Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cavalo dorme em pé? Descubra aqui!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cavalo dorme em pé? Descubra aqui!

Os cavalos e os seres humanos sempre tiveram uma relação muito próxima, desde a Antiguidade. E, ainda assim, esses animais têm algumas características que são bastante curiosas para nós. Quem tem mais proximidade com esse equino, já reparou, por exemplo, que cavalo dorme em pé. Interessante, não? Aqui, vamos explicar o porquê e trazer mais alguns fatos peculiares!

Afinal, cavalo dorme em pé?

Sim! Mesmo depois de um longo e cansativo dia de trabalho, os cavalos são capazes de dormir tranquilamente de pé, sem a preocupação de cair. 

Essa capacidade é uma característica selecionada no processo evolutivo dos equinos e funciona como um ótimo recurso de defesa. Isso porque os cavalos precisam se manter sempre alerta, procurando estar preparados para um possível ataque de predadores. 

Mas como é possível os cavalos conseguirem dormir de pé e sem perder o equilíbrio? Bem, essa capacidade se deve à anatomia dos equinos. As patas dos cavalos têm pouco músculo, e seus ligamentos são bastante reforçados. Isso garante que as articulações fiquem fixas e não se dobrem enquanto o animal está adormecido.

Além disso, o corpo do cavalo é muito pesado e a coluna é muito rígida. Esses fatores dificultam que ele se levante rapidamente. Então, dormir deitado o deixaria em uma posição de extrema vulnerabilidade. Por isso, a melhor estratégia para esse animal é dormir em pé, fazendo com que seja mais rápido fugir, caso necessário.

Os cavalos, entretanto, também podem dormir deitados, mas só têm o costume de fazer isso quando realmente se sentem seguros. Ainda, de preferência, na companhia de outros equinos, em um local em que tenha a certeza de que não há perigo ou predadores.

Mais características sobre o sono dos cavalos

Cavalo dorme em pé? Descubra aqui!

Acontece que dormir de pé não é a única coisa peculiar a respeito do descanso dos equinos. Na verdade, é fato dizer que eles mal dormem. Esses animais são muito conhecidos por conseguirem sobreviver com poucas horas de sono.

Assim como os seres humanos, os cavalos possuem duas fases de sono: a REM, também conhecida como “sono profundo”, e o sono paradoxal. Porém, o que difere os equinos de nós é a quantidade de horas necessárias em cada fase.

Os equinos precisam de pouquíssimo sono REM: cerca de 2 a 3 minutos por dia já é suficiente. E é nessa fase, inclusive, que eles precisam relaxar todos os músculos para realmente descansar. Ou seja, a necessidade de um cavalo dormir deitado é de poucos minutos – o que contribui muito para o fato de eles se sentirem vulneráveis nessa posição.

De resto, os cavalos dormem na fase de sono paradoxal, ou seja, é um estado de sono leve. Sendo assim, eles adormecem por pouco tempo, cerca de 10 minutos, de uma maneira que consigam sempre se manter alerta. E eles seguem esse ritmo de forma fracionada, ou seja, dormem por dez minutinhos e depois acordam. Após algumas horas, eles fazem isso novamente, e depois, de novo.

De pouco em pouco, o ciclo de sono do cavalo está completo. No total, é um animal que pode dormir até três horas por dia, e isso é mais que suficiente para eles. Impressionante, não?

Para garantir mais conforto ao seu cavalo, alguns produtos são capazes de auxiliar no relaxamento de músculos e tendões de equinos. Acesse o site da Cobasi para conferir!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Leila Faria Lopes disse:

    Amei, já tive cavalos e são apaixonantes.
    Instrutivo e interessante para todos.

Deixe o seu comentário