Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça os principais roedores brasileiros

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
roedores brasileiros

Quando falamos de roedores, logo associamos a coelhos, hamsters e porquinhos da índia. Mas a família dos roedores brasileiros, vai muito além desses animais. 

Conhecido por Rodentia, a família dos roedores é dividida em 30, além de contar com mais de 2 mil espécies, sendo conhecida como a ordem mais numerosa dos mamíferos. Mas calma, nem todos eles são brasileiros. 

Por isso, hoje selecionamos as principais espécies de roedores brasileiros para você conhecer.

Conheça os roedores brasileiros

No Brasil, contamos com pelo menos seis famílias de roedores brasileiros. Alguns deles, como é o caso das Capivaras, já são bem famosos, se tornando mascotes de algumas cidades. 

Conheça as famílias de roedores brasileiros e quais espécies a compõe:

Sciuridae:

A família Sciuridae é composta por caxinguelês, conhecidos como esquilo brasileiro ou serelepe. 

É uma espécie de esquilo florestal, que mede cerca de 20 cm e costuma viver sozinho ou em pares. Esses esquilos são muito encontrados nas copas altas das árvores, gostam de entrar nos ocos das árvores, onde se reproduzem, guardam os filhotes e fazem estoques de comida. 

Se alimentam à base de sementes, frutas e coqueiros de palmeiras. Eventualmente a espécie pode consumir larvas de insetos ou brotos de árvores. 

Dasyproctidae:

A família Dasyproctidae é composta pelas cutias. No Brasil, existem cerca de 9 espécies deste animal, que costuma medir entre 50 e 65 cm. 

As cutias são muito encontradas nas regiões de florestas úmidas, elas são herbívoras, se alimentando de frutas, vegetais e hortaliças, tubérculos, grãos e sementes.  

Com expectativa de vida de 20 anos, desenvolvem maturidade sexual para reprodução a partir dos 10 meses e costumam viver em ninhos forrados com folhas, raízes e cabelos

Cuniculidae:

Cuniculidae é o nome da família composta pelas pacas, um animal que pode medir cerca de 70 cm e pesar até 10 kg. 

A paca é conhecida por ser o maior roedor do Brasil, perdendo apenas para as capivaras. Elas se alimentam de frutas, raízes e vegetais.

Erethizontidae:

A família Erethizontidae, dos porcos-espinhos e ouriços. São animais muito simpáticos e que fazem sucesso pela sua carinha fofa. 

Esses animais são muito encontrados nas regiões de florestas tropicais e se alimentam de vegetais. Gostam de comer as camadas das cascas das árvores, suas raízes e frutas.

Costumam ser animais solitários, produzindo apenas um filhote por ninhada e quando pequenos, possuem os cabelos vermelhos e pequenos espinhos.

Caviidae:

Caviidae é o nome da família de um dos roedores mais famosos do Brasil, a capivara. Símbolo da cidade de Curitiba e muito conhecida por transitar na região dos rios Tietê e Pinheiros, em São Paulo, este animal é muito encontrado em toda região do Brasil. Especialmente ao redor de lagos e riachos.

Elas podem medir entre 60 cm a 1 metro e pesar até 100 kg. São animais herbívoros, costumam pastar a partir do entardecer. Se alimentam de grama e plantas aquáticas, podendo comer até 5 kg de comida por dia. 

tipos de roedores brasileiros

Muridae:

Muridae nada mais é do que o nome da família dos ratos e camundongos. Outra espécie muito famosa por habitar quase todas as regiões do mundo. 

Além de se reproduzirem com facilidade, os camundongos podem sobreviver tanto na mata quanto nas grandes cidades. Eles são muito gulosos e podem se alimentar de qualquer coisa que ver pela frente, especialmente de frutas, legumes e grãos. 

Algumas espécies podem viver em locais inadequados, sujos, como valas ou esgotos e podem transmitir doenças para as pessoas e animais domésticos. 

No entanto, esses animais também podem ser ótimos pets de estimação, são muito carinhosos e se adaptam com facilidade, podendo viver dentro de gaiolas. 

Agora que já sabemos que roedores vão muito além de coelhos, hamsters e porquinhos da índia. Vamos ver algumas curiosidades sobre esses fofinhos!

Agora que você já conheceu os principais roedores brasileiros, acesse nosso blog e leia mais dicas sobre esses animais:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário