O que a tartaruga come: principais nutrientes na alimentação do pet

2 de março de 2021

Outros animais
uma imagem que mostra o que a tartaruga come

Diferente do que a maiorias das pessoas pensa, uma tartaruga não sobrevive apenas de folhas. Cuidar deste réptil não é tão fácil quanto pode parecer, até porque o animal vive mais de 50 anos quando bem cuidado.

Para aprender o que a tartaruga come, continue lendo este artigo e conheça mais sobre esse bichinho, que é conhecido por sua lentidão, mas é bastante curioso. 

O que a tartaruga come?

Hoje já existe ração específica para tartaruga, entretanto, a dieta do pet, que é onívoro, também traz outros alimentos, como verduras, frutas e proteína animal. Antes de decidir a melhor opção para seu bichinho, consulte um veterinário para te orientar.

Os alimentos mais comuns que uma tartaruga come no dia a dia são:

  • Verduras: couve, cenoura, folhas de frutas, chicória e acelga;
  • Frutas: banana com casca, abacate, maçã, manga, melão e melancia.
  • Proteína animal: larvas de tenébrios, minhocas, ovos cozidos com casca, gammarus (espécie de camarão).

O que dar para uma tartaruga filhote?

Há uma diferença entre o que a tartaruga come quando filhote e na fase adulta, assim como a quantidade em cada estágio. Quando filhote, ela come uma vez por dia. Já na fase jovem, a frequência cai para 3 vezes na semana.

É importante a presença de cálcio e fósforo na alimentação da tartaruga, principalmente quando filhote. Eles auxiliam no desenvolvimento da carapaça, e a falta desses nutrientes pode resultar em um casco mole, o que prejudica o bem-estar do animal.

O que a tartaruga come para ficar saudável

o que a tartaruga come ao longo do dia

Mesmo na fase adulta, o cálcio, fósforo e vitamina D são vitaminas que precisam estar presente na alimentação da tartaruga por conta da sua participação na estrutura óssea e sistema respiratório.

O cálcio e o fósforo são responsáveis por manter a carapaça do pet resistente. Uma informação interessante sobre esta parte do corpo do quelônio é que ele é formado pela camada externa de queratina, uma estrutura óssea interna. 

Para suprir a necessidade desses nutrientes, os tutores podem comprar pedras de cálcio próprias para animais, que devem ser colocadas na água. É possível também incluir na dieta casca de ovo cozida, fonte natural de cálcio e petiscos protéicos como os gammarus, que são ricos em fósforo.

Uma rotina com banhos de sol pela manhã são importantes para que o réptil fabrique vitamina D. O nutriente é fundamental para que o cálcio e demais nutrientes sejam absorvidos.

A vitamina A, também precisa estar em dia e é encontrada em alimentos como a cenoura, couve e manga. O micro nutriente regula o sistema respiratório, urinário e ocular do bichinho.

Como alimentar a sua tartaruga

A ração para tartaruga costuma ser posta na água do animal. Já outras comidas, como frutas e legumes, precisam ficar na parte térrea do aquário para tartaruga para facilitar a limpeza. Lembrando que restos de alimentos não podem ficar dentro da casa do seu amigo, pois vão apodrecer.

Agora que você já tem as informações sobre o que a tartaruga come, crie uma dieta balanceada para seu bichinho, em parceria com um veterinário especialista em animais exóticos e ofereça o que ela precisa para crescer forte e saudável. Dessa forma ela não terá problemas como obesidade e falta de vitaminas.

O que mais você gostaria de saber sobre os animais de estimação? Temos muito conteúdo no nosso blog! Olha só: