Conheça 6 tipos de tartarugas para ter em casa

Compartilhar:


Tipo de tartaruga andando na terra

As tartarugas são animais dóceis e muito tranquilos. Geralmente, cágados e jabutis também são chamados de tartarugas, mas cada quelônio possui uma característica diferentes. Algumas espécies, inclusive, podem ser domesticadas! Você conhece os tipos de tartarugas?

Conheça seis espécies que podem ser suas novas companheiras!

Qual a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti?

A tartaruga em si, é um animal marinho e não pode ser domesticado. Só no Brasil, existem cinco espécies de tartarugas-marinhas. Entretanto, todas estão em risco de extinção.

Já o cágado é considerado um quelônio semiaquático, porque gosta de nadar em água doce, mas também vive na superfície. O jabuti é terrestre.

Contudo, a melhor maneira de diferenciá-los é a partir dos seus cascos. A tartaruga-marinha possui a carapaça estreita, ideal para ajudá-la a nadar com facilidade.

Os cágados têm o casco achatado e leve, por isso também são adequados para mergulhos. Já o casco dos jabutis é grosso e mais pesado. Em contrapartida, a característica faz com que o pet ande bem devagar.

Tipos de tartarugas domésticas: 6 espécies para ter em casa

Tartaruga tomando sol

Os tipos de tartarugas domésticas recomendados são cágados e jabutis. A maioria desses animais deve ser comprada em locais autorizados pelo IBAMA, porque só quelônios criados em cativeiros podem ser domesticados. 

Conheça algumas espécies:

Tartaruga-da-madeira

Esse tipo de tartaruga é um jabuti. Ele possui o casco cinza, as patas e a cabeça laranjas, com manchas pretas pelo corpo. Pequeno em comparação a outras espécies, a tartaruga-da-madeira chega aos 23 centímetros.

A alimentação deve ser a base de ração, frutas e outras plantas. Na natureza, ela come fungos, carniça e animais invertebrados.

Jabuti-tinga

O jabuti-tinga é um animal onívoro, mas, quando criado em casa, deve comer ração especializada e outras plantas. Seu corpo é amarelado, assim como a carapaça.

Uma das maiores espécies, pode alcançar os 70 centímetros e, quando bem cuidados, vivem cerca de 80 anos!

Tartaruga tigre d’água

Diferente dos tipos de tartarugas citados, essa espécie é um cágado! Muito fofo e delicado, quando filhote, mede cerca de cinco centímetros.

Mas, ao crescer, chega aos 30 centímetros! Seu corpo é verde, rajado em amarelo e laranja. O pet pode viver até 30 anos em casa

Tartaruga-russa

Outra espécie de jabuti, o pet possui o casco escuro, com manchas claras arredondadas. Todo o corpo é claro.

Na fase adulta, chega aos 22 centímetros. Já em relação à alimentação, prefira oferecer plantas, porque, na natureza, o animal alimenta-se de flores, ervas e vegetais.

Jabuti-piranga

O pet possui manchas avermelhadas no casco e no corpo, enquanto a pele é quase preta. Ele pode medir até 55 centímetros e viver cerca de 80 anos!

Como é onívoro, invista numa alimentação com rações e, de vez em quando, ofereça pequenos peixes.

Tartaruga-pintada

Esse pequeno animal é um cágado! Como o nome sugere, seu casco é pintado em listras, a pele é verde-escura, com riscos amarelo e laranja. 

O pet alcança os 25 centímetros, mas, para isso, é importante oferecer uma alimentação balanceada, com rações específicas para cágados

Gostou das dicas? Aprenda a cuidar de répteis com a Cobasi:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Norma Coupey Mendes disse:

    Bom Dia! Quero presentear meu netinho com uma tartaruga, mas gostaria de saber sobre onde comprar, como tratar e se o preço vai dar pra eu comprar. Obrigada!!!

  2. São lindas disse:

    Amo estas bichinhas.Sao lindas

Deixe o seu comentário