Animais domésticos: conheça 5 raças e suas características

Compartilhar:


cavalo doméstico

Muita gente sabe que os animais domésticos são os animais que vivem em casa, mas será que a definição de animais domésticos é simplesmente essa?

É bem comum confundir os animais de estimação com os animais domésticos, mas na verdade, nem sempre os animais de estimação são considerados animais domésticos

Parece confuso, não é mesmo? Mas calma, neste texto vamos te explicar a principal diferença entre esses pets. 

Qual a diferença entre os animais domésticos e os animais silvestres?

Os animais domésticos, são os animais que podem ser utilizados para o propósito de trabalho, servindo como fonte de alimento ou animal de estimação. 

Sendo assim, na lista dos animais domésticos estão os cavalos, gatos, cachorros, gado, ovelhas, patos, galinhas, porcos, hamsters, ratos, entre outros. Além disso, alguns bichos em processo de domesticação podem entrar na lista, como é o caso dos animais domésticos exóticos: os sapos, cobras e tartarugas. 

Já os animais silvestres, são considerados animais selvagens, ou seja, são animais que se encontram na natureza, sem influências de seres humanos e que podem viver sozinhos ou em bandos. 

Mas vale observar que nem todos os animais podem ser domesticados, mas afinal, porque isso acontece? 

Os animais devem ser avaliados se conseguem ou não encontrar motivos para sua sobrevivência perto dos humanos. Por exemplo, um cão pode facilmente se alimentar da comida das pessoas. 

Além disso, essas espécies precisam procriar em cativeiro e alcançar a maturidade rapidamente. Isso não ocorre com um tigre, por exemplo. 

coelhos são animais domésticos

Conheça 5 raças de animais domésticos e suas caracteristicas

Dentro da categoria de bichos domésticos podemos encontrar uma série de animais, entre gatos, cachorros, cavalos, ovelhas, gado, galinha, etc. Por isso, separamos 5 espécies de animais e vamos te apresentar uma raça de cada uma delas. 

Cachorro – São Bernardo:

O São Bernardo é um cachorro de porte gigante, podendo medir até 70 cm e pesar cerca de 65 kg. Ele possui pelagem mediana, densa e lisa, nas cores branca com manchas vermelhas-clara e castanho avermelhada em algumas regiões do corpo.

É um cachorro muito sociável, amoroso, carinhoso, adora pessoas e animais. Eles são muito bem humorados, fiéis e ótimos cães de companhia. São ótimos cães de guarda, inteligentes e um pouco teimosos.

Gato – Maine Coon

Os gatos da raça Maine Coon têm conquistado cada vez mais as pessoas e se tornado mais populares. Famosos por seu tamanho, este  “gato gigante”, pode pesar até 10kg de pura fofura! São muito carismáticos, brincalhões e possuem uma pelagem longa e densa.

Cavalo – Puro-Sangue-Árabe

Este cavalo é uma raça originária da Península Arábica, eles chamam a atenção pela sua coloração branca pura. Possui porte sinuoso e arqueado, chamado de cisne. Este cavalo ganhou notoriedade devido às guerras e seu uso no comércio

Galinha – Canela-Preta

Originária do nordeste do Brasil, esta galinha não possui plumagem nas patas, possui a pele escurecida e pode conter manchas em branco ou dourado ao redor do pescoço. 

Coelho – Angorá

Originário da Turquia, este coelho é mais do que um animal doméstico, eles eram muito usados para a produção de lã, por serem muito peludos. Eles são encontrados em quatro variações: inglesa, francesa, gigante e cetim. 

Agora que você já sabe o que torna os animais domésticos, acesse nosso blog e leia mais sobre esses pets:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário