12 animais de estimação exóticos para ter em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais de estimação exóticos

É, sim, possível ter animais de estimação exóticos. Em vez de chegar em casa e ouvir um latido ou miado, muitas pessoas estão procurando por pets não convencionais, como furão, tartarugas, hamster e até cobras.

Se você está pensando em aumentar a família com um animal “diferente”, saiba que dependendo da espécie, ele precisa ser legalizado. Ou seja, você vai precisar de autorização e documentação do IBAMA para criá-lo.

A seguir, conheça quais animais exóticos podem ser criados em casa!

1. Chinchila

chinchila

Para os fãs de roedores, a chinchila é um animal dócil, de fácil adaptação, extremamente silencioso, e que pode viver, em média, até 15 anos.

2. Tarântula

animais de estimação exóticos

Esta aranha – tão temida por muitas pessoas – é uma espécie que ganhou o coração de quem gostaria de ter aracnídeos como bichos de estimação exóticos. 

3. Furão

furão animais de estimação exóticos

Dócil, de corpo magro e alongado, o furão (ou ferret) é um animal exótico de estimação muito brincalhão, que adora a companhia de seus tutores e outros pets da mesma espécie.

4. Tartaruga-tigre-d’água

Tartaruga tigre d’água

Está procurando um pet fácil de cuidar e bem calmo? A tartaruga-tigre-d’água, precisa apenas de aquaterrário (de tamanho adequado), cuidados específicos e muito amor para viver bem.

5.  Iguana

iguana animais exóticos

Um dos animais exóticos mais procurados é a iguana. Esse bichinho de sangue frio é bastante calmo e adora passar tempo no seu terrário. 

6. Jiboia

animais exoticos de estimação jiboia

A jiboia é um réptil que pode ser criado como um pet. Dócil e de manejo fácil, a cobra pode viver cerca de 20 anos em cativeiro, com os cuidados adequados. 

7. Sagui

animais de estimaçao exóticos sagui

Essa espécie de macaco, de pequeno porte, é ágil, brincalhão e inteligente, atraindo a atenção de crianças e adultos. Os macacos saguis podem viver até 15 anos, ao lado do tutor.

8.  Cacatua

cacatua

A cacatua é um animal de estimação para a vida toda. A ave pode chegar a viver por mais de 70 anos, quando tratada em ambiente saudável e em condições adequadas. 

9. Coruja

coruja pousada no galho de uma árvore

Já pensou em criar uma coruja de estimação? Se você é fã do filme do Harry Potter, provavelmente já imaginou. É possível, mas com a devida autorização do IBAMA para que ela seja sua companheira.

10. Coelho

guarda responsável com coelhos

Os coelhos com os seus pelos longos, orelhas compridas e os dentinhos, são os pets mais conhecidos do grande público. 

11. Mini porco

mini porco

Também conhecido como “teacup pig”, este animal virou uma sensação depois que alguns famosos tornaram-se tutores, como Paris Hilton, Miley Cyrus e David Beckham.

12. Hamster

hamster

O hamster é uma pequena bola de pelos, que são pets cada vez mais escolhidos para apartamentos e casas pequenas.

Além dos animais exóticos que destacamos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no seu site oficial, apresenta uma lista das espécies que podem ser domesticadas no Brasil. 

Atenção: mesmo que alguns não demandem autorização direta do IBAMA, é essencial se informar como funcionam as regras de adoção do pet. 

Pois o responsável pelo animal sempre deverá comprovar a origem do bicho, bem-estar e se está respeitando a segurança sanitária.

Como adotar animais exóticos no Brasil?

Primeiramente, vale ressaltar, que não é um processo tão fácil como adotar um gato ou um cachorro.

Desde 1989, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) em parceria com as Secretarias Municipais do Meio Ambiente de cada cidade, atuam diretamente na fiscalização e monitoramento das leis ambientais. 

Então, para ser um tutor legalizado de animais de estimação exótico você precisa realizar uma série de procedimentos, como:

  • pesquisar as regulamentações locais sobre a adoção de animais exóticos.
  • procurar um Criador regularizado pelo IBAMA.
  • regularizar a documentação da espécie (registros de compra, certificados de origem e outros documentos relevantes).

Esta fiscalização é essencial para proteger a integridade da fauna e evitar possíveis extinções, ações que garantem que o animal seja obtido de forma legal e ética.

Animais de estimação exóticos: o que diz a lei?

animais de estimação exóticos

Esse bichinho dócil, de corpo magro e alongado é uma das melhores opções para animais exóticos de A Lei dos Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98), é responsável por defender o direito dos animais contra maus-tratos, caça ilegal e do envolvimento com este mercado.

Por isso, é tão importante reforçar para os interessados em ser tutor de animais exóticos, não se deve comprar um animal em cativeiros não-autorizados. As pessoas que realizarem esse tipo de ação estão cometendo um crime e, portanto, deverão responder na justiça.

Para entender a gravidade, segundo um estudo realizado pela World Wide Fund for Nature (WWF), calcula-se que o tráfico de animais gere cerca de R$ 100 bilhões por ano em todo o mundo, fruto da caça ilegal.

Gostou de conhecer quais são animais de estimação exóticos? Continue a visita no Blog da Cobasi para entender mais sobre as necessidades básicas da espécie escolhida.

Se precisar de ajuda, na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para répteis, roedores, aves e muito mais.

Lembre-se de fazer a adoção responsável, garanta o enriquecimento ambiental e ofereça o máximo de estrutura para garantir o bem-estar do seu bichinho. Até a próxima!

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário