Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Esquilo-da-mongólia: saiba tudo sobre como cuidar desse pet

Colaboração de Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
esquilo da mongólia

O Esquilo-da-Mongólia, também chamado de Gerbil ou Gerbo, é um pequeno roedor pertencente à família Muridae, a mesma dos ratos. Originário de regiões desérticas da Mongólia, no entanto, ele não é um esquilo. Sua aparência e seu manejo se parecem muito com o hamster.

Simpáticos e muito curiosos, estão entre os pequenos roedores domésticos mais interativos e de fácil manuseio. Eles adoram carinho e brincar, mas é necessário ter muito cuidado pois eles são muito frágeis. Nunca segure o Esquilo-da-Mongólia pela cauda, pois existe o risco de fratura.

Quer saber mais sobre este curioso animal? Conversamos com Claudio Soares, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi, e trazemos tudo sobre esse fantástico bichinho para você. Confira!

O que é o Esquilo-da-Mongólia?

gerbil-esquilo-da-mongolia-mao

Não é hamster, não é esquilo… o que é o Esquilo-da-Mongólia? O nome científico do Gerbo, ou Gerbil, é Meriones unguiculatus e pertence à subfamília Gerbillinae. Ela é composta por mais de 100 espécies e o esquilo Gerbil é apenas um nome popular.

Ele também faz parte da família dos Muridae, que é a maior entre os mamíferos. São eles: camundongos, ratazanas, gerbils, entre outros. Por fim, o nosso amiguinho peludo faz parte da ordem Rodentia, onde os roedores se encontram. 

Esquilo-da-mongólia: origem e história

O Esquilo-da-Mongólia é originário do deserto e semideserto da Mongólia e do nordeste da China. Esse pequeno roedor vive em ambientes áridos e isso reflete diretamente na forma de cuidado desse bichinho.

Qual o tamanho do esquilo-da-mongólia?

Pequenino, o esquilo-da-mongólia possui 15 centímetros já com o tamanho da cauda.

Quais as cores do Esquilo-da-Mongólia?

Você pode encontrar esse bichinho nas cores a seguir:

  • Esquilo-da-Mongólia preto;
  • Esquilo-da-Mongólia branco;
  • Esquilo-da-Mongólia caramelo;
  • Esquilo-da-Mongólia dourado.

Esquilo-da-mongólia: expectativa de vida

A expectativa de vida do esquilo-da-mongólia é entre 3 e 4 anos, sendo cuidado de forma adequada. Que vamos falar logo a seguir, sobre esses cuidados.

Esquilo-da-mongólia: como cuidar

Os cuidados com os pequenos roedores domésticos normalmente estão ligados ao desenvolvimento e à manutenção do seu habitat, ou seja, da sua gaiola. Eles também refletem na alimentação e na hidratação.

Além de serem muito amigáveis e fofos, o esquilo-da-mongólia são animais considerados fáceis de cuidar. Então, para te ajudar em tudo o que é essencial para garantir a saúde e bem-estar do seu pet, preparamos algumas dicas especiais sobre como cuidar de um esquilo-da-mongólia.

O que come o esquilo-da-mongólia?

Como mencionamos, esses pequenos roedores são originários de regiões desérticas e, por isso, estão acostumados com a escassez de água e também de comida. Porém, isso não quer dizer que não devam ser cuidados!

Troque a água diariamente e higienize o bebedouro. O potinho de comida também deve ser limpo todos os dias e a ração para roedores é reposta na quantidade indicada por seu médico-veterinário. Seu Esquilo-da-Mongólia pode comer maçã sem semente, alguns vegetais e frutas. Sempre com a orientação de um especialista!

Gaiola para Esquilo-da-mongólia

gaiola para esquilo-da-mongolia

A gaiola para Esquilo-da-Mongólia é o lar desse pequeno roedor. Ela deve ser espaçosa, pois eles adoram brincar e viver em grupos. Só tenha cuidado para não misturar machos com fêmeas e acabar com ninhadas indesejadas.

Agitados, esses pets precisam de diversão! Por isso, a gaiola deve ser repleta de brinquedos, rodinha para exercício e túneis. Eles também são sociáveis e gostam de interagir com seus tutores. Só tenha cuidado, pois são muito frágeis e se machucam com facilidade. Por isso, não são pets indicados para crianças pequenas.

Além de muita distração, a gaiola do Esquilo-da-Mongólia também é o lugar em que ele descansa e se alimenta. Por isso, deve ter uma caminha confortável, comedouro e bebedouro.

Confira a lista de itens que você precisará para montar a gaiola do seu Gerbil:

Esquilo-da-mongólia: cuidados com a higiene e doenças

Entre as doenças mais comuns dos Esquilo-da-Mongólia estão: constipação, fungos, infecção nos olhos, crescimento exagerado dos dentes e tumores.

Com exceção dos tumores, todas elas estão ligadas ao manejo inadequado. Para evitar fungos e infecção ocular, é importante nunca dar banho com água ou molhar o seu pet. Além disso, manter a gaiola sempre limpa higienizando os itens e trocando o substrato semanalmente.

Os dentes desse pequeno roedor não param de crescer nunca e, por isso, devem ser desgastados. Oferecer brinquedos é a melhor forma de fazer com que o tamanho seja controlado.

O granulado higiênico é a peça-chave para a limpeza e saúde do seu bichinho. O produto é usado como forração da gaiola e não deixa o rato da Mongólia em contato com as fezes e a urina.

Se você tem dúvidas se pode dar banho no esquilo-da-mongólia? Apesar de serem bichinhos muito higiênicos, esses pequenos roedores tomam banhos sozinhos com saliva, muito parecido com o banho de gato.

Como a umidade é muito perigosa para a saúde do roedor, podendo causar problemas sérios de saúde como pneumonia, o esquilo-da-mongólia não deve tomar banho com água. Para colaborar com a limpeza desse pequenino, basta trocar o substrato da gaiola sempre que necessário e fazer a higienização completa uma vez por semana.

Nunca use produtos de limpeza, pois podem fazer mal ao seu ratinho. Prefira sabão de coco e água. Lembre-se sempre de secar muito bem a gaiola antes de colocar seu Gerbil de volta. Essa ação é fundamental para garantir conforto do animal no seu habitat e protegê-lo de possíveis ameaças à sua saúde.

Esquilo-da-Mongólia: comportamento e manuseio

esquilo-da-mongolia

Esse roedor é frágil e pode se machucar facilmente. Portanto, não é um pet indicado para crianças pequenas. Além disso, o esquilo-da-mongólia pode morder quando se sente ameaçado.

Um pet dócil com humanos e também com outros Esquilos-da-Mongólia. “Convivem bem em colônias, mas tenham muito cuidado com formações de casais. Eles são extremamente prolíficos”, alerta Claudio Soares, biólogo da Educação Corporativa da Cobasi.

Porém, se for criar mais de um é bom ter cuidado para evitar ninhadas indesejadas. Nosso especialista ensina como descobrir se o seu gerbo ou esquilo gerbil é fêmea ou macho: “pode-se distinguir o macho da fêmea através da distância entre os orifícios ânus e vulva. Na fêmea os orifícios são próximos, enquanto no macho os orifícios são distantes. Também é possível distinguir visualizando os testículos do macho”.

Qual o valor de um esquilo-da-mongólia?

O preço do Esquilo-da-Mongólia pode variar entre R$20 e R$40. Só adquira o seu pet com criadores e vendedores autorizados. Essa é a única forma de garantir que ele está saudável.

Pronto, agora você sabe como cuidar do esquilo-da-mongólia. Na Cobasi tem tudo o que é essencial para o bem-estar, saúde, alimentação e outros cuidados desse pequenino, e o melhor, com preços especiais. Visite nosso pet shop online ou vá até uma das nossas lojas físicas. 

Claudio Soares | Biólogo especialista em Neurociência
Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Aparecido disse:

    Tem algum pra vender?

  2. Nina D’Aguiar disse:

    Boa tarde, possui algum a venda ?

  3. eduardo disse:

    em qual loja da cobasi encontro para comprar?

  4. Nayane Queiroz Marrocos de Aragão disse:

    Olá. Estou precisando de ajuda.

    Um dos nossos esquilos está com problema no ouvido. Uma membrana escura… Será que o ouvido “estourou”?

    Alguém pode me ajudar?

  5. Terezinhada Conceição Marques disse:

    Oiiii tudo bem, eu adorei esse site pq ele tem muita coisa interessante e incrível coisas de animais eu amo esse site, vcs ajudaram mt eu!! PARABÉNS por ter uma criatividade infinita! Parabéns mesmo adoreeeeiii d+++++ bjs tchaauu se cuidem❤

  6. LUcelia Vasconcellos disse:

    Por que o s esquilos de Mongólia fica mordendo o ferro da gaiola deles …

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Não é possível analisar apenas esse comportamento isolado, é necessário observar sua frequência e outros sintomas atrelados. Observe tudo isso, converse com um especialista e faça o enriquecimento ambiental para o seu pet.

Deixe o seu comentário