Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Répteis em extinção: conheça as principais espécies

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
répteis em extinção

Você sabia que existem vários répteis em extinção desde muito tempo, começando há milhões de anos, lá na Era Pré-Histórica? Hoje vamos te mostrar algumas das espécies de répteis extintas para você ficar por dentro do assunto. Mas, antes de citarmos os principais répteis em extinção, é importante entendermos quais são as diferenças entre répteis ameaçados de extinção, extintos da natura ou extintos. 

Quando nos referimos aos répteis ameaçados de extinção entendemos serem animais que ainda existem na natureza, mas correm grandes riscos de desaparecer. Já os animais extintos da natureza são aqueles que não existem mais em seu habitat, mas possui exemplares em cativeiros. Por sua vez, os animais extintos são aqueles que realmente não existem mais, seja no habitat ou em qualquer outro local.

Quais os principais répteis em extinção hoje em dia?

Devido a esse longo período de extinção (desde a Era Pré-Histórica), existem poucos registros sobre a alimentação, comportamento e características desses répteis. Além disso, como esses animais já foram extintos e não existem mais em nenhuma parte do mundo, é impossível criá-los em cativeiro.  

Mas, de qualquer forma, separamos algumas informações interessantes sobre as espécies extintas há muito tempo para você acompanhar. Veja quais são elas a seguir.

Rhamphosuchus crassidens: foi a maior espécie de crocodilo encontrada até hoje (com exceção dos dinossauros). Os animais se alimentavam de peixes e viveram na Índia há 2 milhões de anos.

Crocodylus anthropophagus: essa espécie de crocodilo foi encontrada na região da Tanzânia e chegava aos seus 7,5 metros. Não se sabe ao certo do que se alimentavam, mas acredita-se que caçavam mamíferos e até hominídeos.

Bolyeria multocarinata: popularmente conhecida como jiboia-da-ilha-roud, o seu nome se originou porque era uma espécie endêmica da Ilha Roud, localizada a alguns quilômetros da Ilha Maurícia.

Podarcis lilfordi rodriquezi: chamado lagarto-da-ilha-de-ratas, existiu em uma ilha na região de Minorca e acabou sendo extinto em meados do século XX.

Chioninia coctei: muito semelhante a um lagarto, o seu último registro aconteceu no ano de 1912. Porém, a espécie só foi considerada extinta pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) no ano de 2013.

Cylindraspis indica: conhecida como tartaruga-gigante-de-reunião e endêmica das Ilhas Reunião, eram animais muito dóceis e tranquilos e foi uma espécie numerosa por volta do século XVIII. Contudo, muitos indivíduos foram mortos por marinheiros europeus para utilização de sua gordura para queima.

Como os répteis são extintos?

Os répteis são animais muito sensíveis a mudanças em seus habitats. Por esse motivo, um dos principais fatores que levam esses animais à extinção são: mudanças climáticas, destruição do ambiente em que vivem, atropelamentos e caças. 

répteis em extinção

Como preservar os répteis?

Para evitar a extinção de outras espécies contamos com medidas de preservação, como a divulgação e educação para conscientizar pessoas, conservação e criação de áreas naturais protegidas para perpetuação da espécie, não promover venda ilegal, entre outros. Esses são fatores importantíssimos e fazem toda a diferença para que esses animais consigam viver adequadamente.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário