Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Aranha-armadeira: origem, características, veneno e muito mais

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Aranha-armadeira

No mundo, existem mais de 48.000 espécies de aranhas, das quais mais de 4.500 são registradas no Brasil. Entre as mais conhecidas está a aranha-armadeira, com um dos venenos mais letais do mundo animal. Saiba mais!

Tudo sobre aranha-armadeira

Apesar da nomenclatura aranha-armadeira ser dada popularmente para se referir ao grupo de aranhas do gênero Phoneutria, o seu nome também é devido a sua estratégia de ataque e defesa.

É armadeira pois consegue “armar” as pernas traseiras e elevar as da frente quando se sente ameaçada. Além disso, esse animal também é conhecido como aranha-de-bananeira, por ser comum encontrá-lo em cachos de bananas durante a colheita. 

São oito espécies dessa família que vivem na América Central e América do Sul. Geralmente, pode-se encontrar esses animais em palmeiras, bromélias e no meio de folhagens, como também em espaços urbanos, com entulhos e terrenos baldios.

As principais espécies de aranhas-armadeiras são:

  • Brasil – P. nigriventer;
  • Brasil (Região amazônica) – P. fera, P. reidyi;
  • Brasil, Uruguai e norte da Argentina – P. keyserlingi;
  • Bolívia – P. boliviensis;
  • Colômbia – P. colombiana.

Características da aranha-armadeira

aranha-armadeira em árvore
Aranha-armadeira é uma espécie de aracnídeo do gênero Phoneutria.

Saiba mais sobre as principais características dessa aranha. Confira!

Coloração

Algumas espécies têm a cor predominante marrom-acinzentada, com pontos mais claros em seu abdômen. Porém, fica o alerta: a olho nu é muito difícil identificar se realmente é a aranha-armadeira, isso porque as cores variam de acordo com a espécie, ou seja, não há um padrão.

Tamanho

O tamanho corporal é de aproximadamente 4 cm. Porém, quando adultas, contando com as patas, podem chegar até 17 centímetros e variam de 17 a 48 milímetros de comprimento. 

Hábitos alimentares

Com habilidades noturnas e muito ágeis, as aranhas-armadeiras são ótimas caçadoras se alimentando de pequenos vertebrados, como baratas, gafanhotos, grilos, ratos, lagartixas, pequenos répteis, anfíbios e outras aranhas. 

Reprodução

As armadeiras são ovíparas. As fêmeas podem chegar a expelir até mil ovos no seu período de reprodução que acontece entre os meses de março e abril. Como as fêmeas são maiores que os machos, são elas que realizam a “dança do acasalamento” para realizar a cópula.

aranha-armadeira
As armadeiras são responsáveis por uma boa porcentagem dos acidentes com artrópodes peçonhentos no Brasil.

Aranha-armadeira é venenosa? 

Estamos falando de uma das aranhas com veneno mais poderoso do mundo, que inclusive pode provocar diversas complicações e efeitos graves em humanos, em alguns casos chega a ser letal.

O veneno das armadeiras é neurotóxico, composto por:

  • polipéptidos (aminoácidos);
  • histamina (vasodilatador);
  • serotonina (neurotransmissor).

Além de causar muita dor, inchaço e vermelhidão na pele, o veneno da aranha-armadeira pode provocar:

  • dormência, queimação e coceira no local próximo à picada;
  • sudores (condição que causa transpiração em excesso);
  • contração muscular involuntária;
  • visão turva;
  • vômitos;
  • palidez;
  • taquicardia;
  • aumento da pressão arterial;
  • arritmia.

O que fazer em caso de picada de aranha-armadeira?

Após a picada da aranha-armadeira o veneno costuma agir rápido. Portanto, não hesite em procurar ajuda médica em caso de acidente. Como é um veneno poderoso, o tratamento precisa ser imediato. O uso de anestésicos e a aplicação do soro antiaracnídico são alternativas eficazes para neutralizar o veneno. 

aranha-de-bananeira
Normalmente, a aranha-armadeira são encontradas em bananeiras, folhagens, pedras empilhadas e no interior de residências.

No Brasil, o soro antiaracnídico produzido pelo Instituto Butantan é uma solução para o tratamento de veneno de aranhas, sendo indicada para ser um antídoto contra o veneno de aranha-marrom (Loxosceles e Phoneutria) e escorpiões do gênero Tityus. 

Aranhas-armadeiras: como evitar acidentes

Sabemos como a aranha-armadeira é perigosa, por isso é preciso ter muita atenção para evitar que esse tipo de incidente aconteça e algumas medidas podem ajudar, como:

  • Não deixe acumular lixo e entulho na sua residência, pois é um dos lugares onde essa espécie gosta de ficar. 
  • Se for cuidar do seu jardim, sempre use os acessórios ideias para realizar a atividade, como calçados e luvas.
  • Antes de colocar calçados e roupas examine para ver se não tem nenhum animal dentro.
  • Cuidado se for manusear troncos de árvores, pedras, ao colocar a mão em buracos ou ao entrar em um terreno baldio. 
Phoneutria

Agora você conhece mais sobre a aranha-armadeira e suas principais características. Então, atenção redobrada para evitar acidentes, principalmente se a sua casa tem animais de estimação e crianças. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Carlos disse:

    Foi muito eficaz que achei uma destas filhote em casa e descobri q são muito perigosas mas a filhote esta aqui estou a fazendo de pet alimentando certo

    • Cobasi disse:

      Olá, Carlos! tudo bem?
      Estamos falando de uma das aranhas com veneno mais poderoso do mundo, que inclusive pode provocar diversas complicações e efeitos graves em humanos, em alguns casos chega a ser letal. Não recomendamos que continue tendo-a como animal de estimação.

Deixe o seu comentário