É importante que o viveiro seja feito com materiais de qualidade, sem que haja rebarbas ou pontas soltas que possam ferir as aves. 

Uma boa opção para garantir essa segurança é comprar um viveiro pronto, mas caso seu desejo seja um viveiro artesanal, contrate um profissional especializado

Além disso, é importante que ele seja pintado com uma tinta especial, atóxica para animais de estimação.

Itens indispensáveis no o viveiro

O viveiro será o lar das suas calopsitas, portanto, ele deve conter todos os itens que elas vão precisar. 

Garanta que o viveiro contenha comedouro e bebedouro, além disso, equipe com brinquedos disponíveis para as aves. Tocas, poleiros, escadas, balanços e playgrounds para aves são fundamentais para ajudar essas aves a se divertirem. 

Mantenha o viveiro sempre limpo!

Uma das formas de fazer isso, é oferecer para a ave comida sempre limpa e fresquinha. No caso do bebedouro, é importante que também esteja sempre limpa e fresca. Fique atento durante o dia para saber se a água está recebendo calor ou se está suja. Neste caso, troque. 

Caso a ave receba alimentos complementares, como frutas, verduras ou ovos, garanta que os restos destes alimentos não fiquem parados por muito tempo na gaiola, especialmente em dias quentes. 

Os alimentos podem azedar ou fermentar, aumentando as chances de bactérias no viveiro, trazendo problemas de saúde para as aves. 

Outra dica fundamental, é limpar o viveiro pelo menos uma vez ao dia. Afinal, restos de frutas, sementes espalhadas e fezes não são o melhor ambiente para as aves viverem. 

Para isso, é possível que ele seja lavado, também com água e sabão neutro

Uma dica interessante para manter o viveiro mais limpo, é colocar sobre o chão uma camada de granulado higiênico para aves, esta substância é ultra absorvente e ajuda a evitar mal cheiro no viveiro. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Rosa Maria de Aguiar Oliveira disse:

    Boa tarde concordo com as postagem de vcs, aqui em casa nos cuidamos muito bem das nossas riquezas Teca e Teço.

Deixe o seu comentário