Hamster Chinês: pequenino e dócil

Compartilhar:


Hamster Chinês no fundo branco

O Hamster Chinês é um animal que cabe na palma da sua mão e esbanja fofura por aí. Muito curioso e dócil, esse pequeno roedor faz parte da lista de pets mais fofos.  O Hamster da China surgiu nos desertos do país que o nomeia e é um dos animais de estimação mais difundidos em vários países, mas saiba que a espécie não é comercializada no Brasil.

Conheça mais sobre este pet e todos os cuidados com este bichinho.

Tamanho e características

O Hamster Chinês está entre os menores roedores domésticos. Para efeito de comparação, o Hamster Sírio, um dos pets de estimação mais comuns nos lares brasileiros, tem mais do que o dobro do tamanho dele.  O Chinês mede em torno de 6 centímetros e seu peso varia entre 50 e 70 gramas. Uma fofura em miniatura!

Esse pequeno roedor tem o corpinho comprido e fino. Sua cauda chega aos 3 centímetros de comprimento. Tudo é miniatura nele! Os olhos escuros se destacam na pelagem que costuma ser tricolor: marrom, cinza e branca.

Hamster Chinês filhote

Enquanto os adultos são peludinhos, o filhote de Hamster Chinês nasce sem pelos, não enxerga e nem ouve, mas ainda assim é lindo!

É importante que durante os 20 primeiros dias de vida desses ratinhos, apenas a mãe cuide e tenha contato com eles. Por serem frágeis, é melhor evitar o contato. A expectativa de vida deste roedor é de dois anos e meio.

Se você não quiser um montão de ninhadas, nunca deixe machos e fêmeas juntos. Eles se reproduzem em uma velocidade enorme!

Hamster Chinês: gaiola

Menina com Hamster Chinês

Esse roedor não exige muitos cuidados e eles estão basicamente ligados à manutenção da gaiola para Hamster Chinês. Para oferecer uma vida confortável e aconchegante para o seu roedor, escolha uma gaiola com espaço suficiente para uma toca, comedouros e bebedouro, além de muitos brinquedos, pois eles adoram.

A toca é fundamental para o pet descansar sem barulho e luzes. Já os brinquedos são importantes, pois distraem o ratinho e ajudam a gastar energia. Lembre-se que esses são pets que não passeiam na rua e são muito frágeis para interação intensa com seus tutores. Os brinquedos de madeira, ajudam a enriquecer o ambiente e deixar a vida deles muito melhor.

Uma casinha de Hamster não está completa sem uma rodinha de exercícios. Esses pets são cheios de energia e o item é essencial.

A higienização da gaiola é uma das melhores formas de cuidar da saúde desses pequeninos. O substrato onde o Hamster Chinês faz as suas necessidades deve ser trocado totalmente uma vez por semana e limpo diariamente. Além disso, troque a água e limpe o comedouro todos os dias.

Por falar em comedouro, o potinho deve estar sempre cheio com ração para roedores de qualidade, além de mistura de sementes especiais para hamster. A quantidade ideal de comida para o seu amigo é de 7 a 12 gramas por dia. Verifique sempre a embalagem do alimento, pois as porções podem variar.

Por fim, para um Hamster Chinês nem cuidado, leve-o ao veterinário para consultas periódicas ou quando ele apresentar qualquer mudança comportamental ou física. É comum que os animais mudem o comportamento quando estão doentes.

Precisa dar banho no Hamster

Não! Estes roedores costumam se limpar com a saliva, por isso o banho é dispensável. Inclusive eles passam 80% do seu tempo se lambendo, mas a atenção com a limpeza da casinha de Hamster é constante para que ele esteja livre de doenças e viva bem. É melhor evitar o contato com a água, pois ao ficar com os pelos molhados ele pode adoecer ou ter fungos na pele.

A relação de um tutor com seu Hamster é divertida e prazerosa. Basta seguir os cuidados e dar atenção ao seu roedor que com certeza estará feliz e satisfeito.

Comprar Hamster Chinês

Se você se encantou por esses pequenos roedores e quer saber quanto custa um Hamster Chinês, a notícia não é muito boa. O Hamster Chinês não é comercializado no Brasil. No entanto, algumas espécies são muito parecidas com ele, à exemplo do Hamster Anão Russo. As maiores diferenças entre esses dois dentucinhos são:

  • O Hamster Chinês é um pouco maior do que o Anão Russo;
  • O Hamster Anão Russo possui uma cauda muito pequena, que muitas vezes nem aparece. Já o rabinho do Hamster Chinês alcança os 3 centímetros;
  • O focinho do Chinês é um pouco mais alongado do que o do Anão Russo.

Apesar das diferenças, eles são muito parecidos!

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre roedores:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário