Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tartaruga: calma, carinhosa e campeã em longevidade

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantos anos vive uma tartaruga bem cuidada

Que a tartaruga é lenta, todo mundo já sabe, mas você sabia que esses animais também podem ser muito carinhosos com seus tutores. Além disso, as tartarugas também adoram se esconder dentro de seus cascos e não são muito fãs uma vida social tão agitada, será esse o segredo para uma vida tão duradoura? 

Elas gostam mesmo é de sossego. São extremamente calmas e preferem a vida isolada, até mesmo em meio a própria espécie. Porém, quem imagina que elas também não emitem sons, se engana. A tartaruga emite pequenos gritos e grunhidos, algumas podem até emitir uivar, mas claro, sempre muito baixinho.

Normalmente, esses sons ocorrem durante seu período de acasalamento ou quando elas se sentem assustadas e ameaçadas. 

Em geral, são animais fáceis de cuidar, no entanto merecem alguns cuidados especiais com relação a alimentação e habitat. 

O que as tartarugas comem?

Este réptil é tão incrível que se desenvolveram a ponto de serem consideradas onívoras, ou seja, apresentam uma dieta bem variada, de acordo com o habitat em que vivem. 

Basicamente as tartarugas, cágados e jabutis, são como os humanos e podem se alimentar de diversas classes alimentícias. No entanto, quando elas estão na água, podem se alimentar mais facilmente de peixes e pequenos crustáceos, já na vida terrestre, é muito comum que elas comam frutas e vegetais. 

Embora muita gente não saiba, o casco da tartaruga é composto por uma camada de queratina e outra interna de osso. Por isso, esses animais precisam muito da ingestão de cálcio. 

Além disso, a vitamina A também é muito importante para a saúde do pet, ela pode ser encontrada em alimentos, como nos peixes e em vegetais como a cenoura. A vitamina A é importante para promover um bom funcionamento do sistema respiratório e urinário.

Quanto tempo vive uma tartaruga?

A tartaruga é um dos animais terrestres que tem a maior expectativa de vida. Os jabutis, por exemplo, podem chegar a viver até 200 anos.  

Na realidade, a expectativa de vida desses animais depende muito do local onde eles vivem. O jabuti-piranga e o jabuti-tinha podem viver até os 80 anos de idade, os cágados em cativeiro, chegam até os 35 anos, já a tartaruga doméstica pode chegar aos 150 anos

Em compensação, a tartaruga marinha conhecida como tartaruga de couro pode viver até 300 anos. Atualmente, o jabuti mais velho vivo tem cerca de 188 anos de idade e vive em uma área de preservação na ilha de Galápagos. 

Como saber se a tartaruga é macho ou fêmea?

quantos anos vive uma tartaruga pequena

É bem comum os tutores terem dúvidas quanto ao sexo da sua tartaruga de estimação. Assim como os leões e outros animais, as tartarugas passam pelo chamado dimorfismo sexual, ou seja, as diferenças capazes de diferenciar as fêmeas dos machos. 

O problema, é que nem todo bicho possui o dimorfismo tão fácil de ser identificado. Esse é o caso das tartarugas. Sendo assim, para identificar se ela é macho ou fêmea, é necessário analisar muito bem os detalhes como cores, formatos e tamanho.

No entanto, nas tartarugas, cágados ou jabutis ainda assim é complicado, afinal, só é possível descobrir o sexo quando o animal atinge a maturidade sexual, seja, a partir dos 3 ou 4 anos de vida. 

Por isso é tão comum só descobrir o sexo da tartaruga depois de anos que ela está em casa.

Além disso, os cágados e jabutis mudam a forma de identificar o sexo de acordo com a espécie. Por exemplo, no caso do cágado tigre d’água, a fêmea costuma ser maior e possuir o casco mais escuro e uniforme

Já no caso do jabuti-piranga, os machos são maiores e a diferença pode ser encontrada no plastrão, a parte interna do casco. Nos machos essa parte é côncava, nas fêmeas ela pode ser reta ou convexa. 

Aquaterrário: como preparar?

O aquaterrário nada mais é do que um terrário, o habitat ideal para a tartaruga de estimação. Contudo, é necessário organizar o terrário de forma adequada para suprir todas as necessidades ambientais do animal. 

Algumas tartarugas podem crescer mais do que o imaginado, portanto, conhecer as características do animal é muito importante para a escolha perfeita do local onde ela irá viver. 

Muitos tutores optam por montar o aquaterrário em um tanque ou aquário, porém, hoje já é possível encontrar esses habitats prontos. O importante é saber que ele comporta confortavelmente a tartaruga. 

O ideal é procurar um aquaterrario que tenha pelo menos dois terços de espaço para o bichinho nadar e ao menos um terço para a área terrestre. Além disso, é importante se atentar a temperatura, que deve ser entre 25ºC e 35ºC graus. 

Para isso, pode ser utilizado uma lâmpada própria para aquário ou uma fonte de luz ultravioleta. Outro ponto importante é usar um filtro para água, pois mantê-la limpa é muito importante para a saúde do réptil. 

Remova o acúmulo de fezes e restos de comida diariamente e o processo de filtragem e troca da água, pode ser feito uma vez por mês.

Gostou dessa publicação? Leia mais sobre pets diferentes no nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário