Aquaterrário: você sabe o que é? Descubra aqui!

Compartilhar:


aquaterrario

Se você deseja ter um animal de estimação silvestre ou exótico, saiba que um aquaterrário é fundamental para manter o pet feliz e saudável. Por isso, continue com a gente neste artigo que te contaremos tudo sobre ele!

O que é um aquaterrário?

Os aquaterrários são ambientes que unem água e terra. Dessa maneira, formam um microecossistema similar ao que os animais de estimação têm no seu habitat natural.

Esses espaços são criados para funcionar praticamente sozinhos, necessitando de pouca manutenção. Por isso, alguns itens são essenciais. Conheça alguns deles:

  • caixa de vidro ou plástico com frente de vidro e espaços para entrada de ar;
  • sistema de filtragem para água;
  • sistema de iluminação própria que imite o habitat natural do pet;
  • termostato para verificar se a temperatura da água e do ambiente cumprem as necessidades do pet;
  • substrato que agrade o pet;
  • itens decorativos como plantas, pedras e troncos, para o espaço ficar mais parecido com o ambiente natural do pet.

Quais pets devem usar o aquaterrário?

Os aquaterrários podem abrigar até mais de um pet. No entanto, eles precisam viver em harmonia. Por isso, o mais indicado é começar com um animal e, se o tutor se interessar, pode aumentar gradualmente.

Agora, que tal conhecer duas espécies que ficarão felizes nesse ambiente?

Família dos quelônios

Os quelônios são répteis com carapaça. Entre eles, estão as tartarugas, os jabutis e os cágados.

As tartarugas são animais aquáticos que saem da água somente para tomar sol e desovar. Já os jabutis são terrestres. Os cágados, por sua vez, são semiaquáticos, ou seja, vivem fora e dentro d’água. 

Devido a essas características, para ter uma tartaruga ou um cágado em casa é primordial ter um aquaterrário. As espécies mais comuns são a tartaruga-da-amazônia e a tartaruga tigre d’água, que, embora tenha esse nome, é um cágado.

Família dos lagartos

Como muitas espécies de lagartos vivem em florestas tropicais, o aquaterrário é um ótimo espaço para esses pets, em especial as iguanas verdes com origem na Floresta Amazônica.

No caso delas, outro item importante para colocar na lista do aquaterrário é um higrômetro para medir a umidade do ambiente, que deve estar entre 80% a 100%. Caso a umidade esteja abaixo desse número, o pet pode desenvolver problemas digestivos e ter dificuldade na troca de pele.

As iguanas verdes gostam de escalar árvores, então não esqueça de incluir troncos e plantas no aquaterrário.

Como escolher um aquaterrário?

aquaterrario

Você tem a opção de comprar seu aquaterrário pronto ou montar o seu segundo as necessidades dos seus animais de estimação.

Em ambos os casos é essencial que você considere o tamanho do seu pet na fase adulta. Isso porque os animais de estimação devem ocupar até 30% do espaço do aquaterrário.

Também é importante pensar que o animal precisa ter fácil acesso a água, comida e abrigo. Por isso, tome cuidado com excessos na decoração.

Como cuidar dos aquaterrários?

Mesmo criados para serem autossuficientes, os aquaterrários necessitam de limpeza, pois a sujeira e os restos de alimentos podem deixar os animais de estimação estressados e doentes.

Em geral, a higienização deve ser feita a cada 15 em 15 dias, com a troca da água. Porém, dependendo da espécie e do aquaterrário, essa frequência muda.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário