Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Porquinho-da-Índia: saiba tudo sobre esse roedor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 9 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Porquinho-da-Índia

O porquinho-da-Índia é um animal dócil, tímido, mas muito carinhoso. Por isso, esse roedor é um ótimo pet para pessoas que não possuem tanto espaço em casa ou querem um bicho bem pequeno para fazer companhia. Mas, antes você precisa conhecer a sua origem, os hábitos e a rotina para cuidar desse animal.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o roedor que não tem nada de porquinho, muito menos veio da Índia.

Infográfico porquinho-da-Índia

Qual a origem do porquinho-da-Índia?

Porquinho-da-Índia

Por mais que seu nome seja porquinho, esse pequeno pet não é da família dos suínos. Na verdade, ele é um roedor da família Caviidae. Além disso, também se engana quem pensa que ele veio do país da Ásia Meridional – na verdade, esse animal é sul-americano.

O porquinho de estimação é originário dos Andes, na América do Sul. Ele descende de uma espécie de preá, que era usado na alimentação de povos indígenas. Com o tempo, no entanto, esse animal saiu do cardápio dos andinos e foi para os lares de todo o mundo, por seu temperamento amigável e os cuidados fáceis.

Entre os nomes como é conhecido esse pet, estão: 

  • porco-da-Índia;
  • preá;
  • cuy;
  • cobaia;
  • sauiá-cobaia;
  • preá-do-reino;
  • coelho-da-Índia.

Quais são as características de um porquinho-da-Índia?

Parentes próximos de roedores como a capivara e o preá, os porquinhos-da-Índia podem medir entre 20 e 25 centímetros e pesam cerca de 1kg.  Com um corpo arredondado e compacto, esses bichinhos têm pequenas orelhas arredondadas.

As suas cores variam de acordo com a raça e por causa do processo de domesticação do pet. A grande variedade de tonalidade acontece pela quantidade de cruzamento que ocorrem na espécie. Então, você pode encontrar por aí porquinho-da-Índia nas cores:

  • branco;
  • preto;
  • marrom;
  • albinos;
  • bicolores;
  • amarelados; 
  • entre outros tons.

Porquinho-da-Índia: raças

Você sabia que as raças de porquinho-da-Índia são diferenciadas principalmente pela pelagem? Sim, poucas pessoas sabem, mas existem variadas espécies desse grupo de roedores. Conheça mais sobre as raças famosas e as características de cada um. Confira!

Porquinho-da-Índia Ridgeback

Porquinho-da-Índia Ridgeback
O porquinho-da-Índia Ridgeback tem o pelo curto com pequenos tufinhos pelo corpo.

Com pelagem que varia entre as cores branco, preto e marrom, esse fofo bichinho tem linhas de pelos eriçados nas costas, muito semelhante ao formato de penteado estilo moicano. Essa é uma espécie difícil de ser encontrada no Brasil.

Porquinho-da-Índia Inglês

Conhecido também como Coroado Inglês, eles ganharam esse majestoso nome porque possuem um tipo de coroa no topo da cabeça. Suas cores costumam ser branco, preto e caramelo, sendo uma das raças mais comuns em território brasileiro.

Porquinho-da-Índia Teddy

Com uma pelagem áspera e eriçada, o também chamado de porquinho-da-Índia Teddy Americano, tem uma aparência muito fofa, sendo comparado com um ursinho de pelúcia. Com origem nos Estados Unidos, é possível encontrá-lo com uma tonalidade predominante mais clara com manchas pretas e marrons pelo corpo.

Porquinho-da-Índia Abissínio

No meio-termo entre pelo curto e longo está o porquinho-da-Índia Abissínio. Sua pelagem média dá um ar bagunçado a esse pequeno roedor, deixando-o cheio de charme!

Porquinho-da-Índia Peruano

Porquinho-da-Índia Peruano
O Porquinho-da-Índia Peruano tem pelos longos que exigem escovação

O porquinho-da-Índia Peruano é um dos preferidos quando o assunto é pelo longo. Suas madeixas caem sobre o seu pequeno corpinho, o que acaba exigindo cuidados específicos, como realizar escovações diárias.

Porquinho-da-Índia Alpaca

Este pet possui a pela frisada, bem diferente dos seus primos de pelos lisos. A pelagem longa facilita a proliferação de micro-organismos na sua pelagem. Então, atenção redobrada para cuidar do seu amigo e evitar o contato do animal com umidade.

Outras raças de porquinhos-da-Índia de pelagem longa são: Angorá e Sheltie.

Porquinho-da-Índia sem pelo

Skinny pig
O Porquinho-da-Índia Skinny possui apenas uma penugem no focinho.

O porquinho-da-Índia Skinny é a raça mais diferente das outras por um detalhe: eles não possuem pelos. Quer dizer, não no corpo inteiro, apenas uma penugem no focinho. O que deixa o pet ainda mais diferente e até engraçado. Esse animal, mesmo sem pelos, exige cuidados redobrados com o frio e a higienização.

Como é o comportamento do porquinho-da-Índia?

Será que o porquinho-da-Índia morde? Ele é um bom pet para crianças? Continue a leitura que vamos responder essas e outras dúvidas desse pequeno roedor doméstico.

Na natureza, o porquinho-da-Índia é uma presa e isso reflete em seu comportamento, que é mais assustado, mesmo em cativeiro. Quando adotado, é natural que ele busque fugir do seu tutor. Por isso, é muito importante ter paciência para fazer a socialização.

Então, nesse processo de conexão, ao levar o novo pet para casa, procure se aproximar aos poucos. Primeiramente, deixe a gaiola em um local visível e interaja com o pet diariamente sem retirá-lo do seu habitat.

Aos poucos, vá colocando a mão nas grades e dentro da gaiola. Enquanto isso, ofereça os alimentos preferidos dele. Quando o pet se acostumar com a sua presença, pegue-o no colo e faça muito carinho – eles adoram!

A interação é uma parte muito importante!

A interação com o porquinho-da-Índia doméstico deve ser diária para que ele permaneça dócil e sociável.

Porquinho da índia na mão de criança

Importante: somente adultos ou crianças maiores, que não apertem o bichinho e respeitem o seu comportamento, devem manuseá-lo. Isso porque, caso se sinta assustado ou acuado, o porquinho-da-Índia pode morder.

Como cuidar de um porquinho-da-Índia

Alimentação

A rotina alimentar desse roedor precisa ser regrada com uma dieta balanceada. Então, a alimentação base deve ser feno e ração específica para a sua espécie. Além disso, é possível adicionar controladamente uma variedade de frutas, legumes e verduras, pois garantem nutrientes e vitaminas essenciais para o seu bem-estar. E eles adoram!

O ideal é sempre fornecer a eles as folhas em tom mais escuro, como couve ou folhas de rabanete e beterraba, mas sem exagero. Duas vezes por semana já é o suficiente. Inclusive, consulte um médico-veterinário de confiança para saber o que o seu porquinho-da-Índia pode comer.

Higiene

Assim como outros roedores, a sua gaiola deve ser higienizada com frequência. É importante usar um substrato adequado e recolher as fezes diariamente.  O uso do granulado higiênico pode facilitar a vida dos tutores, pois ajuda na absorção e eliminação dos odores da urina e fezes.

Além disso, é essencial ter superfícies lisas no recinto para que o porquinho possa descansar suas patas.

No geral, esses animais têm o hábito de fazer a própria higiene, de forma semelhante aos gatos. Então, basta realizar a higienização do espaço onde ele vive. Banhos são proibidos. No máximo, principalmente as raças de pelos longos, podem ser escovadas e até limpas com lenços umedecidos.

Como escolher a gaiola do porquinho-da-Índia?

porquinho-da-índia branco e marrom
A casa do porquinho-da-índia precisa ser espaçosa e personalidades para o pet.

Este pet é muito ágil e inteligente, por isso a gaiola de porquinho-da-Índia deve ser segura, para evitar fugas. Eles são sociáveis e gostam de viver em duplas ou grupos, e o recomendável é oferecer o maior recinto possível para o seu bichinho. Caso você tenha dois pets, o espaço deve ser ainda maior. Prefira gaiolas no formato horizontal.

Por fim, tenha cuidado para não juntar um porquinho-da-Índia macho com uma fêmea, pois eles formam casais e se reproduzem de forma contínua. Além de ninhadas indesejadas, uma porquinha-da-Índia grávida sem acompanhamento especializado pode ter problemas de saúde.

Acessórios e brinquedos para porquinho-da-Índia

Invista numa acomodação que tenha acessórios e brinquedos para porquinho-da-Índia, como as rampas e plataformas em alturas baixas. Esses pets adoram túneis, pois lembram os abrigos encontrados no meio natural.

Providencie uma casinha para porquinho-da-Índia completa para deixar o seu amigo sempre confortável e feliz. 

