Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Jabuti-piranga: confira tudo sobre esse animal para toda a vida!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
jabuti piranga

Para aqueles que gostam de fugir do tradicional até na hora de adotar um pet, o jabuti-piranga pode ser uma ótima escolha de animal de estimação.

Ele é um réptil do gênero dos Quelônios, que possuem uma carapaça nas costas.

Mas, diferentemente das tartarugas, que vivem em ambientes aquáticos, os jabutis são animais terrestres e podem viver em qualquer local.

As duas espécies de jabutis conhecidas são o jabuti-piranga e o jabuti-tinga. A principal diferença entre elas é que o jabuti-piranga tem escamas vermelhas nas patas e na cabeça, além de sua carapaça ser mais alta e alongada.

Acompanhe a leitura do artigo a seguir para saber mais sobre a espécie do jabuti-piranga e os cuidados necessários com esse animalzinho. Bom proveito!

Como adquirir um jabuti-piranga?

Para ter um jabuti como pet doméstico, o tutor vai precisar de autorização do IBAMA, entidade que regula a criação de animais silvestres no país.

É necessário adquirir o bichinho de um criador autorizado pelo mesmo órgão. No ato da compra, exija a nota fiscal, o certificado de manejo e o microchip que acompanhará o jabuti-piranga.

Características da espécie e modo de vida

O jabuti-piranga é um animal dócil e que se adapta facilmente à presença de outras pessoas (inclusive crianças) e animais.

A sua expectativa de vida é longeva, podendo chegar aos 80 anos! Por isso, tenha em mente que esse pet é um companheiro para a vida inteira, e também garanta que haverá alguém para cuidar dele se você não puder mais ser seu tutor.

Quando adulto, o jabuti-piranga tem o tamanho de até 55 cm. Eles gostam de se locomover, por isso, ter rampas e túneis em seu ambiente é uma boa opção para manter o pet entretido.

O jabuti é um bichinho que não precisa de banhos, mas se você quiser limpá-lo, basta passar nele um pano umedecido.

O que o jabuti-piranga come?

Os jabutis são animais oníveros, ou seja, podem comer tanto vegetais quanto pequenos animais.

O ideal é que sua dieta tenha pelo menos 5% de proteína animal, e seja complementada com frutas, verduras ou ração própria para jabuti.

Fazer uma pequena plantação de verduras, como agrião e rúcula, na área onde o jabuti-piranga irá ficar é uma boa ideia para que o bichinho possa se alimentar sozinho.

Eles também gostam de ovos cozidos e com casca, pois contém cálcio, mineral extremamente importante para a saúde do jabuti. Já a água que o pet irá consumir tem que sempre estar fresca e limpa no bebedouro.

Quais são as condições ideais para o terrário do jabuti?

jabuti piranga

Como os jabutis são animais ectotérmicos, isso é, que regulam a sua temperatura corporal de acordo com a temperatura ambiente, o tutor deve se atentar ao local que escolheu para colocar o terrário do pet.

A temperatura ambiente deve estar entre 22º a 30º graus Celsius, ter uma certa umidade e receber luz solar, além de haver espaço para o animal se abrigar na sombra quando necessário.

Para os filhotes, o solo do terrário deve conter grama para evitar que o pet escorregue. Já no caso de adultos, pode-se variar a composição do solo com terra argilosa e areia.

Gostou de conhecer o jabuti-piranga? Veja mais curiosidades sobre répteis em outros posts do nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário