Quanto tempo vive um hamster?

Compartilhar:


quanto tempo vive um hamster
O hamster na natureza tem a expectativa de vida muito mais curta que aquele criado em cativeiro.

Que o hamster é um animal adorável, com as bochinhas fartas e muito fofos, nós já sabemos. Mas afinal, quanto tempo vive um hamster? 

O hamster é um dos animais mais conhecidos do grupo dos roedores. É dono de um comportamento amigável e não costuma dar tanto trabalho. Tudo isso faz dele um ótimo animal para quem não tem muito tempo ou espaço. 

No entanto, o que muita gente não sabe, é que esses pequeninos possuem pouco tempo de vida. Por isso, é importante estar atento a alguns cuidados para promover a longevidade ao pet. 

Quanto tempo vive um hamster?

A expectativa de vida do hamster varia muito de acordo com a sua qualidade de vida, ou seja, sua alimentação, saúde, o espaço em que vive, etc. Os hamsters que vivem nas casas, como animais de estimação, possuem uma expectativa de vida que pode variar entre 1 ano e meio e 3 anos

Com uma alimentação adequada e alguns cuidados, é possível promover maior longevidade ao pet.

Quais os cuidados para aumentar o tempo de vida do hamster?

Embora esses animais sejam fáceis de cuidar, existem alguns cuidados essenciais que merecem mais atenção dos tutores e que, certamente, colaboram para uma vida mais longínqua.  

Cuidados com a alimentação

Muita gente acha que por serem roedores, eles devem se alimentar apenas de vegetais, mas não é exatamente assim. Os hamsters podem comer alguns grãos, frutas, verduras e vegetais. Contudo, existem rações específicas para esses animais.

O ideal é que eles sejam alimentados sempre com rações específicas. As frutas, verduras e grãos podem servir como petiscos e são ótimos para estes animais. No entanto, não se esqueça de cortar muito bem as frutas antes de servir para facilitar a mastigação e de retirar as sementes, que podem ser tóxicas. 

O ideal é que as verduras servidas sejam de cor verde escura, para não desregular o sistema digestivo do pet e as frutas, como maçã, pera, melancia, devem ser servidas sem as sementes!

Além disso, esteja sempre atento à comida que sobra na gaiola. Ela deve ser recolhida com frequência, especialmente nos dias mais quentes, assim não existe o risco de azedar ou estragar, causando problemas para a saúde do roedor.

Higiene

Todos os animais precisam ser higienizados, dessa forma é possível evitar que germes e bactérias atinjam o animal, trazendo problemas para a sua saúde. 

Os hamsters são conhecidos por possuem hábitos de limpeza semelhantes aos dos gatos. Eles passam horas se lambendo para se limparem, porém, isso não significa que eles estão sujos e precisam tomar banho. 

Os veterinários não indicam banhos nos hamster com o uso de água. No entanto, os banhos a seco estão liberados, afinal, eles são responsáveis por ajudar a evitar possíveis problemas de pele nos pets.

Para os banhos a seco, basta colocar o pet em um recipiente com pó específico e deixá-lo fazer a festa. Este pó é próprio para o banho a seco e ajuda a remover a gordura e as sujeiras. 

A cada duas semanas é importante limpar muito bem a gaiola. Esta limpeza pode ser feita com água de detergente neutro, para não causar alergias. Além disso, o bebedouro e comedouro também devem ser higienizados.  

Após a limpeza da gaiola, é importante revesti-la com um substrato adequado, ele será responsável por aquecer a gaiola e absorver os dejetos do roedor. O substrato também é importante para evitar o surgimento de odores indesejados.

Respeite seus horários

vida do hamster

Os hamster são animais de hábitos noturnos. Eles adoram dormir o dia todo e saem de noite para brincar e fazer suas necessidades. Por isso é fundamental que você respeite o tempo e os hábitos destes animais. Caso eles sejam acordados antes da hora, podem acabar ficando estressados e se sentindo desconfortáveis. 

Tudo isso influencia no quanto tempo vive um hamster.

Cuidado com o espaço da gaiola

Escolha uma gaiola que seja confortável, para isso é fundamental que ela seja capaz de comportar o hamster com alguns brinquedos, seu comedouro e bebedouro. Lembre-se que gaiolas pequenas podem causar estresse no animal

Se atentando a todos esses cuidados, com certeza o roedor terá uma vida muito feliz, confortável e viverá por longos anos!

Confira o vídeo sobre hamster no nosso canal no YouTube!

Gostou deste texto? Leia mais em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Lalune disse:

    Muito boa a informação sobre Hamsters,ajuda bastante!😚☺

Deixe o seu comentário