Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual é o pássaro preto?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Qual é o pássaro preto?

Uma das aves mais bonitas a cruzar o céu do Brasil é o pássaro preto, também conhecido como graúna, melro, chupim ou cupido, dependendo da região do país. Na verdade, essa ave não existe apenas no nosso país, mas também pode ser encontrada na Bolívia, Peru, Argentina e Uruguai.

O nome científico do pássaro preto é Gnorimopsar chopi, que significa algo como “a notável ave que se parece com um estorninho”. O estorninho é um pássaro nativo do continente europeu que, por também ser coberto por penas pretas, serviu como referência para a denominação do pássaro preto encontrado por aqui.

Alimentação, reprodução e hábitos do pássaro preto

Alimentação, reprodução e hábitos do pássaro preto

O pássaro preto é uma ave onívora, ou seja, come sementes, insetos e frutos com a mesma voracidade. A partir dos 18 meses de idade, já são considerados sexualmente maduros e podem acasalar, o que geralmente acontece no finalzinho da primavera.

Os lugares favoritos para construir os ninhos são os espaços ocos dentro dos troncos de árvore, como nas palmeiras e nos coqueiros, mas também é possível encontrar ninhos de pássaro preto em espaços terrestres, como buraquinhos encontrados em barrancos ou antigos cupinzeiros.

A fêmea é capaz de colocar ovos de duas a três vezes por ano, sendo que a cada vez é possível encontrar três ou quatro ovos. Os filhotinhos nascem aproximadamente 14 dias depois da postura dos ovos, e permanecem até o 18º dia de vida dentro do ninho, sendo cuidados tanto pela mãe quanto pelo pai. A partir daí, já são capazes de deixar o ninho e se virar sozinhos.

A criação de pássaro preto

A criação do pássaro preto

Assim como acontece com qualquer outro animal silvestre aqui no Brasil, a comercialização e criação de pássaros pretos só pode ser feita com a autorização do Ibama, por estabelecimentos certificados e que garantam a procedência dos animais.

Se você deseja ter um pássaro preto em casa, deve procurar por um desses locais e verificar se toda a documentação está correta antes de fazer a compra, pois só assim não estará contribuindo com o tráfico de animais silvestres.

Os pássaros pretos podem ser criados em viveiros, desde que sejam bem amplos e  arborizados. Não deixe de providenciar alguns itens como folhas de palmeira, capim, pequenos galhos e estopa para que as aves possam deixar o viveiro do seu jeitinho.

A alimentação pode ser feita com base em uma ração balanceada própria, oferecendo também frutas, legumes e verduras em dias alternados. Para ter certeza de que está oferecendo a quantidade certa de alimento, não deixe de fazer consultas regulares com o médico veterinário.

Outros cuidados com o pássaro preto criado em cativeiro são os mesmos que recomendamos para todos os demais: limpeza diária do bebedouro e comedouro, manutenção e higiene do viveiro para eliminar restos de alimento que podem apodrecer e apresentar risco para o animal, e escolha do local para o viveiro de acordo com a incidência de luz solar e correntes de vento.

Quer continuar sua leitura? Confira mais alguns artigos que separamos para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Paulo Sergio Goncalves de Carvalho disse:

    Qual a quantidade de pimenta malagueta que posso dar por semana ao passaro preto ?????

    • Cobasi disse:

      Olá, Paulo! tudo bem?
      A alimentação pode ser feita com base em uma ração balanceada própria, oferecendo também frutas, legumes e verduras em dias alternados. Para ter certeza de que está oferecendo a quantidade e o alimento certo, não deixe de fazer consultas regulares com o médico-veterinário.

Deixe o seu comentário