Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quanto tempo vive um hamster?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quanto tempo vive um hamster

Cuidados, dedicação e muito amor, hoje falaremos sobre a longevidade de um dos roedores mais populares e fofos do mundo. Então, se você tem dúvidas sobre quanto tempo vive um hamster, não há problemas. Aqui, você entenderá tudo que precisa saber sobre o tema.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que esses pequeninos não possuem uma longa duração de vida. Por isso, o nosso objetivo é esclarecer as principais dúvidas sobre as características, necessidades, e hábitos que consigam contribuir para o seu bem-estar e tempo de vida.

Quanto tempo um hamster vive?

Uma curiosidade clássica de tutores de cães é sobre a vida humana do bichinho, e a dúvida também passa pela cabeça de quem tem um hamster ou pretende ter. De acordo com uma pesquisa de alunos da UNICAMP, os roedores, mas especificamente membros da família dos camundongos, atingem a fase idosa muito mais rápido, comparado com os humanos, por exemplo.

Na tabela logo abaixo, tem um comparativo correspondente entre as idades:

Hamster
(em meses)
Seres humanos
(em anos)
6 meses18 anos
12 meses30 anos
18 meses45 anos
24 meses60 anos
30 meses75 anos
36 meses90 anos
42 meses 105 anos
45 meses113 anos
48 meses120 anos

Além disso, a expectativa de vida do hamster varia muito de acordo com a sua qualidade de vida, ou seja, sua alimentação, saúde, o espaço em que vive, etc. Esses roedores vivem nas casas, como animais de estimação com uma expectativa de vida que pode variar entre 1,5 até 3 anos

Porém, é importante ressaltar que cuidados específicos, como na alimentação e bem-estar, são pontos positivos para promover maior longevidade ao pet.

O que impacta em quanto tempo vive um hamster?

Embora esses animais sejam fáceis de cuidar, existem informações relevantes sobre quais os cuidados para aumentar o tempo de vida do hamster, que todo tutor deve saber e que, certamente, colaboram para uma vida mais longínqua.  

Um conjunto de cuidados faz a diferença na vida do seu amigo, desde o alimento diário até a higienização da sua casinha, água fresca e quantidade de exercício que ele pratica. Vamos falar um pouco de cada impacto, assim fica mais fácil realizar a sua parte.

Cuidados com a alimentação

Muita gente acha que por serem roedores, eles devem se alimentar apenas de vegetais, mas não é exatamente assim. Os hamsters podem comer alguns grãos, frutas, verduras e vegetais. Contudo, existem rações específicas para esses animais.

O ideal é que eles sejam alimentados sempre com rações para hamster. As frutas, verduras e grãos podem servir como petiscos e são ótimos para estes animais. No entanto, não se esqueça de cortar muito bem as frutas antes de servir para facilitar a mastigação e de retirar as sementes, que podem ser tóxicas. 

quanto tempo vive um hamster

É indicado que as verduras servidas sejam de cor verde escura, para não desregular o sistema digestivo do pet e as frutas, como maçã, pera, melancia, devem ser servidas sem as sementes. Nesse sentido, como os dentes do hamster crescem ao longo da vida, alimentos mais duros são ótimos para auxiliar no desgaste das presas.

Além disso, esteja sempre atento à comida que sobra na gaiola. Ela deve ser recolhida com frequência, especialmente nos dias mais quentes, assim não existe o risco de azedar ou estragar, causando problemas para a saúde do roedor.

Higiene

Todos os animais precisam ser higienizados, dessa forma é possível evitar que germes e bactérias atinjam o animal, trazendo problemas para a sua saúde. 

Os hamsters são conhecidos por possuir hábitos de limpeza semelhantes aos dos gatos. Eles passam horas se lambendo para se limparem, porém, isso não significa que eles estão sujos e precisam tomar banho. Os veterinários não indicam banhos com o uso de água. No entanto, os banhos a seco estão liberados, afinal, eles são responsáveis por ajudar a evitar possíveis problemas de pele nos pets.

Para os banhos a seco, basta colocar o pet em um recipiente com pó específico e deixá-lo fazer a festa. Este pó é próprio para o banho a seco e ajuda a remover a gordura e as sujeiras. 

quanto tempo vive um hamster

A cada duas semanas é importante limpar muito bem a gaiola. Esta limpeza pode ser feita com água de detergente neutro, para não causar alergias. Além disso, o bebedouro e comedouro também devem ser higienizados.  

Após a limpeza da gaiola, é importante revesti-la com um substrato adequado, ele será responsável por aquecer a gaiola e absorver os dejetos do roedor. O substrato também é importante para evitar o surgimento de odores indesejados.

Respeite seus horários

vida do hamster

Os hamster são animais de hábitos noturnos. Eles adoram dormir o dia todo e saem de noite para brincar e fazer suas necessidades. Por isso é fundamental que você respeite o tempo e os hábitos destes animais. Caso eles sejam acordados antes da hora, podem acabar ficando estressados e se sentindo desconfortáveis. 

Quanto tempo vive um hamster: exercício físico

Você sabia que a atividade física impacta em quanto tempo dura um hamster? Pois é! Os roedores adoram as rodinhas dentro das gaiolas, assim como acessórios como escadas e túneis por um bom motivo. O bichinho adora se exercitar. Um hamster que não tem um passatempo, ou mesmo espaço na gaiola, pode ficar doente. Atente-se!

Tudo isso influencia no quanto tempo vive um hamster.

Cuidado com o espaço da gaiola

Escolha uma gaiola que seja confortável, para isso é fundamental que ela seja capaz de comportar o hamster com alguns brinquedos e outros acessórios. Lembre-se que gaiolas pequenas podem causar estresse no animal. 

Se estiver atento a todos esses cuidados com hamster, com certeza o seu amigo terá uma vida muito feliz, confortável e viverá por longos anos!

Confira o vídeo sobre hamster no nosso canal no YouTube!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Lalune disse:

    Muito boa a informação sobre Hamsters,ajuda bastante!😚☺

Deixe o seu comentário