Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tanatose: descubra por que os esquilos se fingem de mortos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
esquilo-voador-tanatose-arvore
O esquilo-voador é um dos animais que usa a tanatose para sobreviência

Muito provavelmente você deve ter visto o vídeo de um esquilo fofinho se fingindo de morto com um cabo de vassoura ao perceber a presença de uma pessoa estranha. Mas, você sabia que a  técnica usada por ele se chama Tanatose e que, muitas vezes, é essencial para a sobrevivência desses e outros animais? Confira tudo sobre a Tanatose.

Tanatose: o que significa

A Tanatose é uma ferramenta de defesa que permite que os animais, assim como o esquilo do vídeo, possam se fingir de morto. Na natureza, esse mecanismo é essencial para que eles possam enganar os seus predadores e se manterem vivos diante de qualquer ameaça, como foi no caso do vídeo. 

Esse tipo de mecanismo de defesa tem duração variada, podendo chegar a até 30 minutos dependendo da espécie e da necessidade do animal. Mas você sabia que a técnica que recebe esse nome em homenagem à Thanatos, o Deus da morte, é muito mais do que fechar os olhos e se deitar sob uma vassoura? Confira como funciona

Como funciona a Tanatose

O esquilo ter se fingido de morto não é engraçado, afinal de contas, os animais só recorrem à tanatose quando acreditam que a sua vida corre período. A prática varia de espécie para espécie, porém, além de fechar os olhos e se deitar, eles podem ficar inchados, exalar mau cheiro e reduzir a frequência respiratória e cardíaca para manter o corpo resfriado.

Esse fenômeno é muito comum entre os mamíferos de pequeno e médio porte como, por exemplo, anfíbios, répteis e artrópodes. Afinal de contas, os predadores preferem se alimentar de animais frescos e recém abatidos. Ninguém gosta de alimento com mau cheiro e frio, não é mesmo?

Quais animais se utilizam da Tanatose?

Na natureza, há uma série de animais que se utilizam da técnica da tanatose para enganar os seus predadores naturais. Entre as espécies mais famosas estão:

  • Peixes;
  • Cobras;
  • Lagartos;
  • Sapos;
  • Gambás;
  • Caranguejo.

O curioso caso do peixe dorminhoco

Como falamos, a técnica usada pelo esquilo que se fingiu de morto com a ajuda de uma vassoura é, essencialmente, um fenômeno de defesa. Entretanto, há uma exceção nessa regra, o peixe dorminhoco, também chamado de Nimbochromis livingstonii.

Seja em aquário ou em seu habitat natural, o peixe-dorminhoco se aproveita da Tanatose para atrair pequenos peixes curiosos. É isso mesmo! Ele pode se fingir de morto como fez o esquilo por até 30 minutos e, assim que uma presa aparece, ele desperta, ataca e ingere os peixes menores.

Qual é o esquilo que se fingiu de morto?

O esquilo que fingiu a própria morte para fugir da ameaça de uma humana que ele acreditava ser um predador, é o esquilo-voador. A principal característica dos Pteromyini, é possuir uma pequena membrana que liga as patas dianteiras às traseiras, permitindo que os roedores possam planar em curtas distâncias.

Esse tipo de esquilo, além de usar a Tanatose para escapar de seus predadores naturais, também é conhecido por ser um animal noturno. Além disso, seu habitat natural são as copas das árvores, onde se alimentam de pequenos frutos.  Ele só se aventura no solo em situações extremas como, por exemplo, ao fugir de seus predadores, as aves de rapina.

Agora que você já conhece o que é Tanatose e o tipo de esquilo que se fingiu de morto usando um cabo de vassoura, que tal assistir novamente o vídeo que viralizou na internet? Confira!  

Ficou curiosa ou curioso sobre esse tipo de esquilo-voador? Então, deixe uma pergunta dos comentários para que possamos responder. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Marilú disse:

    Imagino o estresse do animal. Algo que pareceu fofinho e, em verdade, eh uma tortura

Deixe o seu comentário