Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Rato gosta de queijo? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Rato gosta de queijo?

De acordo com os desenhos animados, os livros de histórias infantis e os contos da carochinha, sim, rato gosta de queijo! Pode prestar atenção: sempre que surge um ratinho, ele aparece como um apaixonado por queijos.

Nesse artigo vamos te contar que, na vida real, surpreendentemente, não é bem assim que funciona!

Rato gosta de queijo ou prefere consumir outros alimentos?

Para começo de conversa, existem diversas espécies de ratos no mundo. Alguns deles já foram domesticados e se tornaram grandes companheiros do homem, enquanto muitos outros ainda vivem livres, na natureza, onde definitivamente não há uma lojinha com diferentes tipos de queijos para escolher.

Por isso, de maneira geral, podemos dizer que a ideia de que rato gosta de queijo é falsa, e que os ratos na verdade se alimentam de frutas e cereais quando estão em seu habitat natural. Já as famosas ratazanas de esgoto, comem tudo o que estiver pela frente, mas adoram alimentos que contenham muito açúcar, pois isso lhes garante bastante energia no organismo.

Rato de estimação pode comer queijo?

A resposta é simples: melhor não. Se você escolheu um ratinho como pet, imaginando reproduzir a cena fofa em que ele se alimenta segurando um pedacinho de queijo com as patas dianteiras, que se parecem com verdadeiras mãozinhas, saiba que vai precisar mudar o cardápio para não colocar seu amiguinho em risco.

Aliás, a maneira mais segura de alimentar um rato é oferecendo uma ração extrusada específica para a sua espécie, pois ela já tem todos os nutrientes necessários para manter o animal saudável e bem alimentado.

Qualquer outro tipo de refeição, incluindo suplementações alimentares e afins, devem ser avaliadas em conjunto com um médico veterinário especialista, pois ele é o profissional mais indicado para orientar você sobre os melhores cuidados com o seu ratinho.

Como evitar a presença indesejada de ratos

Como evitar a presença indesejada de ratos

Os ratos domésticos, como hamsters, twisters e porquinhos da índia, são muito fofos e perfeitos para quem deseja ter a companhia de um bichinho mas não se imagina cuidando de um gato ou cachorro. No entanto, apesar de pertencerem à família dos roedores, eles são bem diferentes dos ratos de rua, como as ratazanas de esgoto de que falamos anteriormente, e os ratos que passeiam pelo telhado.

Ratos criados em cativeiro estão livres de doenças.

Características das ratazanas

Características das ratazanas

As ratazanas, por exemplo, não são domesticadas e podem ser bastante agressivas, especialmente se forem encurraladas. Além disso, elas transmitem doenças graves aos seres humanos, como a leptospirose, e precisam ser combatidas para não causar problemas.

As ratazanas costumam viver e se deslocar apenas pela rede de esgoto. Elas podem preferir fazer seus ninhos próximo de locais onde há muito lixo e material para reciclagem já que, nesse caso, o lixo serve como alimento e os materiais recicláveis se tornam insumos para a criação dos ninhos. 

Os ratos de telhado, por sua vez, costumam viver em locais mais altos, como os forros dos telhados e o interior oco de árvores e, diferentemente das ratazanas, não consomem lixo: sua preferência é pelas frutas, verduras, legumes, cereais etc.

Em ambos os casos, se você notar a presença desses animais na sua casa, é preciso contratar o serviço de uma empresa que faça a chamada desratização.

Quer saber mais sobre roedores? Confira:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário