Mini porco: o que é bom saber antes de ter um mini pig

Compartilhar:


mini porco

O mini porco é tão fofo que começou a fazer sucesso até mesmo como animal de estimação. E não é para menos. Eles são muito espertos, companheiros e podem ser boas opções para aqueles que procuram um pet diferente.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre este pequeno suíno e antes de pensar em adotar ou adquirir este tipo de animal, é importante conhecer suas principais características, personalidade e os cuidados.

Qual a raça do mini porco?

Há alguns anos o mini porco vem conquistando o coração das pessoas, no entanto, sua história ainda pode ser meio desconhecida.

Fora do Brasil, este porquinho ficou conhecido como “tea cup pig” por serem minúsculos quando filhotes, tão pequenos que cabem em uma xícara de chá. Mas apesar da nomenclatura, o termo não se trata de uma raça de porcos.

Os especialistas afirmam que a verdadeira origem destes suínos existe a partir de uma seleção artificial, ou seja, os porcos que nascem com um tamanho menor são selecionados na hora de reprodução. Com isso, eles dão origem a outros porcos, ainda menores.

A grande curiosidade é que antigamente esses pequenos porquinhos eram apenas atração em zoológicos, mas ganharam popularidade em meados dos anos 2000 graças a sua fofura e seu tamanho.

Características do mini porco

Como o próprio nome diz, ele é um mini porquinho em comparação com os suínos que estamos acostumados a ver nas fazendas. No entanto, é importante alertar que eles são bem pequenos quando ainda são filhotes.

É comum acreditar que aquele porco miniatura vai ficar assim durante toda sua vida, no entanto, não é exatamente assim. Eles são animais realmente menores do que os porcos convencionais, contudo, podem aumentar um pouco de tamanho quando atingem a fase adulta

Que tamanho fica um mini porco?

O mini porco pode pesar entre 25 e 30 kg e pode medir até 40 cm de altura quando filhote. Entretanto, um mini porco adulto pode atingir até 90 cm e pesar até 80 kg de acordo com o seu desenvolvimento. Eles possuem expectativa de vida de 20 anos e existem aqueles que vão até os 30, dependendo da sua qualidade de vida.

Como forma de comparativo, um porco comum mede cerca de 120 cm e pesa até 200 kg. Os mini porcos são realmente menores, contudo, é importante não esperar que ele fique para sempre aquele coisinha minúscula que estamos acostumados a ver nas fotos que estão por aí na internet.

Como saber se é um mini porco?

mini porco olhando pra câmera

Outro diferencial entre eles e os porcos comuns é que o mini porco de estimação possui um focinho pequeno e curto. Quando filhotes, todos os porcos são tão pequenos, que diferenciá-los pode não ser uma tarefa tão simples, nem para os especialistas, por isso, é importante estar muito atento a todas as características possíveis e procurar criadores de mini porcos de confiança.

Comportamento do mini pig

Os mini porcos são animais muito inteligentes, aprendem com facilidade e podem até aprender a praticar truques. Outra curiosidade é que estes animais são tão espertos quanto os cães, conseguindo aprender regras da casa. Eles adoram interagir com os humanos, são muito sociáveis e bem humorados, dóceis e companheiros

De modo geral, os porcos são animais muito calmos, se dão muito bem com toda a família, incluindo crianças, idosos e até outros animais. Ao contrário dos cães que encaram a pessoa tutora como líder, os porquinhos tendem a criar uma relação materna ou paterna com o dono.

Cuidados com o mini porco

É muito importante se atentar ao fato de que um mini porco também demanda cuidado e atenção da mesma forma que qualquer animal de estimação. Entretanto, ele possui suas especificações. Conheça um pouco mais sobre como é ter um porquinho miniatura.

Alimentação

Os porcos são animais muito comilões, por isso, é fundamental que ele tenha uma rotina de alimentação saudável e controlada. O ideal é que ele seja alimentado 3 vezes ao dia. Isso evita que o pet fique ansioso e garante todos os nutrientes essenciais para ele. Aliás, acredite se quiser, mas o pet vai gritar bastante por comida caso não seja educado. Lembrando que são animais inteligentes que aprendem a seguir regras.

Para escolher o melhor tipo de alimentação para o seu porco, leve-o até um médico veterinário, afinal, as comidas para suínos tendem a ser muito calóricas e a sua dieta é diferente daquela consumida por raças comuns. Além da ração para mini porco, o bichinho adora frutas, verduras e legumes como petiscos.

Higiene

Costuma-se achar que os porcos são animais sujos, porém isso não é verdade. Esses animais são muito limpos e adoram tomar um banho, até porque é como eles se refrescam no calor. Os banhos podem ser feitos com água morna e produtos para animais domésticos, no entanto, a pele dos porcos pode ressecar. Por isso, é importante usar cremes hidratantes de forma regular. 

Além disso, suas fezes podem ter um cheirinho um tanto quanto desagradável. Sendo assim, o ideal é garantir que ele aprenda a fazer suas necessidades em algum cantinho específico da casa, como no quintal ou área de serviços. 

Por fim, não se esqueça que o espaço das necessidades deve existir e ser limpo diariamente. Se necessário, utilize eliminador de odores para deixar o espaço com um cheirinho agradável.

Saúde

Assim como outros animais domésticos, para viver de forma confortável e evitar a transmissão de doenças, os mini porcos também precisam ser vacinados e vermifugados. Além disso, é importante que eles tenham um acompanhamento com o médico veterinário frequentemente. 

Outra dica é que eles precisam praticar exercícios físicos regularmente. Portanto, passeios frequentes com ele são essenciais e casas com quintais grandes costumam ser uma opção melhor de lar para este pet. 

Por ter uma pele sensível, o mini pig precisa de protetor solar em passeios ao ar livre. Por fim, não se esqueça de lixar suas unhas com frequência, pois elas estão em constante crescimento.

De olho na legislação do mini pig

Uma informação que deveria ser compartilhada em peso é a legislação atual sobre criação do mini porco dentro de cada estado. Isso porque nem todas as cidades permitem a domesticação do suíno. Mas para uma confirmação, é simples, basta entrar em contato com a prefeitura da cidade.

Agora que você já conhece o mini porco, que tal ler mais sobre pets em nosso blog? Temos outros conteúdos para a sua próxima leitura:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário