Globo para hamster: brincadeira diferente e divertida

1 de abril de 2021

Roedores
pet dentro de um globo para hamster

A hora de brincar com um roedor fica ainda mais divertida com um globo para hamster! Se você ainda não conhece este acessório que estimula a prática de exercícios físicos do bichinho, é hora de saber as vantagens da famosa bola acrílica para hamsters.

Saiba como usar o globo em momentos de lazer através das dicas da médica veterinária Cobasi, Talita Michelucci. O acessório é perfeito para oferecer diversidade na rotina do pet.

Globo para hamster: benefícios da brincadeira

No dia a dia seu amigo precisa de uma gaiola para roedor espaçosa e limpa, bebedouro, comedouro, ração para hamster, mas além dos cuidados básicos, a hora da diversão também é bem importante para garantir a qualidade de vida do animal.

É neste momento que você pode considerar um globo para hamster, item feito de acrílico ou plástico específico para roedores de estimação. A bola é uma opção para tirar o pet da gaiola e aumentar seu espaço de contato, colocando-o para brincar na sala, quintal ou quarto. Além disso, a prática de exercícios ajuda a diminuir a ansiedade do animal, assim como o estresse.

A médica veterinária também indica o uso do globo para hamster na hora que o dono está limpando a casinha do pet. “Ele deverá estar fora dela, então se diverte enquanto o tutor deixa sua gaiola higienizada para quando ele retornar”, comenta Michelucci.

Esta é uma brincadeira diferente para passar um tempo com o seu bichinho de estimação, afinal, é importante criar um vínculo entre você e o hamster.

É normal o hamster roer a gaiola?

Os roedores são animais extrovertidos que gostam de se movimentar, sem contar que a curiosidade é uma característica forte dessas criaturinhas. Desta forma, ele pode roer as grades da gaiola uma vez ou outra, contudo, hábitos como este também são sinais que o seu amigo está estressado.

Para evitar problemas como este, é essencial oferecer espaço para o roedor, junto com brinquedos como o globo para hamster, tanto o produto feito para brincar fora da gaiola como o que inclui suporte para a casinha dele.

Cuidados na hora de usar um globo para hamster

roedor saindo de um globo para hamster

É pura fofura ver o animal rolando pra lá e pra cá, mas a brincadeira tem suas regras. A primeira delas é que você não deve deixar o pet muito tempo no globo para hamster, pois ele pode se cansar e há pouco espaço ali dentro para ele. 

Um tempo de 15 minutos é suficiente e você pode realizar o passatempo de 2 a 3 vezes por dia em horários diferentes. Se quiser prolongar o momento, existem outros brinquedos, como tubos para hamster e rodinhas, mas respeite o fôlego dele.

Outro cuidado é só brincar com o roedor dentro do globo em lugares seguros, ou seja, longe de escadas, ladeiras e buracos, de preferência em superfícies lisas e tapetes que facilitam a locomoção. Muita atenção com animais no local, como cães e gatos.

E por último, a veterinária da Cobasi orienta sobre a limpeza do item, “lembre-se sempre de manter o globo higienizado para evitar o acúmulo de sujeira e consequente proliferação de bactérias e fungos”.

Os roedores domésticos são pets engraçadinhos e que conquistam qualquer um por serem tão pequenos, mas não devemos nos esquecer dos cuidados com eles. A atividade física diária é uma das orientações para garantir a saúde mental e física do bichinho.

Leia mais sobre o universo dos roedores no blog Cobasi! Qual seu tema preferido?