Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lista de animais em extinção no Brasil e no Mundo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais em extinção

A superexploração, mudanças climáticas globais, ocupação desordenada, a utilização desenfreada dos recursos naturais, degradação acentuada dos ecossistemas, entre outros fatores estão contribuindo para a deterioração das condições gerais do meio ambiente e, consequentemente, no aumento do número de animais em extinção

Vários animais encontram-se, atualmente, em situação grave de extinção, ou seja, correm risco de desaparecer de maneira definitiva do nosso planeta. A seguir, conheça algumas espécies que estão enfrentando esse grave problema. 

Entenda mais sobre o status das espécies de animais em extinção

Antes de apresentar as espécies, entenda como funciona o status dos animais que correm risco de extinção:

CategoriaSigla Característica
ExtintaEXQuando o último indivíduo da espécie morre, ou seja, não existe mais nenhum representante da espécie vivo na natureza ou em cativeiro.
Extinta em naturezaEWSão as espécies que não são mais vistas na natureza, encontradas apenas em cativeiro ou naturalizadas fora de sua área de distribuição natural.
Criticamente ameaçadaCRSão as espécies que sofrem risco extremamente elevado de extinção em um curto período de tempo.
Em perigoENÉ quando as evidências demonstram que a espécie poderá ser extinta em pouco tempo.
VulnerávelVUQuando a espécie apresenta um risco elevado de se tornar ameaçada, especialmente, pela destruição dos seus habitats.
Quase ameaçadaNTQuando em um futuro próximo, a espécie corre o risco de se tornar ameaçada.
Pouco preocupanteLCCompreende as espécies mais abundantes e que não correm risco de extinção.

Animais em extinção: 10 espécies que podem desaparecer para sempre 

A biodiversidade vem sofrendo a muitos anos com a perda de diversas espécies que estão ameaçadas de extinção. Esse é um processo que vem sendo intensificado e acelerado pelo homem, o que coloca a existência de diversos animais em risco.

Como resultado, isso significa que essas espécies podem desaparecer em breve ou apenas serem vistas em cativeiro. A seguir, listamos algumas delas:

1. Vaquita (Phocoena sinus)

A vaquita ou “vaquinha do mar” é considerada o mamífero marinho mais raro do mundo pelo World Wildlife Fund (WWF). Infelizmente, desde 1996, o animal está listado em perigo crítico de extinção.

Descoberta em 1958, estima-se que existem atualmente apenas cerca de 10 animais da espécie vivos, vivendo exclusivamente no Golfo da Califórnia, no México. Esse quadro de extinção das vaquitas está intimamente ligada à pesca comercial. 

2. Jacutinga (Aburria jacutinga)

animais em extinção Jacutinga
Jacutinga (Aburria jacutinga)

A Mata Atlântica – uma das florestas mais ricas em biodiversidade no Planeta – é a casa de  diversas espécies da fauna e da flora. Porém, o seu bioma continua sofrendo intensamente com o processo de ocupação e exploração das suas riquezas, o que reflete no risco de extinção de variadas espécies de animais, como a Jacutinga.

Supõe-se que essa ave de porte grande que habita as copas de árvores da Mata Atlântica, está em risco de extinção por conta dos impactos do desmatamento, da caça e a exploração do palmito jussara, que é um importante alimento para a ave.

3. Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)

animais em extinção mico-leão-dourado
Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)

O mico-leão-dourado é um dos animais mais simpáticos da nossa fauna, muito conhecido por conta da cor vibrante de seus pelos e por ser um personagem importante na luta contra a extinção de animais.

Atualmente, essa espécie endêmica da Mata Atlântica, é classificada como “em perigo de extinção”. Acredita-se que existem aproximadamente 2.500 indivíduos na natureza, de acordo com o último levantamento.

4. Saosa (Pseudoryx nghetinhensis)

Conhecido como o “unicórnio asiático”, esse bovino de chifres longos é encontrado na floresta da fronteira entre Vietnã e Laos, região onde a caça ilegal é uma grande ameaça. Por ser notoriamente esquivo, a última vez que foi feito um registro fotográfico do animal foi em 2013, o que dificulta saber quantos ainda existem na natureza. 

5. Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

Lobo-guará
Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

O descontrole na ocupação e exploração do bioma está entre as principais causas de ameaça ao lobo-guará. O alto número de atropelamentos do animal também está entre as situações mais preocupantes.

O maior canídeo silvestre da América do Sul é considerado um animal que vive em situação vulnerável para extinção. O lobo-guará, que estampa a nota de R$ 200, vive no Cerrado e áreas rurais e é considerado inimigo por muitos proprietários. Infelizmente, isso resulta na morte de diversos bichos da espécie por tiros. 

6. Lobo-vermelho (Canis rufus)

Lobo-vermelho (Canis rufus)
Lobo-vermelho (Canis rufus)

O lobo-vermelho está em perigo crítico de extinção, devido ao crescente desenvolvimento urbano e as ações ilegais dos proprietários de terras e fazendeiros que os caçam para proteger o gado. Nativo da América do Norte, acredita-se que existem apenas cerca de 250 exemplares, dos quais 200 encontram-se em cativeiro.

7. Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)

animais em extinção rinoceronte-de-sumatra
Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)

O rinoceronte-de-sumatra é a menor e mais antiga espécie do animal asiático. Esse grupo de animais já foi encontrado em grande número no leste e sudeste da Ásia, mas, infelizmente, existem apenas algumas dezenas de animais. O grande desafio é que esses bichos são muito vulneráveis à perda e fragmentação de habitat.

8. Leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis)

animais em extinção Leopardo-de-amur
Leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis)

O leopardo-de-amur é uma espécie rara de felino originária da Rússia e da China. A espécie está na lista de animais com risco de extinção, com uma população estimada em menos de 100 indivíduos na natureza. As principais ameaças ao animal são a caça ilegal, a perda de habitat e a diminuição da população de suas presas naturais.

9. Entufado-baiano (Merulaxis stresemanni)

Mais uma riqueza da Mata Atlântica, o passarinho Entufado-baiano é uma pequena e rara ave que só pode ser encontrada nesse bioma. A última vez que teve registro do animal foi em 2019 na divisa de Minas Gerais com Bahia, por isso a espécie é considerada biologicamente ou funcionalmente extinta.

10. Gorila-do-rio-cross (Gorilla gorilla diehli)

animais em extinção Gorila-do-rio-cross (Gorilla gorilla diehli)
Gorila-do-rio-cross (Gorilla gorilla diehli)

Trata-se da espécie mais rara de grandes símios do mundo. Estima-se que existam cerca de 300 animais, que vivem na natureza, nas regiões montanhosas da Nigéria e Camarões. Raramente vistos, existem grupos de proteção e preservação da fauna e da flora, que fazem de tudo para evitar que o Gorila-do-rio-cross seja alvo de caçadores.

Animais em extinção: quais espécies foram extintas nos últimos cem anos?

A preservação da biodiversidade é um dos mais relevantes temas e desafios da sociedade humana moderna. Quando essas ações não são tomadas, infelizmente, acontecem de animais serem completamente extintos, como aconteceu com algumas espécies.

Confira alguns animais que foram extintos no último século:

Bicha-cadela-gigante-de-santa-helena
animais em extinção Tartaruga-das-galápagos-de-Pinta
Íbex dos Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
animais em extinção Tartaruga-das-galápagos-de-Pinta
animais em extinção Partula suturalis
animais em extinção Gazela-saudita
Bicha-cadela-gigante-de-santa-helena
Bicha-cadela-gigante-de-santa-helena
Tartaruga-das-galápagos-de-Pinta
Tartaruga-das-galápagos-de-Pinta (Chelonoidis nigra abingdoni)
Íbex dos Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
Íbex dos Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
animais em extinção Tartaruga-das-galápagos-de-Pinta
Tartaruga-das-galápagos-de-Pinta (Chelonoidis nigra abingdoni)
Partula suturalis
Partula suturalis
Gazela-saudita
Gazela-saudita (Gazella saudiya)

O desmatamento, tráfico de animais, urbanização e poluição são uns dos principais fatores da extinção dos animais. Por isso, para evitar mais perdas, é fundamental que os humanos tenham consciência de preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos.

Esse é um passo importante para desacelerar a devastação, queimadas, poluição dos ambientes e a exploração desordenada dos recursos naturais. Cada pessoa pode fazer a sua parte para mudar o destino dos animais e da natureza, defendendo todas as espécies ameaçadas de extinção. 

Aqui, na Cobasi você encontra tudo sobre o mundo animal: informação, dicas, curiosidades e tudo o que é essencial para cuidar do seu animal de estimação, como cachorro, gato e outros animais. Se faltou alguma espécie na lista deixe nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário