Saiba o que são animais selvagens

Compartilhar:


o que são animais selvagens

Sabemos que podemos classificar os animais em dois grupos: domésticos e selvagens. Quando falamos de domésticos, sabemos que falamos sobre aqueles que convivem harmonicamente com os seres humanos. Aliás, em geral, eles são denominados animais de estimação. No entanto, você deve estar se perguntando: o que são animais selvagens?

De modo geral, podemos definir os animais selvagens como aqueles que não podem ser domesticados, ou seja, que vivem livremente na natureza. E então, se interessou pelo assunto? Continue com a gente neste artigo e descubra o que são animais silvestres ou selvagens. Vamos nessa?

Afinal, o que são animais selvagens?

Na verdade, os animais selvagens também podem ser chamados de animais silvestres. Isso porque eles vivem livres na natureza, normalmente com seus próprios hábitos e rotinas, sem a interferência do ser humano. Além disso, eles têm regras consideráveis e determinadas entre si e gostam de equilíbrio da natureza.

Infelizmente, alguns animais selvagens correm o risco de extinção, já que normalmente são caçados pelo ser humano. Essa prática, além de causar o desaparecimento de uma espécie, ainda faz com que haja desequilíbrio ambiental, já que cada animal selvagem tem um papel fundamental a desempenhar na natureza.

Os selvagens não possuem facilidade em se adaptar ao convívio com o ser humano, e por isso mesmo são alvos de caça. Algumas sociedades consideram esses animais agressivos e até mesmo um perigo, sendo assim, preferem caçá-los a preservar o ambiente.

No entanto, eles não costumam atacar o ser humano de propósito. Na maior parte do tempo, é o próprio homem que provoca o ataque. Isso acontece porque ele invade o ambiente natural e acaba assustando o animal ou desequilibrando sua cadeia alimentar. Assim, o animal selvagem precisa buscar outras alternativas de alimentação para poder sobreviver.

Vale destacar que eles desempenham um papel muito importante na cadeia alimentar e no ecossistema do planeta, afinal, vivem em harmonia no seu habitat natural. Alguns exemplos de animais selvagens são: lobo, leão, girafa, tigre, hipopótamo, rinoceronte, entre outros.

o que são animais selvagens

Características

Agora que você já sabe o que são animais selvagens, que tal conferir suas características?! Eles são aqueles que não são domesticados, ou educados para viver com os humanos. Ou seja, vivem livres na natureza, habitando qualquer um dos ecossistemas da Terra. No entanto, os efeitos da humanidade no mundo afetam diretamente seu habitat e seus meios de subsistência.

Os selvagens costumam ter um modo de vida, com comportamentos e comida, muito diferente dos seus pares domésticos. Afinal, eles estão acostumados a cumprir seu ciclo de vida impulsionado por seu instinto de sobrevivência, sem ajuda externa e expostos a grandes ameaças.

Conheça alguns animais selvagens

Agora que você já sabe o que são animais selvagens e suas características, que tal conferir alguns animais que fazem parte desse grupo? Vamos lá?!

Rinoceronte

Esse tipo de animal é um dos maiores do mundo e seu nome significa “nariz com chifres”, em latim. Vale destacar que os rinocerontes têm uma excelente capacidade de adaptação e podem viver em diversos ecossistemas, desde savanas e florestas até em climas tropicais ou subtropicais.

No geral, existem cinco espécies de rinocerontes registrados. Todos eles compartilham sua dieta herbívora, uma pele grossa e resistente, um forte senso de olfato e audição, mas uma visão limitada.

Orca

A orca também é considerada uma das maiores espécies desse tipo. Entre suas características, está o fato de possuir uma barbatana dorsal que pode medir até 1,8 metros, e um corpo que pode atingir 9 metros de comprimento e pesar 9 toneladas.

Normalmente, seu corpo é preto com manchas brancas. Ele ficou famoso por estar presente em alguns aquários e filmes.

Vale ressaltar que as baleias assassinas não são um animal doméstico, mas sim animais selvagens com uma combinação de força, velocidade e inteligência que os tornam predadores muito versáteis.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário