Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que a tartaruga come? Alimentação de jabutis, cágados e tartarugas

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
uma imagem que mostra o que a tartaruga come

Diferente do que muita gente pensa, uma tartaruga, um jabuti ou um cágado não sobrevivem apenas de folhas. Cuidar desses répteis não é tão fácil quanto pode parecer, até porque o animal vive mais de 50 anos quando bem cuidado. Vamos descobrir o que a tartaruga come?

Para aprender o que a tartaruga come, continue lendo este artigo e conheça mais sobre esse bichinho, que é conhecido por sua lentidão, mas é bastante curioso. 

Tartarugas, cágados e jabutis

Apesar de muito parecidos, as tartarugas, os cágados e os jabutis não são os mesmos animais. Eles pertencem à ordem dos Testudines, composto por mais de 300 espécies que têm como característica em comum a presença de uma carapaça verdadeira (ou casco). São popularmente conhecidos como quelônios.

As tartarugas são animais exclusivamente aquáticos, saindo da água apenas para desovar ou tomar sol. Os cágados são animais que se adaptaram a viver em ambientes de transição entre lagos e rios e o meio terrestre. Já os jabutis são quelônios exclusivamente terrestres.

As diferenças do habitat impactam diretamente nas características morfológicas desses animais. As tartarugas e os cágados, por exemplo, possuem cascos em formato diferenciado, hidrodinâmico e mais leve, o que ajuda a não afundar na água e a nadar com maior velocidade e agilidade; enquanto os jabutis apresentam patas traseiras em formato cilíndrico, facilitando sua locomoção na terra. Além disso, o estilo de vida impacta diretamente os hábitos alimentares desses animais.

O que a tartaruga come?

Na natureza, as tartarugas têm hábito onívoro, com forte predileção carnívora, alimentando-se de pequenos peixes, alguns insetos e plantas aquáticas.

Já os cágados, animais semiaquáticos, têm como característica serem onívoros: alimentam-se da proteína que encontrarem, seja ela de origem vegetal ou animal.

Em casa, as melhores opções são:

  • Rações flutuantes peletizadas: elas contém diversos nutrientes fundamentais para o bom desenvolvimento dos animais;
  • Larvas de tenébrio, minhocas, ovo cozido com casca e gammarus (espécie de camarão): são excelentes fontes de proteína animal;
  • Verduras verdes escuras: à exemplo de brócolis, couve, rúcula e agrião;
  • Frutas: maçã, pera e mamão.

No caso dos jabutis, esses animais ingerem uma quantidade muito maior de verduras, frutas e legumes na natureza, consumindo pouca proteína de origem animal.

Assim, as opções mais adequadas para jabutis em casa são:

  • Verduras de cor verde escura: almeirão, brócolis, catalônia, couve, escarola, rúcula e espinafre;
  • Legumes: pepino, abobrinha, cenoura e beterraba;
  • Frutas: maçã e pera, manga, tomate, goiaba, pêssego, uva, caqui, banana e mamão;
  • Proteína de origem animal: ovo cozido, pequenos crustáceo e larvas de insetos, sempre em pequena quantidade.

É importante lembrar que todas as frutas oferecidas a estes animais, independente da sua espécie, devem ser fornecidas sem sementes. Lave bem a verdura, os legumes e frutas antes de dar ao animal, pois eles carregam alguns herbicidas e pesticidas consigo.

O que dar para uma tartaruga filhote?

Quando filhote, o animal pode alimentar-se até duas vezes por dia, e as frutas, verduras e fontes adicionais de proteína devem ser introduzidos de maneira gradual na sua alimentação, conforme tornam-se jovens adultos.

É importante a presença de cálcio e fósforo na alimentação desses animais, principalmente quando filhote. Eles auxiliam no desenvolvimento da carapaça, e a falta desses nutrientes pode resultar em um casco mole, o que prejudica o bem-estar do animal.

O que a tartaruga come para ficar saudável

o que a tartaruga come ao longo do dia

Mesmo na fase adulta, o cálcio, fósforo e vitamina D são vitaminas que precisam estar presentes na alimentação da tartaruga por conta da sua participação na estrutura óssea e sistema respiratório.

O cálcio e o fósforo são responsáveis por manter a carapaça do pet resistente. Uma informação interessante sobre esta parte do corpo do quelônio é que ele é formado pela camada externa de queratina (formando as placas córneas) e uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas, que funciona basicamente como uma caixa protetora.

Para suprir a necessidade desses nutrientes, os tutores podem comprar pedras de cálcio próprias para animais, que devem ser colocadas na água. É possível também incluir na dieta casca de ovo cozida, fonte natural de cálcio e petiscos protéicos como os gammarus, que são ricos em fósforo.

