Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOG10
*Limitado a um uso por CPF

Conheça 6 tipos de tartarugas para ter em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Tipo de tartaruga andando na terra

As tartarugas são animais formidáveis e que transmitem muita tranquilidade. E, se você está entre os apaixonados por este grupo de répteis vai adorar conhecer mais sobre os tipos de tartarugas domésticas. Sim, algumas delas podem ser criadas em casa.

Além disso, separamos mais algumas curiosidades que você vai adorar saber. Por exemplo, você sabia que os cágados e jabutis também são chamados de tartarugas? Esses animais apresentam muitas semelhanças, porém são seres bem diferentes. Vamos conhecer mais sobre cada um deles? Continue a leitura!

Qual a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti?

Para explicar melhor sobre a diferença entre tartaruga, cágado e jabuti precisamos falar sobre uma palavrinha um pouco difícil: os quelônios.

Da ordem de répteis Chelonia, os quelônios, ou testudines, são o grupo que representa as:

  • tartarugas marinhas e de água-doce;
  • cágados, que vivem em água-doce;
  • jabutis, encontrados em terra firme.

Atualmente, são conhecidas 260 espécies de quelônios. Dessas, apenas sete são espécies marinhas. Por conta da semelhança, é comum ter dúvidas sobre quais espécies podem ser domesticadas. Por isso, separamos algumas informações que vão ajudar. Vamos lá!

É comum chamar todos de tartaruga, mas isso não é o correto. Por exemplo, um jabuti não pode ser colocado em água, pois é um animal terrestre, ou seja, vive em terra. Já os cágados, são semiaquáticos e podem habitar dentro da água e fora também.

Tartaruga tomando sol

A tartaruga é um animal marinho que passa a vida inteira dentro da água, saindo apenas para desovar. No Brasil, existem cinco espécies de tartarugas-marinhas. Todas estão em risco de extinção.

Contudo, a melhor maneira de diferenciá-los é a partir dos seus cascos. A tartaruga-marinha possui a carapaça estreita, ideal para ajudá-la a nadar com facilidade. Os cágados têm o casco achatado e leve, por isso também são adequados para mergulhos. Já o casco dos jabutis é grosso e mais pesado, o que faz com que o pet ande bem devagar.

Tipos de tartarugas domésticas: 6 espécies para ter em casa

Os tipos de tartarugas domésticas recomendados são cágados e jabutis. A maioria desses animais deve ser buscado em locais autorizados pelo IBAMA. Conheça algumas espécies:

Tartaruga-da-madeira

Tartaruga-da-madeira
Tartaruga-da-madeira (Glyptemys insculpta)

Esse tipo de tartaruga é um jabuti. Ele possui o casco cinza, as patas e a cabeça alaranjada com manchas pretas pelo corpo. Pequeno em comparação a outras espécies, a tartaruga-da-madeira chega aos 23 centímetros. A alimentação deve ser à base de ração, frutas e vegetais. Na natureza, ela também come fungos, carniça e animais invertebrados.

Jabuti-tinga

tipos de tartarugas Jabuti-tinga
Jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata)

O jabuti-tinga é um animal onívoro, mas, quando criado em casa, deve comer ração especializada, frutas e vegetais. Seu corpo é amarelado, assim como a carapaça. Uma das maiores espécies de tartarugas, pode alcançar os 70 centímetros e, quando bem cuidados, vivem cerca de 80 anos!

Tartaruga tigre d’água

tipos de tartarugas Tartaruga tigre d’água
Tartaruga tigre d’água (Trachemys dorbigni)

Diferente dos tipos de tartarugas citadas, essa espécie é um cágado! Muito fofo e delicado, quando filhote, mede cerca de cinco centímetros. Mas, ao crescer, chega aos 30 centímetros! Seu corpo é verde, rajado em amarelo e laranja. A tartaruga tigre d’ água pode viver até 30 anos em casa

Tartaruga-russa

tipos de tartarugas Tartaruga-russa
Tartaruga-russa (Testudo horsfieldii)

Outra espécie de jabuti, o pet possui o casco escuro, com manchas claras arredondadas. Todo o corpo é claro. Na fase adulta, chega aos 22 centímetros. Já em relação à alimentação, o animal alimenta-se de flores, ervas e vegetais.

Jabuti-piranga

tipos de tartarugas Jabuti-piranga
Jabuti-piranga

O animal possui manchas avermelhadas no casco e no corpo, enquanto a pele é quase preta. Ele pode medir até 55 centímetros e viver cerca de 80 anos! Como é onívoro, invista numa alimentação com rações e, de vez em quando, ofereça pequenas porções de carne moída.

Tartaruga-pintada

tipos de tartarugas Tartaruga-Pintada
Tartaruga-Pintada (Chrysemys picta)

Esse pequeno animal é um cágado! Como o nome sugere, seu casco é pintado em listras, a pele é verde-escura, com riscos amarelo e laranja. O pet chega a medir 25 centímetros, mas, para isso, é importante oferecer uma alimentação balanceada, com rações específicas para cágados.

Se você estava procurando quais são os tipos de tartarugas que podem ser domesticadas, esses são alguns répteis que podem ser adotados em lares brasileiros.

Como cuidar de uma tartaruga em casa?

Essas espécies de quelônios podem ter uma criação doméstica. Porém, para adotá-los, assim como todo animal, alguns cuidados são necessários. A alimentação e abrigo devem ser respeitados para garantir a saúde, bem-estar e qualidade de vida do pet.

Agora você sabe distinguir a diferença existente entre as tartarugas, os jabutis e os cágados, mas para garantir tudo o que é essencial para a sua rotina é fundamental contar com o auxílio de um veterinário. 

O profissional vai analisar cada particularidade em todos os aspectos, como por exemplo, o que come uma tartaruga doméstica. Além de questões como ambiente, cuidados, doenças e comportamento, por exemplo.

tipos de tartaruga

Mas só respondendo, os tipos de tartarugas podem comer diversos alimentos como: frutas, legumes, verduras, carnes, insetos, crustáceos e peixes.

Além disso, aqui na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para o seu animal de estimação. Visite o setor de répteis para encontrar tudo para que o seu novo animal tenha um ambiente saudável e todas as suas necessidades supridas, criando um espaço o mais próximo possível do seu ambiente natural.

Vale ressaltar que, para criar animais silvestres ou exóticos, como a tartaruga, é preciso ter uma autorização emitida pelo Instituto Estadual das Florestas (IEF) e órgãos ligados ao IBAMA.

Gostou de saber mais sobre os tipos de tartarugas? Continue navegando no Blog da Cobasi para descobrir muito mais conteúdos exclusivos sobre esses animais de passos lentos e carapuças duras. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Solange Rodrigues Vasques disse:

    Tenho uma tartaruga ou jabuti tinga ou piranga. Ganhei ela, faz mais ou menos 36 anos, dentro de copo plástico (cabia, certinho). Pergunto: posso regularizar? Onde, faço? O nome dela é TOUCHE, aquela do desenho animado. Podem me ajudar. O moço que me deu, não tenho notícias.

    • Cobasi disse:

      Oi Salange, como vai? A única forma de conseguir regularizar a sua tartaruga, é adquirindo por um criadouro autorizado pelo Ibama.
      Adoramos o nome TOUCHE! 🙂

  2. Norma Coupey Mendes disse:

    Bom Dia! Quero presentear meu netinho com uma tartaruga, mas gostaria de saber sobre onde comprar, como tratar e se o preço vai dar pra eu comprar. Obrigada!!!

  3. São lindas disse:

    Amo estas bichinhas.Sao lindas

  4. Rodrigo De Nunes disse:

    Boa tarde, nós aqui em casa vimos um quelônio desconhecido e meu pai insiste em criá-lo achando que é um que ele comprou a anos atrás e que quando cresce é completamente diferente do que temos criado.

Deixe o seu comentário