Saúde dental

Como as presas desta espécie estão sempre crescendo, é preciso desgastá-lo para evitar que o bichinho se machuque. Uma solução eficaz é o feno. Sim, esse tipo de alimento precisa estar sempre disponível para o pet, pois vai auxiliar no desgaste dos seus dentes.

Outros itens utilizados para a saúde bucal do porquinho-da-Índia são brinquedos próprios para roer, específicos para a espécie, que são resistentes e feitos de materiais não tóxicos.

Acompanhamento veterinário é muito importante e indispensável!

roedor e veterinário
Realize visitas frequentes ao médico-veterinário, a saúde do seu amigo agradece!

Para manter a saúde do seu amigo sempre é bom seguir uma rotina frequente de visitas ao médico-veterinário, como também se enriquecer de informações sobre a saúde deles. A seguir, confira algumas das doenças mais comuns em porquinhos-da-Índia. 

Pododermatite

Essa doença de porquinho-da-Índia consiste em lesões nas patas causadas por pisos inadequados, como grades na gaiola ou falta de higiene. Por isso, mantenha sempre o substrato limpo e cobrindo todo o fundo do viveiro. Além disso, verifique diariamente se a cama do pet ou outros ambientes não estão molhados de urina.

Porquinho-da-Índia obeso

A obesidade se torna comum para porquinhos-da-Índia que não se exercitam diariamente. Para evitar a doença e outras enfermidades associadas, tenha uma gaiola grande horizontal para o animal correr, além de deixar diversos brinquedos à disposição.

Insuficiência da Vitamina C e escorbuto

A alimentação inadequada do roedor resulta na insuficiência de vitamina C. Essa espécie não possui a enzima gulonolactona-oxidase, responsável pela biossíntese do ácido ascórbico.

Por isso, o porquinho-da-Índia não sintetiza essa vitamina e precisa de suplementação. Vegetais, como salsa, repolho e espinafre, ajudam a evitar a condição, que deve ser acompanhada de perto por um médico-veterinário especializado.

Qual é o preço de um porquinho-da-Índia?

Agora você já sabe tudo sobre esse pet! Mas, antes de escolher o nome para o seu porquinho-da-Índia, é importante saber o preço desse pet. É normal encontrar uma grande diversidade de valores, mas fique atento para a procedência de sua criação. Prefira sempre criadores autorizados.

Antes de adquirir o seu pet, verifique sempre a permissão para criação por parte do vendedor. A criação irregular acarreta em maus-tratos e pode gerar animais com doenças hereditárias.

Gostou de saber mais sobre essa espécie de roedores? Mas, calma que tem mais! Confira esse vídeo exclusivo no nosso canal no YouTube. Dê o play!

Tudo para o seu porquinho-da-Índia

Na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para porquinho-da-Índia: variedade, qualidade em rações e acessórios específicos, tudo isso com os melhores preços e ótimas promoções. Aproveite!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Daniel disse:

    boa tarde, comprei dois porquinhos da Índia sábado e ontem enquanto brincava com eles percebi um machucado no corpinho de um deles e agora estou preocupado, o machucado está com casquinha ja porém não sei se devo levar pro veterinário ou não, gostaria de ajuda, irei mandar uma foto do machucado após

    • Cobasi disse:

      Olá, Daniel. Como vai? Infelizmente não podemos dar orientações médicas. Recomendamos que procure um veterinário especialista em animais exóticos.

  2. Luiz miguel freitas bezerra disse:

    Eu quero um porquinho da india

  3. Vitória disse:

    Olá, gostaria de saber se na loja de vocês vende porquinho da índia, pois estou interessada em comprar outro porquinho mais gostaria de saber o valor?

  4. Lane disse:

    Olá, BOA noite!
    Minha filha foi mordida por um porquinho da india, e na madrugada do mesmo dia ela sentiu febre….seráq tem alguma coisa a ver com a mordida? Preciso levar ela pra tomar algum tipo de vacina?

  5. Nelia disse:

    Ola meu porqúnho perdeu pelo no nariz o que faco

    • Cobasi disse:

      Olá, Nelia! Tudo bem?

      Para manter a saúde e bem-estar do seu amigo sempre é bom seguir uma rotina frequente de visitas ao médico-veterinário, como também se enriquecer de informações sobre a saúde deles. Portanto, recomendamos que leve o pet para uma avaliação profissional!

Deixe o seu comentário