Hamster Sírio: características físicas e comportamento do roedor

31 de julho de 2018

Roedores
hamster sírio no fundo branco

O Hamster Sírio é muito popular dentre os animais de estimação. São de fácil manuseio, além de muito carismáticos e espertos. Estes pequenos roedores apresentam diversas variações quanto ao pelo e coloração. Podem ter pelo curto ou longo, liso ou ondulado e tons variados de pelagem.

Apesar de muito fofos, esses roedores costumam ser extremamente territoriais com outros da sua espécie. Por isso, recomendamos que a criação deles seja de apenas um por gaiola. Isso é fundamental para evitar possíveis brigas e também formação de casais. O hamster é muito prolífico!

Fofo e adorável

O Hamster Sírio é um pequeno roedor que está na lista de animais de estimação mais comuns do mundo. O pet é divertido e fácil de cuidar, por isso faz sucesso entre as crianças. 

Conheça mais sobre esta espécie dorminhoca e muito fofa!

Tamanho, características e temperamento

roedor olhando para a foto

O roedor é praticamente uma miniatura de pet de estimação com seus 15 cm e apenas 120 g na fase adulta. Sua expectativa de vida é entre 2 e 4 anos.

Esta é uma espécie ativa que gosta de brincar e se movimentar, porém preferem ficar sozinhos. Por isso, não junte mais de um Hamster Sírio no mesmo espaço.

O roedor tem hábitos noturnos e acaba dormindo o dia inteiro, inclusive evite acordá-lo. É ao final do dia que ele começa suas atividades e brincadeiras.

O Hamster Sírio branco com dourado e variações mais escuras é o mais comum. Uma curiosidade do bichinho é que suas bochechas servem como bolsas de comida que estocam até 25 g de alimento. Impressionante!

Ficha técnica dos roedores

Apesar de ser um pet fácil de cuidar, o Hamster Sírio possui características muito peculiares. Eles são noturnos e esse hábito deve ser respeitado, deixando as interações para depois das 19 horas.

Além disso, ele tem outras características importantes e conversamos com o biólogo Claudio Soares, da equipe de Educação Corporativa da Cobasi para passar todas as informações para vocês! Confira a ficha técnica desse roedor:

Nome científico: Mesocricetus auratus

Origem: Encontrado pela primeira vez na Ásia Ocidental, concretamente na Síria.

Média de Vida: Esses pequenos roedores possuem uma expectativa de vida de 2 à 4 anos.

Tamanho: São animais que crescem rápido, e podem atingir um tamanho variável entre 12 à 15 cm

Territorialidade: Quando atingem a maturidade sexual são muito territoriais. A fêmea é dominante.

Sexagem do hamster

Sexagem: Pode-se distinguir o macho da fêmea através da distância entre os orifícios ânus e vulva. Na fêmea os orifícios são próximos. Já nos machos, os orifícios são distantes. Outra forma de saber quando um hamster Sírio é macho ou fêmea é visualizando os testículos do macho.

Variedades de Hamster Sírio

Esses roedores fofos são encontradas em algumas variedades diferentes. A principal diferença é vista na pelagem do animal. Confira!

Hamster Sírio Pelo Curto Selvagem

Hamster Selvagem amarelo

A pelagem natural do Hamster Sírio Selvagem é curta e coloração dourada. Porém, há variações nas cores da pelagem, sendo os tons mais tradicionais o cinza, o branco, o preto, o marrom e as mesclas de cores variadas. O padrão para essa mutação é o pelo curto, independente dos tons de pelagem.

Esta variação pelo curto é o Hamster Sírio mais popular nos lares brasileiros.

Hamster Panda

Hamster panda

O Hamster Panda é uma variação de coloração do pelo curto, que consiste no padrão Preto e Branco. Geralmente com a cabeça preta e o corpo mesclado, esse pequeno roedor lembra muito um urso panda. 

Essa característica, que lembra o grande urso chinês, torna a variação muito popular e também bastante exótica. Características físicas e comportamentais não se diferem das outras variações.

Hamster Angorá

Hamster Angorá

O Hamster Angorá é a variedade de pelagem longa independente do padrão da cor da pelagem. Esta variedade se destaca por apresentar a pelagem densa e longa. As características físicas e comportamentais não se diferem das outras variações do Hamster Sírio.

Dica! É importante dobrar a atenção com a higienização da sua gaiola, pois a pelagem longa é mais propícia ao acúmulo de sujeira.

Como cuidar de um Hamster Sírio?

O primeiro passo para receber seu novo amigo é montar uma gaiola para Hamster Sírio com comedouro e bebedouro, e itens para o pet se divertir e praticar exercícios físicos. Se movimentar é fundamental na rotina deste bichinho!

Quanto maior, mais confortável a gaiola será para ele. Gaiolas com dois andares, escadas e rodinhas são praticamente um parque de diversão para o roedor. E não se esqueça dos brinquedos para Hamster.

Depois de montar a gaiola do Hamster, coloque-a em um lugar agradável. o ideal é longe do vento e que a temperatura permaneça entre 20ºC e 24ºC, mas sem receber sol diretamente.

A gaiola é o lar do seu pet, por isso deve ser equipada. Confira a lista de itens que você precisará para montar a gaiola do seu Hamster Sírio:

Limpeza da gaiola de Hamster

ratinho em pé na gaiola

O Hamster é um bichinho exigente com a limpeza, tanto é que ele mesmo se higieniza. A melhor forma de colaborarmos com isso é preparando a gaiola dele. A parte inferior da estrutura precisa estar preenchida com granulado higiênico, material absorvente, e limpa com frequência.

A limpeza geral pode acontecer de 2 em 2 semanas, momento que você terá que retirar tudo e passar pano com sabão neutro. Seja bem criterioso nesta parte para não deixar nenhum resíduo nos itens.

Alimentação do hamster sirio

Como animais onívoros, estes pets têm uma dieta a base de sementes, nozes e insetos. A melhor forma de oferecer a nutrição completa é usando uma ração específica para Hamster. Fique de olho nos alimentos que você não pode oferecer ao seu amigo:

O que um hamster não pode comer: frutas cítricas, alface, cebola, alho, carne crua e itens industrializados. Na dúvida, consulte um médico veterinário!

Além de usar ração como a base da alimentação desses pequenos roedores, o crescimento dos dentes também merece atenção. O Hamster Sírio precisa desgastar seus dentinhos que nunca param de crescer e ele faz isso roendo brinquedos! Prático e muito divertido! Tenha sempre brinquedos para Hamster na sua gaiola. Se perceber que estão grandes demais, leve a um veterinário para consulta.

As dicas estão em dia e agora você pode cuidar do seu Hamster Sírio do jeitinho que ele precisa! Amor e atenção serão indispensáveis para vocês criarem um laço de amizade. Com certeza você terá ótimos momentos com o seu amigo.

Veja o vídeo sobre hamster no nosso canal no YouTube:

Hamster

Quer saber mais sobre roedores? Confira nossos posts: