Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mico-leão-dourado: conheça o rei da Mata Atlântica

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mico leão dourado

O mico-leão-dourado é um animal bem conhecido da fauna brasileira. Ele já se tornou símbolo da luta pela preservação das espécies nativas, ameaçadas de extinção.

Com seu aspecto e cores bem chamativas, esse pequeno primata encanta qualquer um que o vê. Mas você sabe quais são a origem e os hábitos do mico-leão-dourado?

Continue com a gente para saber mais sobre esse animal!

Origem do mico-leão-dourado

Conhecido por ser uma espécie endêmica, o mico-leão-dourado é um animal nativo da Mata Atlântica. Isso significa que ele só pode ser encontrado naturalmente aqui no Brasil.

Suas cores podem variar de dourado a vermelho-dourado. Assim, é quase impossível não se encantar por esse primata. Outra característica marcante é sua longa cauda e seu tamanho, que pode chegar aos 60 cm.

Além disso, a figura dele é muito conhecida por estampar uma das notas brasileiras.

O mico-leão-dourado é um dos animais silvestres listados como em perigo de extinção. “A criação ilegal é uma das causas para a dramática redução de sua espécie, somada ainda à fragmentação contínua de seu habitat”, explica Luiz Lisboa, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi.

Hábitos do mico-leão-dourado

mico leão dourado

O mico-leão-dourado possui hábitos diurnos. Por viver na região da Mata Atlântica, ele costuma dormir em cima de árvores ou entre cipós. 

Com uma expectativa de vida de oito anos, o mico-leão-dourado gosta de viver em grupo e sua alimentação é bem variada. Segundo o biólogo, esses animais “adoram comer frutas das mais diversas, com predileção pelas mais macias. Eles incluem ainda em sua dieta habitual uma boa quantidade de pequenos insetos”.

Além disso, o mico leão é um dos responsáveis pela dispersão de sementes na região. Após suas refeições e no processo de eliminação das fezes, as sementes voltam ao solo. Desse modo, a Mata Atlântica também se beneficia com a presença dele.

No entanto, o mico-leão-dourado não pode ser adquirido como pet. Por ser uma espécie em extinção, sua posse como animal doméstico é ilegal.

O biólogo também explica que “sua criação em cativeiro está condicionada a centros de pesquisa, que prezam pela manutenção da espécie. Esses locais também promovem a reintrodução à natureza do mico-leão-dourado”.

Cuidados com o mico-leão-dourado

Como o mico-leão-dourado está em extinção, é importante preservar a região que ele habita, a Mata Atlântica. Somente dessa forma será possível evitar que o número de animais dessa espécie continue diminuindo. Por isso, não incentive a prática de venda e comércio ilegal de espécies nativas. Caso queira conhecer um mico-leão-dourado de perto, visite os centros de proteção animal.

Esses centros são locais seguros para os animais. Isso porque, lá, eles possuem um espaço com boa vegetação, alimentação balanceada e cuidados veterinários.

Devido à devastação do habitat do mico-leão-dourado, é possível que eles apareçam em regiões urbanas. Portanto, caso você encontre um desses primatas próximo à sua residência, acione a Polícia Militar Ambiental imediatamente. Também não se aproxime muito do animal. Dessa forma, você evita o contato com possíveis zoonoses.

No entanto, caso seu desejo seja ter um primata de estimação, saiba que há algumas espécies que podem ser adquiridas como pets. Para cuidar delas, é necessário ração especial e uma gaiola segura e grande para seu novo amigo.

Viu como o mico-leão-dourado tem muito a nos ensinar sobre a fauna brasileira além da sua cor chamativa? Preservar esse animal é importante para a conservação da Mata Atlântica, um dos biomas que mais afetados no nosso país.

Mas não pense que é somente o mico-leão-dourado que compõe a fauna brasileira. Outros animais também se destacam em nosso país e vale a pena conhecê-los!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário