Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais ovíparos: conheça as espécies mais comuns

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
a galinha é um dos animais oviparos

Os animais ovíparos estão em um dos grupos entre tantos que existem no reino animal. Mas afinal, você sabe quais espécies são consideradas ovíparas? E mais, está claro para você o que esta palavra um tanto quanto diferente significa? Pois hoje o post é sobre este grupo de espécies e suas principais características.

Descubra um pouco mais sobre essas criaturas, seus hábitos e comportamento. 

O que são animais ovíparos?

Com certeza bateu uma curiosidade para descobrir quais são esses animais. O termo em si já deixa vestígios. Isso porque espécies ovíparas são aquelas que passam seu desenvolvimento fora do corpo da mãe, mais especificamente, dentro de um ovo.

É através do vitelo, isto é, um material nutritivo que se encontra dentro do ovo, que o embrião se desenvolve até o momento do nascimento.

Qual a diferença entre animais ovíparos e vivíparos?

Se por um lado temos os embriões que trilham seu caminho do lado externo, ou seja, fora do corpo da mãe e dentro de ovos, como é o caso dos animais ovíparos. Do outro, existem os animais vivíparos, entre eles os mamíferos, que carregam o embrião dentro do organismo. Neste caso, o feto se alimenta dos nutrientes maternos.

Quais os animais ovíparos mais conhecidos?

sapo faz parte dos animais oviparos

Agora que já ficou clara a principal característica desse grupo, é hora de descobrir quais animais são ovíparos. E acredite, você conhece grande parte!

Peixes

É comum aprendermos sobre o ciclo de reprodução dos peixes nas aulas de biologia. Aliás, uma das características que você deve se lembrar é dos ovinhos que as fêmeas depositam na água. Os peixes são animais ovíparos de fecundação externa. Isso quer dizer que a liberação dos espermatozóides do macho só acontece após os ovos estarem na água.

Aves

Outro grupo de peso é o das aves, animais que depositam seus ovos dentro de ninhos e passam pelo processo de “chocar”. É preciso manter os ovos aquecidos para os embriões se desenvolverem. A galinha é ovíparo, por exemplo. Uma curiosidade sobre esses animais é o cuidado parental que apresentam de acordo com a quantidade de ovos.

Aquelas aves que não depositam tantos ovos, tendem a cuidar mais do ninho. Ao contrário daquelas que põe um maior número.

Aracnídeos

Quando o assunto é quantidade de ovos, certamente o grupo dos aracnídeos surpreende. É o caso das aranhas, lacraias e mariposas, por exemplo. E ao contrário de alguns grupos que possuem somente fecundação interna ou externa, existem espécies de aracnídeos que apresentam ambos os tipos.

Répteis

Já vamos começar tirando sua dúvida se a tartaruga é ovíparo, pois é um dos exemplos claros desse tipo de fecundação. Além dela, outros animais se destacam no grupo de répteis e anfíbios, como sapos, cobras e crocodilos. Dependendo da espécie, o animal deposita os ovos na água ou fora dela. Entretanto, tudo depende das suas características.

E então, o que achou da aula de hoje? Animais ovíparos são comuns e próximos dos seres humanos. Agora, se quiser conhecer mais sobre o reino animal, temos outros conteúdos para você no nosso blog. Sendo assim, veja alguns deles que você pode se interessar:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário