Quais são os animais domésticos? Conheça mais sobre eles

4 de março de 2021

Fauna e Flora
foto de quais são os animais domésticos

O número de bichinhos que podem morar conosco é imenso. No entanto, é bom ter certeza sobre quais são os animais domésticos, afinal, nem todos deveriam estar dentro dos lares brasileiros. Infelizmente o tráfico ilegal de bichos ainda é enorme, assim como a criação em cativeiro não legalizada.

Saiba mais sobre animais domesticados pelo ser humano. Já adiantamos que tem várias espécies de grande porte que estão na lista, será que você consegue adivinhar quais são elas?

Exemplos de quais são os animais domésticos

A domesticação de animais já acontece há milhares de anos. A história tem narrativas pra lá de interessantes sobre os bichinhos. Um exemplo disso são os egípcios, que adoravam gatos e os tratavam como criaturas mágicas. Indo além, temos os lobos, outros mamíferos e diversas aves.

Uma curiosidade legal sobre quais são os animais domésticos é que a criação vale também para animais do campo! Em resumo, se considera um animal domesticado todo bicho que está acostumado a viver com o ser humano. Geralmente são animais que sofreram alterações de comportamento e consegue se reproduzir em cativeiro.

Por isso, você pode considerar cavalos, bois, cabras, peixes e aves como parte dos animais que foram conquistados pelos homens. 

Qual a diferença entre animais domésticos e selvagens?

quais são os animais domésticos do campo

Hoje em dia, alguns animais que antes eram considerados selvagens, ou seja, viviam somente na natureza, podem ser domesticados. No entanto, é necessário se informar sobre quais são os animais domésticos legalizados pelo Ibama, o órgão controlador.

Nem todos os animais selvagens podem ser domesticados, entre eles, o Mico Leão Dourado, que infelizmente sofreu muito com o tráfico ilegal.

Quais são os animais domésticos mais comuns?

É claro que os primeiros lugares da lista são ocupados pelo cachorro, considerado o melhor amigo do homem, e o gato. Porém, você sabe quais são os animais domésticos que ocupam o resto das posições? Há outros tão fofos e interessantes quanto o cão e o gato. Vamos falar mais sobre eles e sobre as espécies legalizadas.

Aves: fáceis de cuidar e que vão alegrar seus dias

Os passarinhos são ótimas companhias. Entre os preferidos estão a cacatua, calopsita, o canário belga, o periquito e o papagaio. Mas lembre-se: esses animais precisam de gaiolas confortáveis, uma alimentação nutritiva, contato frequente com um veterinário de confiança, e claro, a presença diária do tutor, pois são aves que gostam de atenção.

Roedores: bichinhos espertos e que gostam de se movimentar

Além das aves, temos os roedores como favoritos entre os animais domésticos. Eles são ótimos para quem tem pouco espaço em casa e quer um pet fácil de cuidar. Os principais são o porquinho da Índia, hamster e chinchila.

Os bichinhos precisam de uma gaiola, alguns brinquedos para roedores, alimentação em dia e de qualidade, e carinho, é claro!

Peixes: o aquarismo é um hobby relaxante!

E por fim, temos os peixinhos. Já falamos sobre aquarismo e as vantagens de ter um aquário em casa, uma prática pra lá de divertida e que ajuda a acabar com o estresse. Entretanto, não podemos nos esquecer que os peixes são seres vivos, ou seja, se não for cuidar, é melhor não ter.

Para quem está afim de ter apenas um bichinho aquático, a recomendação é apostar no peixe betta. A espécie gosta de viver sozinha, não precisa de um aquário gigante e os cuidados são básicos.

Muitas informações bacanas, não é? Então da próxima vez que for pensar em quais são os animais domésticos, pode incluir os bichinhos do campo e até outros menos comuns, pois eles fazem parte da domesticação humana.

Leia mais sobre o universo pet no nosso blog! Por qual tema você quer começar?