Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais exóticos como pets de estimação

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais exóticos

Imagine ter um pet que foge dos animais de estimação habituais, como o cachorro e o gato. Se você tem interesse em bichos diferentes para chamar de seu melhor amigo, que tal conhecer um pouco mais sobre os animais exóticos?

Entretanto, assim como eles são animais diferentes, saiba que os cuidados e requisitos para ter um também são. 

Por isso, fique com a gente e venha aprender mais sobre os animais exóticos e em quais processos você deve ficar atento para ter um.

Conheça os animais exóticos

Primeiramente, animais exóticos são conhecidos por não serem encontrados em determinada região demográfica. Sua presença em lugares fora do seu habitat ocorre por interferência do ser humano. Ou seja, são animais que não são nativos de determinado ambiente e local.

Porém, não pense que os bichos exóticos possuem um grande porte ou características muito chamativas. Os animais exóticos podem ser, por exemplo, pássaros, peixes e até mesmo pequenos roedores.

Além disso, também podemos dizer que os animais exóticos são animais silvestres. Isso significa que eles nascem e crescem natureza, sem passar por um processo de domesticação. Ainda assim, algumas espécies podem habitar nossas residências.

Legislação sobre os animais exóticos

Infelizmente, o tráfico de animais exóticos é uma realidade ainda presente no nosso país. Além de ser ilegal, essa prática pode afetar negativamente as espécies comercializadas.

Por isso, a legislação brasileira possui punições para quem comercializa e compra esses animais de forma ilegal.

Porém, o IBAMA autoriza que algumas espécies exóticas sejam adquiridas para ambiente doméstico. Por esse motivo, você deve ter alguns cuidados ao adquirir um desses animais.

Primeiramente, informe-se para saber a lista de animais exóticos que podem ser comprados no país. Em seguida, procure por lojas de animais licenciados.

Esses locais vendem somente animais autorizados e bem tratados, seguindo os protocolos da vigilância sanitária e veterinária.

Entretanto, se você percebeu que algum animal foi obtido de forma ilegal, denuncie para o IBAMA ou para a Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres.  Dessa forma, você não incentiva essa prática.

O não cumprimento dos processos legais de posse de um animal exótico resulta em penas como multas e prisão. Além disso, práticas como maus tratos de animais exóticos, assim como os domésticos, também são consideradas crimes.

Animais exóticos de estimação

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os animais exóticos, que tal descobrir quais são mais comuns como animais de estimação?

Iguanas e saguis são algumas das opções mais encontradas no Brasil como pets exóticos.

Roedores pequenos, como a chinchila e os coelhos, também estão presentes em alguns lares brasileiros. O Micro Pig é outro exemplo. Pelo seu tamanho e sua fofura, ele atrai a atenção de muitos tutores.

Pássaros como a cacatua e pequenos anfíbios, como a salamandra, podem ser considerados animais exóticos. Do mesmo modo que peixes como o baiacu e até mesmo certas espécies de aranhas, como a tarântula, entram para essa lista.

Por isso, não se preocupe em adquirir um animal grande apenas para dizer aos amigos. Um pequeno pássaro já é certeza de um bom companheiro mais diferente.

animais exóticos

Criação de animais exóticos

Antes de mais nada, é importante que você conheça bem os hábitos e cuidados necessários do animal exótico antes de comprá-lo.

Por isso, a melhor maneira de conhecer um animal é pesquisar e se informar sobre ele. Primeiramente, saiba os hábitos, alimentação e até mesmo o espaço que seu pet irá precisar.

Não adquira um animal exótico sem refletir antes. Observe se a sua casa e suas condições financeiras podem oferecer as condições necessárias para ele se desenvolver de forma segura.

Uma boa dica para preparar seu lar para receber o novo morador é checar se o local possui estrutura e espaço para incluir uma jaula, viveiro ou até mesmo um aquário grande.

Outra sugestão é conhecer os seus gostos e limites pessoais. Você não deve adquirir animais exóticos carnívoros se não gosta de ver sangue. Caso possua alguma fobia ou repulsa a certo líquido, cheiro ou textura, tenha um animal exótico simples. Se sentir confortável com seu pet é a melhor opção sempre.

Conhecer bem o animal exótico que você quer ter é bom para se acostumar com ele e se sentir bem na presença dele. Desse modo, vocês dois poderão passar bons momentos juntos.

Lembre-se de que, mesmo que sejam mais diferentes, os animais exóticos ainda precisam de cuidados e do amor dos seus tutores para se sentirem confortáveis em um novo lar.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário