Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pode criar capivara de estimação? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
capivara de estimação

Você já assistiu aos vídeos do tiktoker Agenor Tupinambá ao lado da capivara “Filó” nas redes sociais? A rotina e o zelo com o animal viralizaram e conquistaram diversos fãs, porém nesta terça-feira (18), o fazendeiro foi notificado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, o que levantou a questão sobre a criação de capivara de estimação

Capivara “Filó”: entenda o caso

Agenor é um fazendeiro e universitário, que mora em Autazes, no interior do Amazonas. Nas redes sociais, ele mostrava o seu dia a dia com “Filó”, búfalos, um papagaio, um porco, um mergulhão selvagem, um biguá e um pato mergulhão, que também recebem os cuidados do criador de conteúdo.

A amizade entre o fazendeiro e a capivara viralizou na internet, ganhou destaque, muitos fãs e cada vez mais alcance. Porém, o influencer recebeu uma notificação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o denunciando por diversas acusações: suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.

Dessa forma, o tiktoker amazonense afirma que foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil, obrigado a entregar Filó e o papagaio rosa ao órgão, além de excluir todos os vídeos com os animais dos seus perfis nas redes sociais. O órgão ambiental deu prazo de até seis dias para a entrega dos animais.

Por meio de nota de esclarecimento publicada no seu Instagram, Agenor disse lamentar a notificação recebida e destacou a paixão que sente por todos seus animais. O criador de conteúdo também afirma que a Filó não foi retirada do seu habitat natural e que seu objetivo sempre foi cuidar dos animais, além de apresentar mais sobre a cultura dos ribeirinhos para outras pessoas.

Criar capivara de estimação é crime?

Para essa questão, o primeiro ponto é levar em consideração que as capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) , assim como toda a fauna silvestre, são protegidas pela constituição federal e outras legislações brasileiras. Ou seja, a Constituição Federal tem leis rígidas em relação à obrigação do estado em garantir a sua preservação e ocorrência natural. 

pode ter capivara de estimação
Para criar capivaras ou outros animais silvestre é necessário ter a documentação do órgão ambiental aprovando a licença de criação.

Desse modo, a caça, captura, abate, transporte, entre outras questões de translocação e/ou manipulação de animais da fauna silvestre é proibida sem a devida autorização junto ao órgão ambiental competente.

Então, pode ter capivara de estimação e criá-la como pet, mas, para isso, é indispensável autorização emitida pelo órgão responsável pelo estado em que o futuro tutor vive.  

Mas, capivara pode ser domesticada?

Sim, capivara pode ser domesticada e até adotada. Assim como qualquer outro animal, esse roedor, por seu porte gigante e por ser uma espécie exótica, é necessário uma série de cuidados específicos, como:

Qual ambiente indicado para criar capivara de estimação?

Com a aprovação da licença de criação da capivara, é preciso adaptar as instalações de acordo com as necessidades do animal. O mais indicado é ter ambientes calmos e com pouco movimento, em uma área de cerrado.

Além disso, investir em cercas vivas, árvores frutíferas e um amplo gramado com no mínimo 3 x 4m são boas escolhas para criar um espaço adequado ao animal e garantir que suas atividades e descanso sejam tranquilos e confortáveis. Um ponto importante é: a capivara adora dar grandes saltos, ou seja, o local onde ele vai ficar deve ter 1,5m de altura, no mínimo.

Como são animais com hábitos aquáticos, uma piscina com mais de 1 metro de profundidade e comprimento que garanta um nado confortável para o animal, também são ótimas escolhas para o enriquecimento ambiental. Pensando em segurança, garanta que o lugar não ofereça nenhum espaço para o bichinho fugir, ainda mais se forem filhotes de capivara.

Cuidados especiais com a capivaras de estimação

capivaras de estimação

Uma das doenças comuns em capivara é a incidência do carrapato estrela, o qual transmite a febre maculosa, uma zoonose transmitida pelo carrapato-estrela comum em zonas rurais.

Para prevenir a doença em animais e humanos, é impreterível fazer visitas frequentes a um veterinário de animais exóticos.

Como é o comportamento das capivaras?

Capivara é muito dócil e calma, com poucos relatos de ataques desse bichinho. Porém, podem acontecer exceções, que são resultados de um animal estressado ou se sentindo ameaçado – quando tende a atacar como forma de defesa.

Vale ressaltar que o perfil da capivara é muito sociável, pois gosta de viver em bandos. Portanto, se estiver pensando em adotar, o mais indicado é sempre optar por uma família, em vez de apenas um bichinho. Seja uma capivara filhote ou adulto, eles precisam de companhia, pois eles se sentem ameaçados quando estão sozinhos.

O que capivara de estimação come?

As capivaras são animais herbívoros, então a sua base alimentar são vegetais: capins, cana, milho, mandioca e leguminosas, são as refeições preferidas. Em geral, esses animais comem de 3 a 5 quilos por dia, de acordo com seu peso. 

roedores

Gostou de saber mais sobre capivara de estimação? Lembre-se que para criar animais silvestres e exóticos é preciso da validação dos órgãos ambientais, como também é indispensável conhecer a espécie e suas necessidades especiais. Se tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário