Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais de estimação: cinco tipos diferentes que você precisa conhecer

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Animais de estimação: cinco tipos diferentes que você precisa conhecer

Quando falamos em animais de estimação é muito comum pensar em gatos, cachorros, peixes e até coelhos. Mas existem alguns outros bichinhos que podem se tornar companheiros incríveis para você e sua família.

Nesse artigo vamos falar sobre alguns animais de estimação que estão se tornando cada vez mais populares no Brasil e outros tantos que merecem a sua atenção mesmo assim. Vem com a gente nessa leitura conhecer mais sobre esses bichinhos! Quem sabe seu futuro melhor amigo não está nessa lista?

Miniporco

Com uma altura que geralmente não passa dos 40 centímetros, o miniporco é um dos animais de estimação que mais vem ganhando fãs no nosso país e no mundo como todo. Muito dócil, inteligente e brincalhão, pode ser criado com tranquilidade nos menores espaços, inclusive em apartamentos. 

O miniporco precisa de cuidados regulares, como visitas ao médico veterinário, manutenção da higiene corporal e do espaço onde vive, além de uma alimentação apropriada. Existem rações próprias para suínos, mas você também pode incluir frutas, verduras, legumes e ovos cozidos na dieta. Só fique atento para não exagerar e acabar deixando seu miniporco obeso!

Para evitar isso, você pode colocar uma guia peitoral no seu porquinho e levá-lo para passear, do mesmo jeito que faria com cachorros de estimação, por exemplo. Apenas certifique-se de que ele está seguro e curta a paisagem e a companhia!

Tartaruga

Ainda na categoria dos répteis, vamos falar um pouco sobre a tartaruga da espécie tigre d’água. Esses são animais de estimação calmos e que podem trazer uma sensação muito boa de tranquilidade a quem os observa.

Para viver bem, as tartarugas tigre d’água precisam ser colocadas em um aquaterrário, ou seja, um aquário que tenha, também, uma parte seca e fácil de ser acessada pelo animal.

É importante manter a temperatura no interior do aquário aquecida e constante, além de preservar o ambiente para que fique sempre limpinho. A tartaruga tigre d’água pode ser alimentada com rações específicas para ela que são do tipo flutuante: coloque a quantidade adequada de alimento na água e deixe que a sua tartaruguinha se alimente sozinha, de maneira semelhante a como seria se estivesse solta na natureza.

E, por falar em natureza, a tartaruga tigre d’água é um animal silvestre. Por isso, sua comercialização só pode ser feita com a permissão e legalização do Ibama. Não compre o animal em estabelecimentos não licenciados para não contribuir com o tráfico de animais silvestres, o que constitui crime ambiental.

Animais de estimação diferentes: iguana

Animais de estimação diferentes: iguana

A iguana é um réptil muito interessante, e pode ser uma boa opção para quem não pretende passar muito tempo interagindo com animais de estimação. No entanto, ainda que não requeira muita atenção sua, no sentido de brincadeiras e passeios, a iguana precisa de um ambiente apropriado para viver com segurança. Esse ambiente é chamado terrário, e deve ser mantido com níveis de temperatura e umidade controlados e estáveis.

Com relação à alimentação, as iguanas não são animais de estimação difíceis de agradar: existem rações próprias para elas, mas a dieta pode ser complementada por frutas, verduras e legumes.

Assim como as tartarugas tigre d’água, a iguana também é um animal silvestre que precisa de autorização do Ibama para ser comercializado. Não deixe de fazer acompanhamento regular com um médico veterinário para garantir que esteja tudo certo com o seu lagartinho, combinado?

Animais de estimação diferentes: furão

O próximo dos animais de estimação diferentes da nossa lista é um furão. Esse bichinho vem ganhando muitos fãs nos lares brasileiros por ser inteligente, amoroso e muito fofinho! Além dos cuidados rotineiros com a saúde do pet, como alimentação adequada, água limpa e fresca à vontade e visitas regulares ao médico veterinário, é preciso tomar alguns cuidados extras para que ele viva bem e com segurança.

Como o próprio nome diz e o corpinho comprido e fininho já sugere, o furão tem instintos naturais que fazem com que ele queira entrar nos menores buraquinhos que encontrar pelo caminho. Por isso, sempre que um furão estiver fora da sua gaiola, é preciso que um adulto responsável esteja fazendo a supervisão da brincadeira. Tome precauções extras com ralos abertos e canos desprotegidos, para evitar sustos e acidentes.

E, por falar em gaiola, invista em uma que seja bem espaçosa e equipada para manter o furão confortável e entretido. Existem caminhas, tocas, brinquedos e canos próprios para o pet que podem tornar o ambiente muito interessante e desafiador para ele, sem colocá-lo em perigo.

O furão, também chamado de ferret, é um animal silvestre que precisa de regulamentação do Ibama para ser comercializado. Nesses casos, você já sabe: pesquise bastante antes de fazer negócio com o criador escolhido. Não compre caso o vendedor não forneça a documentação que atesta a origem do animal, pois essa é a única garantia que você tem de não estar contribuindo para o tráfico de animais.

Animais de estimação diferentes: calopsita

Animais de estimação diferentes: calopsita

Se você gosta da ideia dos animais de estimação diferentes, mas prefere a companhia de uma ave, a calopsita pode ser a sua escolha ideal. Essa pequena ave é muito inteligente, dócil e apegada aos seus tutores.

Para ter na calopsita uma companheira para a vida toda, faça a socialização da ave desde quando ela for um filhotinho: converse, faça carinho com cuidado, espere que ela se sinta segura a ponto de vir até você. a calopsita pode aprender a falar, você sabia? Coloque música para tocar e associe os momentos de alimentação dela com conversas. Vá criando laços aos pouquinhos e ela não vai mais querer ficar longe de você!

Com relação aos cuidados de rotina, escolha uma gaiola bem espaçosa, invista em alimentação de qualidade, visitas regulares ao veterinário e higiene. Sua amiga vai viver por vários anos e te dar muitas alegrias!

E aí, curtiu nossas dicas de animais de estimação diferentes que você precisa conhecer? Existem vários outros bichinhos que merecem a sua atenção e, mesmo que você seja mais adepto dos pets tradicionais, a Cobasi tem tudo para vocês.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário