Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mini porco: o que é bom saber antes de ter um mini pig

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais de estimação exóticos

O mini porco é tão fofo que começou a fazer sucesso até mesmo como animal de estimação. E não é para menos. Eles são muito espertos, companheiros e podem ser boas opções para aqueles que procuram um pet diferente.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre este pequeno suíno e, antes de pensar em adotar ou adquirir este tipo de animal, é importante conhecer suas principais características, personalidade e os cuidados.

Qual a raça do mini porco?

Há alguns anos o mini porco vem conquistando o coração das pessoas, no entanto, sua história ainda pode ser meio desconhecida. Fora do Brasil, este porquinho ficou conhecido como “tea cup pig” por ser tão pequeno quando filhote que cabe em uma xícara de chá. Mas, apesar da nomenclatura, o termo não se trata de uma raça de porcos.

Os especialistas afirmam que a verdadeira origem destes suínos é a partir de uma seleção artificial. Ou seja, os porcos que nascem com um tamanho menor são selecionados na hora de reprodução. Com isso, eles dão origem a outros porcos, ainda menores.

A grande curiosidade é que antigamente esses pequenos porquinhos eram apenas atração em zoológicos, porém ganharam popularidade desde meados dos anos 2000 graças a sua fofura e tamanho.

Inclusive, alguns famosos são tutores desses porquinhos, casos da Miley Cyrus, David Beckham, Paris Hilton e George Clooney. O ator, que adotou o pequeno porco Max em 1980, talvez seja o pioneiro na adoção de mini porcos, pelo menos no mundo das celebridades.  

Características do mini porco

porquinho de estimação
Os mini pigs chamam atenção pelo carisma natural e fofura, ganhando cada dia mais fãs ao redor do mundo.

Como o próprio nome diz, ele é um mini porquinho em comparação com os suínos que estamos acostumados a ver nas fazendas. No entanto, é importante alertar que eles são bem pequenos quando ainda são filhotes.

É comum acreditar que aquele porco miniatura vai ficar assim durante toda sua vida, no entanto, não é exatamente assim. Eles são animais realmente menores do que os porcos convencionais, contudo, podem aumentar um pouco de tamanho quando atingem a fase adulta. 

De qual tamanho fica um mini porco?

É fácil se apaixonar por um mini porco, com o focinho minúsculo e as patinhas pequenas eles realmente são encantadores. Mas, não deixe-se enganar, eles crescem e muito!

O mini porco pode pesar entre 25 e 30kg e pode medir até 40cm de altura quando filhote. Entretanto, um mini porco adulto pode atingir até 90 cm e pesar até 80kg de acordo com o seu desenvolvimento. O mini porquinho possui expectativa de vida de 20 anos e existem aqueles que vão até os 30, dependendo da sua qualidade de vida.

Mas, afinal, que tamanho fica um mini porco? Como forma de comparativo, um porco comum mede cerca de 120cm e pesa até 200kg. Os mini porcos são realmente menores, contudo, é importante não esperar que ele fique para sempre aquele coisinha fofa que aparecem na ver nas fotos que estão por aí na internet. Não é raro que consigam ultrapassar os 100kg, mesmo sendo mini porco de estimação.

Como saber se é um mini porco?

Outro diferencial entre eles e os porcos comuns é que o mini porco de estimação possui um focinho pequeno e curto. Quando filhotes, todos os porcos são tão pequenos, que diferenciá-los pode não ser uma tarefa tão simples, nem para os especialistas. Por isso, é importante estar muito atento a todas as características e procurar criadores de mini porcos de confiança.

Comportamento do mini pig

mini porco olhando pra câmera
Quer um animal de estimação mas não quer os tradicionais, como cão e gato? Então, que tal um mini porco?

Os mini porcos são animais muito inteligentes, aprendem com facilidade e podem até chegar a praticar truques. Outra curiosidade é que estes animais são tão espertos quanto os cães, conseguindo assimilar regras da casa. Além disso, eles adoram interagir com os humanos, são muito sociáveis e bem humorados, dóceis e companheiros.

De modo geral, os porcos são animais muito calmos e se dão muito bem com toda a família, incluindo crianças, idosos e até outros animais. Ao contrário dos cães, que encaram a pessoa tutora como líder, os porquinhos tendem a criar uma relação materna ou paterna com o tutor.

Mini porco: será que pode dentro de casa ou em apartamento?

Sim, pode ter mini porco de estimação em casa ou apartamento. O porte pequeno deles  permite que sejam criados em espaços residenciais. Porém, o mais indicado é que eles vivam em ambientes abertos para correrem e brincarem mais confortavelmente.

Mas, se você não tem disponível todo esse espaço, sem problemas. Basta criar uma rotina de passeios para que ele gaste energia. Aproveitando, se você quer criar um porquinho de estimação, alguns cuidados são indispensáveis. Confira a seguir!

Cuidados com o mini porco

É muito importante se atentar ao fato de que um porco de estimação também demanda cuidado e atenção da mesma forma que qualquer pet. Entretanto, ele possui suas especificidades. Conheça um pouco mais sobre como é ter um porquinho miniatura.

Alimentação

Os porcos são animais muito comilões, por isso, é fundamental que ele tenha uma rotina de alimentação saudável e controlada. O ideal é que ele seja alimentado 3 vezes ao dia. Isso evita que fique ansioso e garante todos os nutrientes essenciais para ele. Aliás, acredite se quiser, mas o pet vai gritar bastante por comida caso não seja atendido. Lembrando que são animais inteligentes que aprendem a seguir regras.

Para escolher o melhor tipo de alimentação para o seu mini porco de estimação, leve-o até um médico-veterinário, Isso porque as comidas para suínos tendem a ser muito calóricas e a sua dieta é diferente daquela consumida por raças comuns. Além da ração para mini porco, o bichinho adora frutas, verduras e legumes como petiscos.

Higiene

porco de estimação
Mini porco demandam cuidados específicos em relação a sua higiene, como Os banhos podem banhos semanais e hidratação da pele.

Costuma-se achar que os porcos são animais sujos, porém isso não é verdade. Eles são muito limpos e adoram tomar um banho, até porque a maneira deles se refrescam no calor. Os banhos podem ser feitos com água morna e produtos para animais domésticos, no entanto, a pele dos porcos pode ressecar. Por isso, é importante usar cremes hidratantes de forma regular.

Além disso, suas fezes podem ter um cheirinho um tanto quanto desagradável. Sendo assim, o ideal é garantir que ele aprenda a fazer suas necessidades em algum cantinho específico da casa, como no quintal ou área de serviços.

Por fim, não se esqueça que o espaço das necessidades deve ser limpo diariamente. Se necessário, utilize eliminador de odores para deixar o espaço com um cheirinho agradável.

Saúde

Assim como outros animais domésticos, para viver de forma confortável e evitar a transmissão de doenças, os mini porcos também precisam ser vacinados e vermifugados. Além disso, é importante que eles tenham acompanhamento com o médico-veterinário frequentemente.

Outra dica é que eles precisam praticar exercícios físicos regularmente. Portanto, passeios  constantes são essenciais Aliás, casas com quintais grandes costumam ser uma opção melhor de lar para este pet.

Um ponto de atenção: por ter uma pele sensível, o mini pig precisa de protetor solar para passeios ao ar livre. Por fim, não se esqueça de lixar suas unhas com frequência, pois elas estão em constante crescimento.

Afetuoso e com apego rápido ao tutor, conheça muito bem as características e necessidades do mini porco, isso é fundamental para garantir uma guarda responsável e evitar o abandono do animal. Combinado?

Qual o valor de um mini porco?

mini porco preço

No Brasil existem poucos criadores, o que torna mais difícil encontrar vendedores certificados. Para os tutores que se interessarem, os custos de um mini porco costumam variar entre oitocentos e R$2 mil reais. 

De olho na legislação do mini pig

Uma informação que deve ser compartilhada em peso é a legislação atual sobre criação do mini porco dentro de cada estado. Isso porque nem todas as cidades permitem a domesticação do suíno. Para uma confirmação, basta entrar em contato com a prefeitura da sua cidade.

Agora que você já conhece o mini porco, que tal ler mais sobre pets em nosso blog? Temos outros conteúdos sobre peixes, aves, cães, gatos e muito mais para a sua leitura. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. André Henrique disse:

    Excelente matéria, Amo esse animal.

  2. Gabriel Pereira Guimarães disse:

    Ganhei um e não sei como adestrar para suas necessidades.

    • Cobasi disse:

      Olá, Gabriel! O adestramento de um mini porco pode ser desafiador, e recomendamos buscar a orientação de especialistas em comportamento animal. Cada animal é único, e um treinador poderá oferecer orientações personalizadas.

Deixe o seu comentário