Uma rotina com banhos de sol pela manhã são importantes para que o réptil fabrique vitamina D. O nutriente é fundamental para que o cálcio e demais nutrientes sejam absorvidos.

A vitamina A, também precisa estar em dia e é encontrada em alimentos como a cenoura, couve e manga. O micro nutriente regula o sistema respiratório, urinário e ocular do bichinho.

Como alimentar a sua tartaruga

As rações para tartaruga e cágado costumam ser posta na água do animal. Já outras comidas, como frutas e legumes, precisam ficar na parte térrea do aquário para tartaruga, do jabuti ou do cágado para facilitar a limpeza. Lembrando que restos de alimentos não podem ficar dentro da casa do seu amigo, pois vão apodrecer.

Agora que você já tem as informações sobre o que a tartaruga come, crie uma dieta balanceada para seu bichinho, em parceria com um veterinário especialista em animais exóticos e ofereça o que ela precisa para crescer forte e saudável. Dessa forma ela não terá problemas como obesidade e falta de vitaminas.

O que mais você gostaria de saber sobre os animais de estimação? Temos muito conteúdo no nosso blog! Olha só:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Rosilene Coelho Aguilar disse:

    Tenho 3 tartarugas
    Preciso saber se coloco a comida dentro ou fora da, água
    Estou dando folhas
    REPOLHO
    COUVE
    ALFACE
    CENOURA
    BANANA
    MAÇÃ
    ACHO QUE ELAS NÃO ESTÃO COMENDO
    NÃO SEI DE COLOCO DENTRO OU FORA DA ÁGUA
    E SE EU PICO A CEMOURA A MAÇÃ
    PICO BEM PEQUENA PARÁ CABER NA BOCA DELAS
    OU SE COLOCO INTEIRO
    POR FAVOR ME AJUDE

    • Cobasi disse:

      Oi, Rosilene. As tartarugas têm hábito onívoro e se alimentam de pequenos peixes, alguns insetos e plantas aquáticas. Normalmente, os animais que temos em casa são cágados ou jabutis, e não tartarugas. Acabamos usando esse nome genérico por costume mesmo, mas isso toda a diferença na alimentação e nos cuidados. Os cágados são animais semiaquáticos e se alimentam de proteínas de origem vegetal ou animal. Já os jabutis são aqueles apenas terrestres e até comem proteína animal, mas gostam mesmo de verduras, frutas e legumes. A nossa dica é visitar um veterinário de animais exóticos para que o profissional possa indicar a dieta adequada.

  2. Cristina De Jesus Berrelhas disse:

    Tenho um jabuti de dois anos os legumes deven ser crus e as frutas tipo mamão tiro as sementespasso vitamina d no casco mas tbm coloco no sol de manhã e a tarde

  3. Luciana disse:

    Ganhei uma jaboti de 15 anos.
    Ela tem o casco bem enrugado, não é liso e arredondado,é meio triangular.
    Está comigo fazem 15 dias,não é de comer muito.
    Toma banho na bacia,toma sol e faz coco pra caramba.
    Não sei muito bem como cuidar,Jujuba anda a casa toda!

  4. Mirtes disse:

    Ganhei 2 jabutis bebês,estou preocupada pois acho que um deles está comendo pouco,em relação ao outro,vc podem me dar algumas orientações,e tbm se coloco luz artificial para eles, quantos eles costumam comer por dia +-????

  5. Amélia Moraes disse:

    Tenho uma jabuti acho que mais de 30 anos. Mas qdo ganhei deixei com meu irmão que tinha um quintal de terra grande. Mas ele mudou se é trouxe ela pra minha casa. Ela tem um cantinho pra dormir. No frio fica vários dias embernando e toma sol qdo esra sol. Mas o problema é que ela só come manga. Até banana que as vezes ofereço ela só cheira e experimenta mas não come mais. Ofereço outras frutas ou verduras ela nem experimenta. O que devo fazer? Agradeço muito se me responder. Obrigada!

  6. Priscila disse:

    Ganhei um cágado filhote.. fica na agua e na terra geralmente coloco folhas.. tipo alface e couve. Comprei tbm uma ração mas nunca vi ele comendo nd.. parece q ele nem toca nas coisas.. será q come a noite pq nunca vi..

  7. Ivany disse:

    Não tenho certeza de qual espécie é minha tartaruga ela tem o casco redondinhos uma cor cinza eu acho e amarelo nas patas e na cabecinha é marrom e Un pinguimentos laranja tem duas que ela come bem e até anda mais ,mas acho que ela é muitoooooo parada e come pouco queria saber se é normal ela é pequena ainda e está comigo há dois meses

  8. Larissa disse:

    Ooi tudo bem boa noite teu uma jabuti ele tá saindo bolha água nariz e fazendo fezes molhe que devo fazer

Deixe o seu comentário