Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual a diferença entre jabuti e tartaruga? Aprenda agora!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
qual a diferença entre jabuti e tartaruga

Você já parou para se perguntar qual a diferença entre jabuti e tartaruga? Pois é, cada um desses animais possui suas próprias características e age de modos distintos. As tartarugas e os jabutis, assim como os cágados, fazem parte da ordem Testudinata, também chamada de quelônios: os répteis dotados de carapaça. Mesmo que pertençam à mesma ordem, possuem alguns pontos principais de destaque.

Por isso, identificar as diferenças entre eles pode mesmo ser complicado. Então, continue conosco para entender mais sobre o assunto!

Características de uma tartaruga

Para muitas pessoas, qualquer animal de quatro patas, com casco duro e pescoço alongado é considerado uma tartaruga. No entanto, elas são sempre aquáticas e passam toda a sua vida dentro da água, seja doce ou salgada. Para nadar com maior facilidade, as tartarugas possuem patas parecidas com remos e não contam com unhas. 

Normalmente, seu casco é um pouco mais alto e hidrodinâmico, projetado para se mover na água de uma forma mais fácil. Em relação à sua alimentação, as tartarugas comem moluscos, algas, peixes e crustáceos pequenos.

Além disso, elas vivem em praticamente todas as regiões tropicais do mundo. Seus maiores predadores, depois do ser humano, surgem logo no momento do nascimento.

qual a diferença entre jabuti e tartaruga

Tartarugas marinhas enterram seus ovos na areia da praia. Quando os filhotes nascem, precisam encontrar o mar, pois é o ambiente que lhes oferece mais segurança. Durante esse trajeto, infelizmente muitas tartarugas são alvos de pássaros e outros animais. Outras conseguem encontrar a água e se perdem no oceano, até as fêmeas precisarem voltar para a mesma praia e depositar seus ovos. A estimativa é de que, a cada mil nascimentos, só duas tartarugas chegam à fase adulta. Um número assustador, né?

Características de um jabuti

Se as tartarugas possuem a água como habitat natural, os jabutis sobrevivem exclusivamente na terra, ou seja, não têm características hidrodinâmicas. Seu casco é mais alto, grosso e pesado também, deixando-o bastante lento.

Além disso, as patas são completamente adaptadas para a terra, cilíndricas e cascudas, muito similares às de um elefante. Em relação à alimentação, são preferencialmente herbívoros, comendo produtos de origem vegetal.

Qual a diferença entre jabuti e tartaruga e o risco de extinção desses animais?

Diversas espécies que compõem a ordem dos quelônios são animais ameaçados de extinção. Só no Brasil, todas as tartarugas marinhas que desovam no litoral brasileiro já correm risco real de serem extintas.

Um dos principais motivos para isso é a pesca incidental. Os pescadores acabam capturando tartarugas em suas redes, fazendo-as ficarem presas e não conseguirem voltar à superfície para respirar. Portanto, infelizmente, elas morrem afogadas na sequência.

As alterações no ambiente feitas pelo homem também são fatores de risco. Isso porque causam mudanças no habitat natural das espécies e a introdução de predadores que não existiriam em determinados locais.

No Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é o responsável por controlar os quelônios que podem ser animais de estimação. Apenas jabutis e a tartaruga tigre d’água estão inclusos nessa categoria.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário