Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gecko Lagarto: o lagarto mais popular do mundo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gecko

A busca por animais ditos “não convencionais” continua em grande crescimento nos últimos tempos. Com isso, os répteis têm ganhado popularidade como animais de estimação. Dentre as espécies procuradas está o Gecko leopardo (Eublepharis macularius), muito pelo comportamento dócil, animada e as suas características exóticas. Conheça tudo sobre esse pequeno pet. 

Tudo sobre o Gecko Leopardo

Você conhece ou já ouviu falar sobre esse animal? Esse pequeno lagarto de hábitos noturnos, é uma espécie oriundo do sudeste asiático. Para explicar melhor sobre a taxonomia do animal, precisamos falar sobre o seu grupo familiar, os répteis.

Você deve estar se perguntando “que bicho o gecko é?” Da classe Reptilia – que possuem 82 famílias, 1.131 gêneros e 9.546 espécies – esses animais são divididos em 4 ordens taxonômicas (separamos algumas espécies mais conhecidas de cada ordem):

  • Crocodilia (crocodilos, jacarés, aligatores e gaviais);
  • Rhynchocephalia (tuataras);
  • Squamata (serpentes, lagartos e anfisbenas);
  • Chelonia ou Testudinea (cágados, tartarugas e jabutis). 

O Gecko leopardo é da ordem Squamata, da família Eublepharidae, formada por cerca de 30 espécies. São animais que apresentam características específicas, como uma pele coberta por escamas e ectotermia e metabolismo intimamente ligado à temperatura, por exemplo. 

Conheça mais sobre 4 tipos de Gecko

Gecko Bell Albino

Gecko Bell Albino
Gecko Bell Albino

Mesmo sendo uma espécie albina, não tem uma tonalidade definida. As escamas do Gecko Bell albino podem apresentar uma coloração que varia entre faixas de tom claro e escuro de amarelo-dourado. Além disso, as faixas que cobrem a extensão do seu corpo podem ter pequenas manchas. O réptil costuma medir entre 20 e 25 centímetros.

Gecko Leopardo Blizzard

Gecko Leopardo Blizzard
Gecko Leopardo Blizzard

Esta espécie talvez seja a mais fácil de ser identificada, isso porque as suas escamas costumam ser completamente brancas. Existem registros de alguns membros da espécie Gecko Leopardo Blizzard apresentarem variação de tonalidades cinzas nas escamas. Uma outra curiosidade, é que a cor escura dos seus olhos cobre todo o globo ocular do bichinho. Seu tamanho pode chegar a medir entre 20 e 25 centímetros.

Gecko Leopardo Gigante

Gecko Leopardo Gigante
Gecko Leopardo Gigante

O Gecko Leopardo Gigante é uma variação mais avantajada da espécies “tradicional”. O seu corpo é coberto por escamas amareladas e suaves tons brancos. Sem manchas, o destaque fica por conta de pintas ou bolinhas pretas. Porém, a maior diferença em relação aos outros Geckos é o seu tamanho. Esse lagarto pode medir entre 25-29 centímetros quando está na fase adulta.

Gecko Cauda de Cenoura

Gecko Cauda de Cenoura
Gecko Cauda de Cenoura

O nome engraçado tem alguns motivos. Primeiramente, estamos falando de um bichinho com uma personalidade divertida. Talvez esse carisma natural tenha a ver com as suas escamas que tem padrão bem curioso: da cabeça à cauda tem uma coloração amarelada com manchas pretas. Além disso, sua cauda também pode ter uma cor alaranjada, que explica a nomenclatura criada no Brasil.

Agora que conhecemos mais sobre as características e alguns dos tipos de Gecko, chegou a hora de saber como cuidar dessa espécie. 

3 Curiosidades sobre o Gecko

Pode-se ter Gecko no Brasil?

Se você tem interesse em ter esse lagarto como animal de estimação, no Brasil, é possível criá-los como pet.

Sob a autorização de proteção do IBAMA, esses animais são espécies exóticas que podem ser criados em ambientes caseiros. Então, para o interessados, é preciso procurar por criatórios legais e de acordo com a lei.

O que o Gecko pode comer?

largato doméstico
Gecko Leopardo (Lepidodactylus Lugubris)

A alimentação base dos geckos são insetos, ou seja, a dieta é constituída por grilos, baratas, gafanhotos e larvas variadas. O cronograma alimentar, em cativeiro, é definido de acordo com a idade do lagarto. Por exemplo, os adultos podem comer até 4 insetos por refeição em 2 ou 3 vezes por semana, já os filhotes comem a cada 24h ou 48h.

Quanto tempo vive um Gecko?

Apesar de pequeno, esse largato é um animal que pode ser bastante longevo. Em média, essa espécie de lagarto pode viver entre 10 e 15 anos, mas existem registros de alguns exemplares que chegaram a atingir a idade de 30 anos. 

Gostou de saber mais sobre os Geckos? Essa é uma das espécies de lagartos mais conhecidas e fascinantes. Mesmo não sendo uma espécie que pode ser criada por tutores em ambientes domésticos, é muito interessante saber sobre este pequeno lagarto.

lepidodactylus lugubris

Caso esteja interessado em adotar um animal “não convencional” ou até mesmo “convencional”, como cães e gatos. Aqui na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para a vida dos reptéis. Tem ração, medicamentos, acessórios e muita informação. Basta acessar o pet shop online ou o Blog da Cobasi para se manter atento em tudo relacionado ao mundo animal. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário